Por meio dos indicadores financeiros, é possível saber se uma empresa está lucrando ou operando no vermelho. Na prática, pode-se identificar os motivos que levaram a um resultado positivo ou negativo, fazendo os gestores tomarem decisões capazes de reverter a situação adversa ou melhorar os bons resultados.

De fato, existem muitos indicadores a serem analisados. Portanto, é de suma importância fazer uma escolha inteligente deles, principalmente de modo a refletir a realidade financeira da empresa. Continue a leitura até o final e conheça alguns desses principais indicadores financeiros!

O que são indicadores financeiros?

De modo bem simples, um indicador financeiro consiste em uma métrica usada com o objetivo de monitorar a situação financeira de uma empresa, sendo, portanto, um instrumento de gestão.

Na prática, o gestor pode saber, por exemplo, com base em indicadores, se é possível fazer uma certa aquisição de equipamento ou de pessoas, ou se é o momento de esperar as coisas melhorarem.

Por que é importante acompanhá-los de perto?

Acompanhar de perto os indicadores financeiros ajuda a empresa a evitar operar em prejuízo. Além disso, se a sua operação estiver lucrativa, o gestor precisa ter dados precisos que o orientem quanto ao que fazer para manter essa performance satisfatória.

Esse acompanhamento permite projetar também como a empresa estará no médio e longo prazo, no tocante à sua expansão, tanto da própria operação quanto da base de clientes.

Quais os tipos de indicadores financeiros que existem?

Existem indicadores financeiros gerais e específicos, a depender do negócio. A seguir, vamos listar alguns dos principais, sendo que estes costumam ser analisados em todas as companhias. São eles:

  • faturamento: é todo o dinheiro que entra no caixa da empresa, servindo, entre outras coisas, para o pagamento de funcionários, impostos e obtenção do lucro;
  • ponto de equilíbrio: consiste no chamado lucro líquido zero, que é quando a receita líquida é igual às despesas do negócio;
  • margem de lucro: é o valor que se coloca em uma mercadoria para que a venda desta não ocorra a preço de custo;
  • ROI, ou Retorno sobre o Investimento: consiste em saber o quanto um investimento específico no negócio trouxe de lucro, como uma campanha de marketing;
  • ticket médio: é a divisão entre o faturamento total e o número de vendas em determinado período.

Qual a importância do analista de BI em relação aos indicadores financeiros?

Quando um analista de BI passa a se debruçar sobre os indicadores citados, é possível obter muitas inferências e insights de negócios. Suas expertises de dados permitem dar muitas contribuições, mostrando aspectos que podem passar despercebidos pelos gestores.

Em outras palavras, o analista de BI está focado em aspectos financeiros granulares, visando encontrar alguma informação que ajude na melhora dos resultados ou recuperação de um trimestre com vendas abaixo do esperado, por exemplo.

Os indicadores financeiros norteiam os gestores quanto à tomada de decisão. Dito isso, contar com um analista e uma ferramenta de BI é fundamental, pois permite análises completas, precisas e em tempo real.

Nós. da Know Solutions, comercializamos soluções de Business Intelligence que podem trazer melhorias significativas no monitoramento das finanças da sua empresa. Além disso, oferecemos treinamentos e consultorias de BI.

Quer mais informações sobre nossas soluções de BI? Entre em contato agora mesmo!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.