Mais um tópico dando sequência ao Post: Sua Organização está pronta para Business Intelligence?

Para ver o Post que deu origem a esse, clique aqui.

Sem dúvidas, um patrocinador comprometido é um elemento essencial na implantação de um projeto de Business Intelligence.

De acordo com o dicionário, Patrocínio significa: Proteção, Auxílio, Apoio. Isto é exatamente o que se espera de um executivo disposto a patrocinar o projeto de Business Intelligence. Proteção contra os elementos externos ao projeto e colaboradores que tem medo de mudanças e que não estão dispostos a contribuir. Auxílio, disponibilidade de tempo para demonstrar de forma clara seus objetivos e estratégias e Apoio em momentos de dificuldade que acontecem em qualquer projeto.

Porém, nem sempre é tão simples conseguir um patrocinador dentro da empresa. Projetos de Business Intelligence em geral são difíceis de vender e demonstrar de forma objetiva o seu Retorno do Investimento (ROI). Por isso, elaboramos alguns pontos que devem ser observados ao demonstrar para os executivos que é possível o patrocínio neste tipo de projeto:

1) Acredite

Este é o primeiro e mais básico conceito, é importante acreditar que as soluções de Business Intelligence realmente irão ajudar a organização e o patrocinador nos seus objetivos. Acreditamos plenamente que essas ferramentas podem ser de grande valia na maioria dos casos, porém quando não estamos 100% certos sobre isso, estudamos mais a fundo o negócio de nosso cliente até estarmos convencidos, casso isso não ocorra deixamos bem claro que a organização ou patrocinador ainda não está pronto.

2) Invista

É necessário investir tempo e recursos para demonstrar o potencial que o Business Intelligence pode alcançar. Às vezes é necessária a criação de protótipos e Dashboards para que o executivo possa vislumbrar as possibilidades e o quanto essa solução pode ajudar, basta um pouco de paciência.

3) Divulgue

Quanto mais patrocinadores o projeto tiver, mais fácil será a implantação e mais rápido os resultados serão obtidos. Por isso, é importante acompanhar de perto os resultados na utilização dos Dashboards e dados. Desta forma, com esses resultados e casos de sucesso em mãos, fica cada vez mais fácil demonstrar o bons resultados do Business Intelligence.

Demonstrar os benefícios de uma ferramenta de Business Intelligence é um exercício de confiança, onde o futuro patrocinador ainda está cuidadosamente conhecendo a solução, por isso, ele precisa do nosso apoio e auxílio para se sentir mais confiante e assumir o desafio. No final, todos somos patrocinadores.

 

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.