Perde muito tempo produzindo relatórios e procurando por informações úteis sobre o seu mercado de atuação? Está em busca de conhecimento e deseja encontrar soluções que possam realmente ajudá-lo no dia a dia?

Não há como negar que estar por dentro do que os concorrentes andam fazendo é de extrema importância para o sucesso de um negócio. O acompanhamento deve ser constante — se possível diário — visto que esse é um excelente exercício para o desenvolvimento das futuras estratégias.

Como gestor, monitorá-los é uma obrigação. Afinal, além de prevenir os possíveis erros, é possível ver como o público reage a determinadas abordagens e, com isso, poder se posicionar melhor e se manter sempre um passo à frente dos demais. É bastante provável, ainda, que você encontre cases interessantes que tragam novas inspirações.

Veja, a seguir, cinco ferramentas para analisar a concorrência. Continue conosco e confira a leitura!

1. Rank Signals

Rank Signals é uma ótima ferramenta no que diz respeito à posição do site nos motores de busca, como o Google. Seu foco principal está no exame dos backlinks, um dos fatores mais importantes para um bom Search Engine Optimization (SEO).

Em resumo, se você precisa desenvolver uma estratégia de link building para otimizar o posicionamento da página da empresa, o Rank Signals certamente pode ajudar. O melhor de tudo é que ele é gratuito: basta inserir o endereço virtual dos concorrentes e clicar em “Explore Links“.

2. Simply Measured

Simples e fácil de usar, o Simply Measured é uma solução que possibilita o monitoramento de diversos canais, pois apresenta insights no que se refere à atuação dos concorrentes nas mídias sociais. Ao adotá-lo, é possível:

  • ver as contas de melhor e pior performance;
  • obter as métricas de desempenho;
  • analisar o engajamento das diferentes classes de consumo;
  • descobrir quais tipos de conteúdo são mais abordados e mais eficientes.

3. iSpionage

Com o iSpionage, você fica sabendo o que a concorrência anda fazendo e também como está se saindo em relação aos anúncios pagos no Google. Para muitos, tais informações são uma mina de ouro!

4. InfiniGraph

Outro que não poderia ficar de fora desta lista é o InfiniGraph, que é ótimo para informar sobre as tendências do setor. Ao utilizá-lo, você tem acesso aos temas e assuntos mais abordados nas redes sociais por quem segue a sua empresa e os seus concorrentes.

Essas informações facilitam o seu entendimento sobre as preferências do seu público, sejam produtos, sejam serviços.

5. SEMRush

SEMRush é uma ferramenta fantástica e totalmente voltada para a compreensão dos concorrentes. De forma clara e objetiva, só é preciso digitar a URL deles para receber um imenso conjunto de informações. Entre elas estão:

  • palavras-chave utilizadas e melhor posicionadas;
  • pesquisas orgânicas;
  • volume de tráfego;
  • anúncios no Google;
  • backlinks.

Tudo vem em formato de gráfico, o que facilita a assimilação dos dados obtidos. Contudo, para ter acesso a todas as funcionalidades disponíveis, é preciso pagar.

Lembre-se de que vivemos na era da informação e, quanto mais dela você tem, maiores são as suas chances de sucesso. Portanto, utilize as ferramentas para analisar a concorrência e se adiante no mercado.

Se gostou deste post e deseja saber ainda mais sobre o assunto, veja porque monitorar a concorrência é tão importante!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.