Qualquer que seja o ramo de sua empresa, para que ela tenha a capacidade de se manter competitiva, terá que lidar com um número gigantesco de informações sobre clientes, sobre a concorrência e também sobre o mercado de modo geral.

Certamente, você já ouviu por aí o termo “big data”, referindo-se a esse grande volume de informações que impactam os negócios. No entanto, captar, classificar e analisar essas informações é impossível sem a utilização de ferramentas adequadas. É aí que entra o Hadoop!

Não sabe o que é o Hadoop? Não se preocupe! No artigo de hoje, iremos explicar o que é e para que serve essa ferramenta. Acompanhe!

Conheça o Hadoop

O Hadoop é uma importante ferramenta de análise de big data. É uma estrutura capaz de armazenar e processar dados em grande escala. Uma de suas grandes vantagens é ser capaz de fornecer o seu próprio sistema de armazenamento distribuído, o que é fundamental para a maioria dos projetos de big data. As principais funções do Hadoop são:

  • Armazenamento por meio do HDFS – Hadoop Distributed File System: consiste no armazenamento de dados entre todas as máquinas nas quais está ele está sendo executado;
  • Processamento por meio do Map-Reduce, um paradigma de programação que tem as funções de mapeamento e redução: os dados brutos são transformados em informações úteis.

Já a Biblioteca de software Apache Hadoop permite o processamento de grandes conjuntos de dados em computadores que utilizam modelos de programação simples. Projetado para ampliar de um único servidor para milhares de máquinas, o Apache Hadoop detecta e trata falhas nas camadas de aplicação. Assim, o serviço estará sempre disponível, independentemente de falha em alguma das máquinas do sistema.

O Hadoop é a maneira mais rápida de criar seu projeto de big data

O Hadoop é uma plataforma Open Source, isto é, de código aberto. Por isso mesmo está em constante evolução, pois existe toda uma comunidade trabalhando em torno de seu desenvolvimento e na detecção e correção de possíveis falhas. Pelo mesmo motivo é mais econômico e pode ser usado em máquinas e redes convencionais.

Outra grande vantagem é a alta escalabilidade, que permite adicionar novas máquinas ao aglomerado, sem que se tenha que alterar o código-fonte. Além disso, ele é extremamente confiável e tolerante a falhas. Por esses motivos, ele é ferramenta essencial em qualquer projeto de big data!

Como você pode perceber segurança, desempenho e agilidade são os principais atributos do Hadoop e que podem trazer competitividade para sua empresa.

Agora que você já  conhece o hadoop e todas as suas vantegens e sabe que ele é a maneira mais rápida de criar seu projeto de big data, não perca mais tempo: incorpore essa ferramenta ao dia-a-dia de sua empresa. Além disso, descubra o que é Business Intelligence e como esse conceito está mudando a forma com as empresas utilizam a tecnologia em sua gestão!

Você pode, também, deixar um comentário logo abaixo sobre o assunto. Restou alguma dúvida ou quer compartilhar uma experiência de sua empresa? Contribua para o aprofundamento do assunto!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.