Mais um tópico dando sequência ao Post: Sua Organização está pronta para Business Intelligence?
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Sem dúvidas, um patrocinador comprometido é um elemento essencial na implantação de um projeto de Business Intelligence.
De acordo com o dicionário, Patrocínio significa: Proteção, Auxílio, Apoio. Isto é exatamente o que se espera de um executivo disposto a patrocinar o projeto de Business Intelligence. Proteção contra os elementos externos ao projeto e colaboradores que tem medo de mudanças e que não estão dispostos a contribuir. Auxílio, disponibilidade de tempo para demonstrar de forma clara seus objetivos e estratégias e Apoio em momentos de dificuldade que acontecem em qualquer projeto.
Porém, nem sempre é tão simples conseguir um patrocinador dentro da empresa. Projetos de Business Intelligence em geral são difíceis de vender e demonstrar de forma objetiva o seu Retorno do Investimento (ROI). Por isso, elaboramos alguns pontos que devem ser observados ao demonstrar para os executivos que é possível o patrocínio neste tipo de projeto:
1) Acredite
Este é o primeiro e mais básico conceito, é importante acreditar que as soluções de Business Intelligence realmente irão ajudar a organização e o patrocinador nos seus objetivos. Acreditamos plenamente que essas ferramentas podem ser de grande valia na maioria dos casos, porém quando não estamos 100% certos sobre isso, estudamos mais a fundo o negócio de nosso cliente até estarmos convencidos, casso isso não ocorra deixamos bem claro que a organização ou patrocinador ainda não está pronto.
2) Invista
É necessário investir tempo e recursos para demonstrar o potencial que o Business Intelligence pode alcançar. Às vezes é necessária a criação de protótipos e Dashboards para que o executivo possa vislumbrar as possibilidades e o quanto essa solução pode ajudar, basta um pouco de paciência.
3) Divulgue
Quanto mais patrocinadores o projeto tiver, mais fácil será a implantação e mais rápido os resultados serão obtidos. Por isso, é importante acompanhar de perto os resultados na utilização dos Dashboards e dados. Desta forma, com esses resultados e casos de sucesso em mãos, fica cada vez mais fácil demonstrar o bons resultados do Business Intelligence.
Demonstrar os benefícios de uma ferramenta de Business Intelligence é um exercício de confiança, onde o futuro patrocinador ainda está cuidadosamente conhecendo a solução, por isso, ele precisa do nosso apoio e auxílio para se sentir mais confiante e assumir o desafio. No final, todos somos patrocinadores.
Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.
Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.
Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
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