Você se sente incapaz de se dedicar a tudo o que deveria ser colocado em primeiro plano em sua vida? Tem se dedicado mais tempo do que gostaria com tarefas do trabalho? Um software de gestão pode ser a solução para auxiliar você a conduzir sua empresa de forma mais eficiente e, o melhor, ajudando-o a poupar um tempo valioso para direcionar a outras áreas importantes de sua vida.

Como escolher um sistema de gestão que possa se alinhar às demandas do seu negócio com tantas opções existentes? É necessário que você realmente conheça as exigências da sua empresa. Vamos verificar alguns critérios para a escolha de um software de gestão para depois listarmos os mais populares no mercado. Continue a leitura e acompanhe nossa seleção!

Como escolher um software de gestão

Antes de passarmos pelos softwares mais utilizados hoje, temos de verificar alguns dos pontos a analisar para a escolha de um software de gestão para a sua empresa. São 4 os fatores.

1. Proximidade com o fornecedor

O comprometimento do provedor em oferecer um serviço de confiança é um diferencial na hora da escolha. Precisar de suporte e não obter resposta pode causar prejuízos e atrasos indesejáveis.

Um contato mais próximo com o fabricante poderá auxiliar você a tirar o máximo de proveito da ferramenta.

2. Funcionalidades

Um software pode parecer incrível durante o processo de contratação, mas, após fechar o contrato, algumas funcionalidades podem ficar ociosas e outras estarem faltando.

Um número muito grande de recursos é bom, porém, você deve sempre verificar quais destas opções serão realmente funcionais e se o sistema cobre tudo o que seu negócio necessita.

3. Flexibilidade

Ter a possibilidade de realizar mudanças no sistema para que fiquem de acordo com suas demandas diárias pode auxiliar ao encaixe perfeito entre sua rotina e o software.

Porém, nem todos os fornecedores estão dispostos a gastar tempo com adaptações. É preciso estar atento a esse item para não realizar a contratação e ficar impedido de pedir alterações.

4. Custo benefício

Os recursos utilizados para implantação de um software de gestão não deve ser tomado como custo, mas como um investimento. Um sistema auxiliará na rotina, gerará economia, agilidade dos processos e aumento de produtividade.

O preço gasto com a ferramenta não é um critério de qualidade. A busca pelo melhor custo benefício tem de levar em conta esse detalhe.

Agora que já observamos alguns critérios para escolha do seu software de gestão, vamos listar os mais populares no mercado hoje.

Conta Azul

Uma das opções nacionais mais populares entre as empresas brasileiras é o Conta Azul. Simples de utilizar e completo, a ferramenta oferece um controle total do caixa, além de gerenciamento de vendas, dos estoques, emissão de boletos e notas fiscais. Seu expertise é o controle financeiro para minimizar os erros.

Muito bom para pequenas e médias de empresa que não necessitam de um controle muito específico ou adequações do sistema à sua rotina.

Zero Paper

Esta ferramenta é uma boa opção para profissionais autônomos, microempreendedores e pequenas empresas. Fornece elementos de gestão financeira simples.

Os principais diferenciais do Zero Paper são seu controle de contas a pagar e receber, relatórios gerenciais e informes por e-mail e SMS.

Intalio BPM

É um suite de BPM (Business Process Management) para automatizar e gerenciar processos da empresa. Ele é comercializado em dois tipos. Uma versão mais simples, com funcionalidade e sem suporte sobre licença de software livre.

Outra versão mais completa, do Intalio, pode ser adquirida com o fornecedor contando com suporte. Entre seus principais itens estão a adequação do software às regras de negócio, monitoramento de indicadores em tempo real e criação e exportação de documentos.

Agendor

O sistema Agendor é um CRM (Customer Relationship Management) voltado para a organização e controle da área comercial das empresas.

Você poderá analisar e gerenciar as interações com seus clientes, aumentar suas vendas e otimizar sua rentabilidade. Recursos encontrados são: verificação do rendimento da equipe, métricas acerca do aproveitamento de suas vendas e históricos dos clientes.

Pentaho BI Suite

Esta é uma solução completa em software open source para BI. Desenvolvido em 2004 pela Pentaho Corporation e escolhido pela InfoWorld como a melhor ferramenta em 2008.

Ao contrário do Intalio, o Pentaho é um sistema totalmente open source. É uma das apostas da comunidade e tem atualizações constantes para acompanhar o ritmo do mercado. Apresenta um leque enorme de funcionalidades. Entre elas, podemos destacar integração de dados, Data mining e relatórios muito completos.

Aposte em uma solução livre

Você pôde visualizar várias alternativas para as mais diversas demandas. Na busca por mais vantagens a escolha por um software open source pode ser uma opção tentadora.

Seguem algumas vantagens desse tipo de software em relação com os sistemas tradicionais.

1. Custo

Em TI muitos recursos são gastos com compra e renovação de licenças de softwares. Livrar-se desses custos extras são um bom argumento na escolha por uma solução livre. Aqui só existe o investimento na implantação do sistema.

2. Personalização

Geralmente, quando se faz a aquisição de um sistema, ele é um pacote fechado. Pedir personalizações para adequar o sistema de acordo com sua rotina pode não ser uma alternativa ou sair muito caro.

3. Segurança

Desenvolvido por uma comunidade inteira, os softwares livre não sofrem com falhas de segurança. Afinal, são centenas de programadores trabalhando na confiabilidade do sistema.

4. Fornecedores

Sua empresa vai se ver livre da dependência de fornecedores para atualizações e solicitações feitas por você.

5. Fiscalização

Você não vai precisar se preocupar com a fiscalização do uso de um sistema pela sua empresa nem com renovações de licença ou processos judiciais por uso indevido de sistemas pagos.

Esperamos que este post possa ter esclarecido você sobre os softwares mais utilizados no mercado, hoje, e alguns itens que deve considerar na hora de realizar a escolha por uma dessas opções.

O Software Open Source é uma realidade e pode auxiliar sua empresa provendo soluções completas. Como apresentado, as vantagens desse tipo de licença são muitas sobre os programas tradicionais.

Apenas a implantação de um sistema de gestão não poderá lhe trazer todas as vantagens de uma gestão bem feita. O sistema é apenas uma ferramenta e, como qualquer outra, deverá ser bem manejada para a obtenção dos resultados esperados.

Para que você continue a saber mais sobre o tema, que tal descobrir como utilizar o Pentaho como um software de gestão eficiente? Confira e aprenda!