Suas decisões de negócios são ancoradas em fatos? Caso a resposta seja negativa, você pode estar dirigindo erroneamente a sua empresa sem ao menos se dar conta disso. Realizar uma análise de mercado pode ajudá-lo a criar um plano estratégico que o coloque no caminho do sucesso.

Quando você faz um estudo de mercado, pesquisa quais produtos e serviços trazem lucro e quais são incapazes de atender às demandas. É possível, ainda, aprender sobre clientes, concorrentes e ambiente de negócios no qual a sua organização está inserida.

Para ser eficiente, a sua análise de mercado não precisa ser difícil ou custar muito dinheiro. Ao longo deste artigo, abordamos alguns pontos que, se observados, podem ajudar você a realizar essa importante tarefa. Confira!

Defina claramente o propósito da sua pesquisa

Existem várias razões pelas quais você pode realizar pesquisas de mercado. Simplificando, os empresários fazem estudos e análises de mercado porque isso ajuda a reduzir problemas e a criar oportunidades. Trata-se de analisar certos pontos do passado para diminuir riscos futuros.

De modo semelhante, é possível, também, avaliar sucessos anteriores para estabelecer estratégias lucrativas.

Antes de iniciar a sua pesquisa, decida se a análise é para fins internos ou externos. Dependendo do propósito que você definir, é possível utilizar os resultados para alavancar as operações comerciais, rever processos, alinhar metas etc.

Determine o seu público-alvo

Obviamente, nem todos os consumidores serão seus clientes. Ao se concentrar em um segmento específico, é mais fácil obter clientes fiéis e incrementar a rentabilidade do seu negócio. Sendo assim, para realizar uma análise de mercado eficiente, você deve ter uma ideia clara do seu público-alvo.

Após identificar o seu público, pesquise a respeito de suas necessidades, interesses e dados demográficos de nichos específicos. Concentre-se, preferencialmente, no tamanho, tendências e possibilidade de crescimento do seu mercado potencial.

Selecione os dados relevantes para a sua análise de mercado

A informação é a sua maior aliada ao realizar uma análise de mercado. Quanto mais dados você reunir, mais úteis e aplicáveis serão os seus resultados.

O seu relatório deve ser imparcial, factual e relevante. Lembre-se de que a compreensão correta do ambiente de negócios permite que a empresa corra menos risco e tome decisões mais assertivas. Como, atualmente, há múltiplas fontes de dados, o desafio é saber separar as informações relevantes das demais.

Se você deseja, por exemplo, que a sua pesquisa aponte a viabilidade de aumentar a participação da sua empresa em determinado mercado, para não se perder em meio a tantos dados considere somente aqueles capazes de fornecer, para a sua análise, informações a respeito das tendências de comportamento do seu público-alvo.

Utilize os resultados para fundamentar ações práticas

Será preciso dedicar parcelas consideráveis de tempo e esforço na realização de uma análise de mercado para o seu negócio. Portanto, assegure-se de que, após completá-la, os resultados terão aplicação prática. Ao se reportar a sócios ou superiores, esteja preparado para demonstrar como você chegou às suas conclusões.

No mundo empresarial certamente há muitos percalços e centenas de “pedras no caminho”. No entanto, a realização de uma análise de mercado eficiente auxilia, você e a sua empresa, a identificar esses problemas e, em certa medida, até mesmo a se antecipar a eles.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.