Se o foco do mercado de business intelligence estava em melhorias na agilidade, automação e mobilidade dos processos, nesse ano de 2018 jornalistas especializados no setor de tecnologias e profissionais da área afirmam uma mudança de cenário.

Podemos esperar soluções em BI que visam aprofundar a forma que visualizamos os dados e a maior presença de tecnologias que vêm se tornando populares. Conheça agora 5 previsões para o mercado de business intelligence em 2018!

1. Informação cada vez mais visual

As informações serão exibidas imediatamente em forma de gráficos, tabelas e outros formatos que poderão ser personalizados de acordo com as preferências e necessidades do usuário.

Comece a se despedir dos gráficos de pizza em cores de tom pastel com enormes blocos de texto em Arial tamanho de fonte 10. Podemos esperar em 2018 gráficos mais criativos e poderosos .

2. Consolidação do armazenamento de dados na nuvem

Segundo a consultoria IDC, 55% das infraestruturas e softwares serão hospedados em ambientes de nuvem, e com as ferramentas que compõem o mercado de business intelligence não será diferente. A agilidade, capacidade, escalabilidade e infraestrutura prática e econômica do cloud computing serão colocadas, definitivamente, a serviço das estratégias de business intelligence.

3. Análises mais preditivas

Agora será possível analisar até mesmo os mais gigantescos conjuntos de dados por meio de tecnologia baseada em SQL. O resultado será uma melhora na flexibilidade e velocidade das consultas que, agora, terão capacidade de construir modelos mais complexos e prever resultados com mais assertividade.

Gestores ganharão melhores análises e mais embasamento para a tomada de decisões que vislumbrem o longo prazo; não será mais preciso pensar nelas como apostas de risco.

Quem souber usar as melhorias estruturais para realizar análises mais complexas terá um grande diferencial competitivo em mãos.

4. Uma BI mais colaborativa

As melhorias na visualização de dados e na usabilidade das principais soluções de business intelligence farão com que até usuários médios consigam extrair informações relevantes da ferramenta. Com isso, a BI deverá se tornar mais colaborativa em 2018, com mais participação de diferentes setores de uma empresa.

Os dados de BI começarão a ser mais compartilhados e debatidos colaborativamente entre os interessados. Também ficará mais fácil para que as pessoas possam propor melhorias com base em suas conclusões.

Não é exagero pensarmos em um cenário em que as pessoas compartilhem livros e fontes de dados em tempo real. Elas se comunicarão por meio de alertas por e-mails e poderão compartilhar suas análises e colaborar uns com os outros.

5. A Internet das Coisas ainda mais forte

Na medida em que aumenta a oferta de dispositivos conectados à internet, também aumentam as oportunidades de se obter dados do seu público.

A IoT (Internet das Coisas) é a internetworking de dispositivos físicos, dispositivos inteligentes, edifícios que são incorporados com softwares, sensores e recursos que permitem que esses objetos se conectem à web, recolham e troquem dados.

Estas são algumas tendências para o mercado de business intelligence em 2018. Fique atualizado sobre outras novidades no setor de BI e receba sempre informações úteis para expandir seus negócios com segurança. Assine nossa newsletter!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.