Todos os dias, administradores em diversas partes do mundo precisam fazer escolhas que impactarão na vida de funcionário ou de toda a cadeia produtiva de uma empresa. Por isso, é de extrema importância a análise da informação sobre os fatores envolvidos em uma tomada de decisão.
Ainda hoje, muitas pessoas apostam no “feeling” e na experiência adquirida durante a carreira. Mas apesar de muito útil em diversos casos, a intuição ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e agilidade!
Essas soluções tecnológicas estão criando uma nova forma de gerenciar pequenos, médios e grandes empreendimentos. Informações precisas obtidas em tempo real aumentam o sucesso de investimentos e dos lucros. Se você quer saber mais sobre como a análise de informações pode impactar o seu negócio, leia o nosso texto de hoje!
Feeling vs tecnologia: quem vence?
Não podemos negar que a intuição desempenha um papel fundamental em nossas vidas. Por diversas vezes, o sentimento de que um projeto representa uma boa oportunidade de negócios nos leva a ter ganhos que uma escolha mais racional não proporcionaria.
No entanto, a tomada de decisões envolve grandes riscos e, cada vez mais, deve ser feita de maneira analítica. Assim, ao executar um projeto focado em números, dados e registros financeiros atualizados, um administrador poderá executar o seu trabalho com mais segurança, ficando imune de problemas muito divergentes com a realidade da situação, por exemplo. Quando um profissional prioriza o que vem de uma planilha e não da mente, ele consequentemente reduz a taxa de erros durante a tomada de decisões.
A execução de uma abordagem mais analítica, baseada na análise de informações, pode ser feita por meio de diversos softwares de gestão. Sistemas de ERP e que trabalham com business intelligence tornam mais prática a verificação de registros. Com isso, administradores ganham uma verdadeira “mina de ouro” administrativa, com o perfil de clientes, o posicionamento de produtos no mercado e o relacionamento com clientes.
Quanto maior a penetração da análise de dados na vida corporativa, melhores serão os indicadores de desempenho utilizados. Eles serão um reflexo do maior comprometimento de uma equipe, na medida em que busca por resultados com informações apuradas e com o auxílio da tecnologia da informação.
Verificações rigorosas e lucros altos
Em época de dinamismo no fluxo de informações, dispor de dados precisos na hora certa com certeza aumenta a competitividade de qualquer empresa. Mesmo em pequenos negócios, o uso de dados incorretos durante um projeto pode prejudicar a sobrevivência da companhia. Isso fez com que a tecnologia tenha ganhado espaço no dia a dia das corporações.
As novas soluções de TI garantem que líderes empresariais façam a correta tomada de decisões. Como a análise da informação de um negócio sempre será feita com base em registros e índices acurados, a taxa de erro será menor. Obviamente, em um mercado como o brasileiro, esse fator pode ser a chave para o sucesso e o ganho de market share consistente!
E na sua empresa, como é feita a análise da informação para o início de um novo projeto? Compartilhe conosco!
Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.
Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.
Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
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