A tecnologia vem mudando a forma como nos relacionamos e fazemos negócios. Existem hoje diversas soluções que podem auxiliar no aumento de competitividade de pequenas e médias empresas, a ponto de elas poderem competir com os gigantes do mercado. Entre elas, podemos citar as ferramentas de BI como grandes aliadas nos negócios.

Ainda existe a possibilidade de amplificar as vantagens do uso de soluções de Business Intelligence por meio de integrações com um Enterprise Resource Planning, ERP, para se obter o máximo das duas ferramentas.

Neste post nós vamos lhe explicar o porquê de se utilizar essas soluções em conjunto e como elas podem ajudar na transformação do seu negócio, de maneira a impulsionar o desenvolvimento e a produtividade da empresa. Continue conosco e boa leitura!

Business Intelligence

Podemos conceituar o Business Intelligence como um processo que utiliza ferramentas para automatizar a coleta e o processamento de dados que surgem das mais diversas transações realizadas pela empresa. Exemplos disso são a venda direta ao cliente e a aquisição de matéria-prima.

Esses dados são transformados em informação relevante e podem ser utilizados para analisar possíveis cenários futuros, a longo ou curto prazo. Podem, também, auxiliar os gestores na tomada de decisões estratégicas para o modelo de negócios da empresa.

ERP

Independentemente do tamanho ou do nicho de atuação, toda empresa deve contar com gestão. Para ajudar nisso, a automatização das tarefas diárias de gestão de um negócio pode ser feita por meio de sistemas de ERP.

A principal função desse tipo de software é realizar a padronização de todos os processos de gerenciamento de uma empresa e minimizar erros decorrentes da repetição de tarefas realizadas por interação humana. Assim é possível diminuir a mão de obra necessária, custos operacionais e evitar o retrabalho.

Integração entre ERP e ferramentas de BI

O ERP já faz parte do dia a dia da gestão de uma empresa, e o BI chegou para agregar uma cultura analítica aos modelos de negócio existentes. Unir essas duas soluções pode trazer uma série de vantagens para seu negócio.

1. Rápida resposta

Um gestor deve ter o poder de decisão para dar uma rápida resposta a qualquer mudança de cenário do mercado. Ao aliar o BI ao ERP, é simples buscar informações em tempo real e utilizar o sistema de gestão para fazer qualquer alteração no modelo de negócio, prevenindo situações ou resolvendo problemas.

2. Conhecimento aprofundado do negócio

Vivemos na era da informação, por isso, conhecer o seu negócio a fundo é um diferencial para se destacar no mercado. Buscar informações em seu BI para acrescentar estratégias eficientes em seu ERP é uma das vantagens competitivas de seu utilizar essas duas ferramentas em conjunto.

3. Melhoria de processos

A integração entre ERP e BI permite um melhor fluxo de trabalho, otimizando processos e aumentando a produtividade da empresa como um todo. Ao visualizar toda a operação por meio de relatórios e telas de resultados, é possível identificar gargalos nos processos.

Existem diversas ferramentas de BI no mercado, porém nem todas elas permitem uma boa integração com sistemas de ERP. O Pentaho BI, software de Business Intelligence Open Source, é uma boa opção para se trabalhar em conjunto com um sistema de gestão. Aproveite o momento de aprendizado e conheça mais sobre o Petaho!