As duas maiores metas para quem quer se destacar no mercado competitivo atual são: redução de custos e aumento de produtividade.

Não há mais espaço para imprudências em processos empresariais que fazem parte do núcleo da empresa, e a gestão de TI entra em um papel fundamental para aliar desenvolvimento interno e valor agregado no negócio.

Apesar de a TI já fazer parte do planejamento estratégico de diversas empresas, em muitos lugares esse departamento sofre com dificuldades para realizar o seu trabalho, barreiras de diversos lugares e, às vezes, ineficiência do time.

Veja algumas dicas para deixar sua TI como um exemplo de eficiência a ser seguido na sua empresa.

Boas práticas para aplicar na sua gestão de TI

Como todo departamento, a TI também é estudada e possui algumas verdades que conquistaram valor no mercado ao longo dos anos. Veja aqui algumas delas!

Trabalhar com feedbacks constantes

Cabe ao gestor de TI saber tudo o que a equipe está conseguindo evoluir. Portanto, utilizar ferramentas que ajudem no envio de feedbacks de forma eficaz é muito importante para o desenvolvimento do trabalho de todos.

Use e abuse de softwares e metodologias que façam bom uso de padrões de feedback do funcionário para o seu gestor.

Definir metas alcançáveis

Não adianta colocar metas gigantescas que funcionam como uma utopia na TI. Isso sempre vai trazer problemas para o time. Ninguém ficará satisfeito sabendo que nunca alcançará as metas estipuladas.

Então, é importante ter tranquilidade nesses momentos e pensar de forma realista enquanto a equipe consegue produzir durante determinado prazo.

Automatizar processos repetitivos

Perder recursos para processos do cotidiano é um prejuízo sentido imediatamente na TI. Então, o gestor de TI e o time devem se preocupar em criar rotinas e automatizar processos, estudando e buscando soluções no mercado.

Com processos básicos automatizados, os colaboradores do setor podem se dedicar a outras atividades, trazendo muito mais valor para a empresa.

Investir e treinar o time na comunicação

Existem muitas pessoas introvertidas no mundo da TI e, apesar de possuírem todo o conhecimento técnico e excelente postura profissional, se comunicar é parte de um momento mais crítico no andamento dos processos.

A equipe deve saber se comunicar entre si e passar resultados a pessoas externas, agindo com respeito e ética em todos os momentos.

Manter as tecnologias atualizadas

Nunca se deve deixar os softwares de segurança ou gestão desatualizados. Qualquer alteração deve ser monitorada em tempo real e ter respeitado um checklist, criado para que as tecnologias utilizadas agreguem valor à empresa, trazendo um desenvolvimento que acontece em duas vias.

Como criar um ambiente de trabalho agradável?

Para criar um ambiente de trabalho onde os funcionários se sintam bem, o gestor de TI deve conhecer o perfil dos colaboradores, assim como se antenar e começar a pesquisar tendências criadas, principalmente nas startups.

Não deixe a sua empresa com uma TI atrasada. Seguindo as dicas deste post, é possível ter maior controle sobre os processos da área de TI e, com essa visão, a gestão de TI deve sanar todas as dificuldades existentes e criar uma equipe única de atendimento, especializada em ajudar no sucesso dos objetivos do negócio.

E você? Já teve alguma experiência com gestão de TI na sua empresa? Deixe o seu comentário no post e diga-nos o que acha desse assunto e o que fazer para melhorar em situações que desagradam ao gestor.