As informações estão por todo o lado e, antigamente, a falta delas já foi um grande problema. No entanto, hoje, com o desenvolvimento da TI – Tecnologia de informação, o excesso de dados transformou-se em dor de cabeça (inclusive para pequenas empresas).

As fontes são inúmeras: internet, CRM – Customer Relationship Management, ERP – Enterprise Resource Planning, planilhas de Excel, softwares financeiros, dados do marketing e muitos outros. O fato é que desde sempre dependemos das informações para tomada de decisões. Mas muitas vezes se torna difícil determinar aquelas que são realmente relevantes.

No post de hoje, entenda como o Business Intelligence pode te ajudar na tomada de decisões.

Qual informação é relevante?

Os dados foram se multiplicando, a tecnologia foi elevada a potência e as informações tornaram-se tão disponíveis que a tomada de decisão tornou-se muito mais difícil. Passar do papel para o digital trouxe enormes facilidades, mas também aumentou drasticamente a quantidade de dados, dificultando a análise.

Nos anos 80, as maravilhas de uma planilha Excel tornaram-se evidentes, mas a importância da profunda análise dos dados cadastrados ainda não havia sido plenamente revelada. No entanto, rapidamente descobriu-se que um grande volume de dados não significava conhecimento. Para uma boa tomada de decisões, era fundamental entender a relação entre estas informações.

Muitos outros cálculos provam a importância das comparações e fornecem também uma visão ampla e sistemática das informações. A relação entre os dados passou a ser a chave da produtividade nos negócios, e assim, se iniciava a era do comércio com precisão cirúrgica.

Relacionamento virtual

O novo século trouxe o mundo para a ponta dos dedos. Os novos meios de comunicação, principalmente a internet, revolucionaram a interação social. Mensagens pelo celular, emails, redes sociais, blogs e outros derivados da rede permitiram uma maior aproximação entre todos — o cliente não está mais fisicamente em torno da área de atuação da empresa, sua presença, embora virtual, é bem mais forte.

O problema agora é gerenciar todos estes dados de clientes em potencial. Como responder a esta demanda sem se tornar impessoal ou irrelevante? Como escolher os indicadores corretos e a fatias de mercado que realmente interessam? Como tomar uma decisão apoiada por dados relevantes?

Tornou-se evidente que a quantidade de contatos e de informações é enorme. Cada meio virtual de interação precisa de filtros automatizáveis, facilidade de visualização e grande capacidade de análise das respostas. São milhões de dados circulando na nuvem e que precisam ser devidamente agrupados. Para isso, surgiu a figura do Cientista de dados.

Business Intelligence

Só recolher dados não é mais suficiente, é preciso ir além. Esta necessidade criou um novo conceito de produtos e serviços indispensáveis para o relacionamento comercial: analisar e selecionar os dados do negócio, classificar sua importância, suas causas e consequências.

As informações bem utilizadas revelaram uma maneira de estar bem próximo dos desejos dos clientes externos e internos. O conceito de BI – Business Intelligence é uma combinação de ferramentas, pessoas, processos e tecnologias que buscam entender os clientes de uma empresa. O Business Intelligence organiza as informações e faz o tratamento da base de dados com o objetivo de melhorar a tomada de decisões estratégicas nos negócios.

Resumindo: é fundamental ter acesso imediato às informações estratégicas das empresas para auxiliar a tomada de decisões, e o Business Intelligence faz isso por você.

Quer saber mais como o BI vai ajudar nos negócios? Deixe sua dúvida ou pergunta nos comentários!

Agora que você já sabe como o Business Intelligence pode ajudá-lo na tomada de decisões, veja de maneira prática como a Alemanha o usou para ganhar o jogo da Copa.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.