Nos últimos anos, a maneira como os negócios são conduzidos no mercado mudou consideravelmente. Com as empresas altamente virtualizadas, as demandas para desenvolvimento de softwares e novas tecnologias, como o Big Data, cresceram rapidamente.

Com isso, muitas circunstâncias surgiram para que a contratação de uma consultoria de TI fosse o melhor caminho a ser seguido por gestores e diretores.

Optar por esse julgamento traz diversos benefícios para uma instituição e é muito difícil os responsáveis não entenderem essa atitude como um bom negócio. Vamos ver 5 motivos para você contratar uma consultoria de TI já no próximo projeto que deseja realizar.

1. Redução de custo

Ao contrário do que muitos mitos costumam propagar, terceirizar processos de TI não eleva os custos financeiros.

Quando uma empresa entra em acordo com uma consultoria, ela não é mais responsável por cumprir as obrigações trabalhistas com os colaboradores dos projetos. O valor pago será aquele definido em contrato.

Quando comparados com os gastos de manter uma equipe de profissionais competentes, é visível a economia que acontece ao deixar esse encargo para uma consultoria.

2. Melhoria na agilidade

As metodologias ágeis trouxeram uma nova forma de se agregar valor às empresas, com entregas constantes de produtos que vão evoluindo conforme a necessidade do negócio. Quando se trabalha com uma consultoria, problemas com burocracia e procrastinação são mitigados continuamente.

O comprometimento mútuo com a alta produtividade da equipe e com os prazos das tarefas é extremamente importante, assim como a troca de conhecimento entre ambas as partes.

Isso aumenta gradativamente o conhecimento técnico e do negócio do time e, consequentemente, melhora a agilidade do trabalho.

3. Aumento da segurança

A acessibilidade e a segurança dos artefatos pertencentes à empresa é uma das prioridades de uma consultoria. Com esse mindset, os dois lados se beneficiam, pois assim os retrabalhos são evitados

A validação rigorosa do resultado das tarefas, assim como cuidar do versionamento das entregas com ferramentas conhecidas do mercado, são boas práticas que toda consultoria utiliza para garantir a integridade dos projetos.

4. Uso de tecnologia de ponta

As consultorias sempre buscam utilizar as tecnologias mais recentes e capazes do mercado. Isso se deve à forte concorrência e à necessidade de se destacar para atrair e manter clientes.

Um cuidado a se tomar é atestar que o serviço oferecido será o prometido sempre, sem quedas de qualidade. Contudo, é seguro afirmar que contratar uma empresa especializada trará o que há de melhor no mercado para uma empresa.

5. Especialização dos profissionais

A grande diferenciação que faz com que os benefícios citados sejam alcançados é a competência e especialização dos profissionais de consultoria.

Eles são focados em lapidar, ao máximo, seu conhecimento nas ferramentas em que trabalham para se tornarem referências de mercado. Com esse perfil de profissional atuando nos interesses empresariais, alcançar seus objetivos se torna muito mais tangível.

Com os processos da área de tecnologia ganhando altos níveis de complexidade, não costuma ser recompensador para uma empresa de outro segmento enfrentar esse desafio, já que a tecnologia não é o core do seu negócio.

Ter uma consultoria de TI como parceira garantirá muitas vantagens e muito menos cenários problemáticos para seus gestores, deixando-os livres para cuidar da visão de futuro e do planejamento estratégico da empresa.

Gostou de conhecer os benefícios de contratar uma consultoria de TI para sua empresa? Então, assine nossa newsletter para ficar por dentro de muitos outros assuntos do universo da tecnologia.