Não há como trabalhar em um mercado tão competitivo como o brasileiro sem conhecer bem os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a uma gama maior de empresas. Assim, é possível fazer uso do Business Intelligence como diferencial competitivo.

Com a expansão do big data e da Internet das Coisas, a quantidade de informações que são geradas em meios digitais nunca foi tão grande. São dados de consumo e de perfil socioeconômico que, se bem processados, podem mudar a forma como uma companhia se posiciona no mercado. No texto de hoje, falaremos como isso pode ser feito com o auxílio de sistemas modernos e de baixo custo. Acompanhe!

O que é Business Intelligence?

Basicamente, o Business Intelligence consiste em um conjunto que envolve metodologias, sistemas e tecnologias. Estes, por sua vez, são responsáveis por gerar uma integração entre o negócio, a gestão e o setor de TI. Em outras palavras, o BI gera uma série de informações que, antes, eram praticamente impossíveis de detectar.

Assim, os gestores e colaboradores conseguem, dentro de poucos minutos, identificar, por exemplo, gargalos, desperdícios e ineficiências do negócio.

Como as informações apresentadas são precisas e confiáveis, é possível implementar ajustes e melhorias nos processos da empresa de forma contínua, contribuindo, portanto, para a maximização da eficiência.

Qual a importância do Business Intelligence?

A era digital não só veio para ficar como exige que as empresas se adaptem às novas tecnologias. O BI surge como uma solução que auxilia as organizações a deixarem de lado as decisões de negócio baseadas em achismo e intuição.

A consequência disso é justamente a exploração de novas oportunidades de negócios, que, antes, eram muito difíceis de serem detectadas — uma vez que os dados eram descentralizados e não havia e integração entre o setor de TI, a gestão e o negócio propriamente dito.

O que está por trás de um BI?

Muitos consideram o Business Intelligence como uma “mina de ouro”. Por ser um mecanismo que auxilia na tomada de decisões importantes das empresas, essa é uma estratégia valorizada por muitos administradores de sucesso. O BI pode ser utilizado por todos os setores corporativos na busca de otimização de processos e aumento da produtividade.

O trabalho com BI vai envolver diversas etapas. Ele começa com a identificação de padrões nos dados armazenados, o que permite que o perfil de um público-alvo ou produto seja compreendido com mais precisão. Dessa forma, os setores de vendas e marketing poderão trabalhar com mais foco e qualidade.

O uso de uma solução de BI passará pelas seguintes etapas:

  • extração e armazenamento de dados em múltiplas fontes;
  • contextualização de informações;
  • busca por relações de causa e efeito;
  • análise dos registros em busca de padrões;
  • criação de estratégias de mercado a partir dos registros obtidos.

A partir do uso de uma série de algoritmos complexos, uma ferramenta de BI vai validar, processar, catalogar e exibir dados importantes para uma empresa.

Assim, verificando em tempo real o perfil dos clientes, o relacionamento com os fornecedores e o progresso das operações internas, por exemplo, os gestores podem tomar decisões com um maior grau de acerto.

Para que se entenda o funcionamento do BI, é preciso ter em mente de que ele é composto por três pilares: coleta de dados, organização e análise e ação e monitoramento. Acompanhe as subseções a seguir e conheça-os melhor.

Coleta de dados

Nessa primeira etapa, os gestores escolhem o que será coletado. Vale salientar que é possível obter informações tanto com base em dados estruturados como não-estruturados. Como exemplo do primeiro tipo, podemos citar relatórios de vendas e planilhas com informações financeiras do negócio.

Com relação ao segundo, um forma de dado não-estruturado é a interação dos consumidores com o site do negócio ou com as redes sociais, onde eles fazem comentários e avaliações sobre os produtos ou serviços prestados, por exemplo.

Além disso, existe a possibilidade de extrair informações dos próprios sistemas da empresa ou fora dela, por meio de informações sobre o mercado e os concorrentes de nicho, entre outros.

Organização e análise

Após a coleta, os dados são armazenados em bancos, também conhecidos por Data Warehouse. Também é nessa etapa que os gestores e demais profissionais podem visualizar essas informações, com o auxílio de relatórios e dashboards. É exatamente aqui onde se fará uma distinção dos dados que serão de fato úteis para a tomada de decisão.

Ação e monitoramento

Além de auxiliar na ação, é preciso ressaltar que o BI tem também como característica o monitoramento. Para que uma estratégia seja efetiva, é essencial acompanhar constantemente os seus resultados, escolhendo indicadores e métricas que façam sentido dentro da dinâmica do negócio.

Pode-se considerar o BI como um processo cíclico, uma vez que os dados do monitoramento também servirão para retroalimentar as bases de dados da empresa.

Quais as ferramentas do Business Intelligence?

Para auxiliar gestores e colaboradores, o BI conta com várias ferramentas robustas, que são capazes de fornecer insights relevantes sobre o negócio. As principais delas são:

  • Power BI: a solução da Microsoft fornece relatórios com base, por exemplo, em planilhas do Excel;
  • Tableau: tem como uma de suas principais características a utilização do Processamento de Linguagem Natural, ou PLN;
  • Google Data Studio: é uma solução que pode ser obtida gratuitamente, além de funcionar integralmente na nuvem.

Como tomar decisões com segurança?

Muitos sistemas usam informações como um recurso estratégico. Dessa forma, cria-se uma situação em que importantes decisões são tomadas com base em dados desatualizados ou com um alto grau de imprecisão. Reverter essa situação, onde muitos dados não são úteis, é o papel das soluções de Business Intelligence.

Independentemente do tamanho da sua empresa, é possível utilizar o Business Intelligence como diferencial competitivo. Uma solução que trabalha com essa tecnologia permitirá o acesso a informações detalhadas sobre o seu negócio, a detecção de fraudes e a melhoria na tomada de decisões.

E com o melhor conhecimento da realidade de uma companhia, o desempenho empresarial, assim como a prevenção de riscos, são otimizados em busca de mais inovação e lucros.

O que achou de conhecer sobre o Business Intelligence? Continue a visita em nosso blog e aproveite para compartilhar este conteúdo nas redes sociais!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.