Atualmente, as empresas coletam um grande número de dados, incluindo cliques em anúncios, curtidas no Facebook e conversão de leads, entre outros. É excepcionalmente importante ter a ajuda de profissionais especializados no assunto para que essas informações sejam devidamente analisadas. Para isso, o gestor deve entender o que é CDO e como esse profissional atua a favor do negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo este post e saiba mais sobre o conceito de CDO, por que ele está sendo cada vez mais valorizado no mercado e quais são os seus benefícios práticos para as empresas, assim como o impacto da transformação digital no mundo corporativo. Confira!

O que é CDO e qual o impacto da transformação digital nas empresas?

CDO significa Chief Data Officer, que pode ser traduzido como diretor executivo de dados. Assim, consiste em um profissional cuja função é a de transformar informações eletrônicas em novos produtos, serviços e negócios.

Ele será responsável pela estratégia global de Big Data da organização, assegurando que ela seja implementada corretamente, que os dados sejam seguros e corretos, bem como que a privacidade dos clientes seja respeitada.

Esse cargo surgiu pelo fato de as empresas estarem se transformando cada vez mais digitalmente. Todas as organizações que desejam se tornar referência no mercado devem aplicar tecnologias como Big Data e Business Intelligence, que têm o objetivo de coletar e encontrar padrões sobre o comportamento do mercado de clientes e concorrentes pela internet.

A partir dessas tecnologias, podem ser gerados relatórios aos gestores com informações cruciais para a tomada de decisões, já que, com elas, você saberá o gosto dos consumidores, quais são as principais críticas e elogios aos produtos e serviços, as mudanças de mercado e muito mais.

Por que o CDO é cada vez mais valorizado no mercado?

Os dados estão se tornando cada vez mais importantes como diferencial competitivo das empresas, mas a obtenção das informações de forma crua não agrega valor ao negócio, pois o volume é muito grande e complexo.

O CDO tem ganhado mais espaço no mercado pelo fato de que ele organiza as informações de forma que sejam aproveitadas da melhor forma possível pela empresa. Assim, facilita-se o acesso aos dados, tornando-os mais claros e precisos, permitindo que sejam ajustadas as configurações de privacidade, mantendo um processo de validação de qualidade e mais.

Quais são os benefícios de ter um CDO nas empresas?

As vantagens à empresa estão diretamente ligadas ao maior controle e aproveitamento dos dados coletados. Entre os principais benefícios, estão:

  • garantia da efetividade das estratégias de coleta e análise de dados;
  • melhor gerenciamento das políticas e do papel da empresa;
  • experiência aprimorada dos clientes, já que o gestor consegue fazer uma melhor leitura de seus comportamentos e necessidades;
  • realização de armazenamento adequado;
  • conformidade perante a legislação.

O Brasil ainda tem um investimento tímido na área, já que poucos gestores sabem o que é CDO e menos de 10 profissionais declaram trabalhar como um. Portanto, investir nessa novidade será um grande diferencial competitivo para que a sua empresa se destaque perante os concorrentes de mercado.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.