Pessoas e empresas produzem uma grande quantidade de dados. Ao navegar na internet, fazendo pesquisas ou compras em um e-commerce, muitas informações ali são armazenadas. Desde preferências dos consumidores até métricas de desempenho em uma multinacional, todo esse volume de dados precisa ser coletado e analisado por meio de soluções tecnológicas.

Nesse sentido, preparamos este post para que você entenda qual a diferença entre Big Data e Business Intelligence (BI) — dois termos imprescindíveis em Tecnologia da Informação. Além disso, você compreenderá como os dois se relacionam e obterá dicas de como aplicar as soluções em seu negócio. Continue lendo!

Qual a diferença entre Big Data e Business Intelligence?

O Big Data consiste na massa de informações geradas diariamente, em função do grande aumento do uso da Internet. Todos esses dados são utilizados pelas empresas no intuito de melhorar o seu desempenho e otimizar seus processos internos.

Já o Business Intelligence é a tecnologia capaz de coletar, organizar, analisar, interpretar e compartilhar esses dados brutos. Dessa forma, a empresa terá os meios de realizar ações corretivas em seus processos, campanhas de marketing, captação de potenciais clientes, entre outros.

Além disso, a era digital e virtual faz com que muitas empresas passem a prospectar clientes por meio do BI, a partir dos dados do Big Data. Portanto, elas terão condições de medir a performance da sua marca nos mecanismos de busca — como o Google — e nas redes sociais, em função do volume de pesquisas feito pelos usuários.

Qual a importância do Big Data e do BI na gestão de uma empresa?

Com o tempo, os gestores deverão estar cada vez mais convencidos de que intuição e achismos não são mais tolerados no mercado. Logo, implementar uma solução de BI com base no Big Data fará com que desperdícios e estoques mal organizados, por exemplo, sejam detectados e corrigidos com maior rapidez.

Os erros e retrabalhos da equipe também poderão ser minimizados. Isso porque, ao oferecer automatização das tarefas, o Business Intelligence fica responsável pelo melhor aproveitamento de um colaborador em atividades mais produtivas e menos repetitivas.

Se for bem aplicado, o BI será de fundamental importância para o melhor posicionamento do negócio no mercado, obtendo vantagem sobre os concorrentes por meio de estratégias mais eficientes: não só fidelizará seus clientes como obterá prospects cada vez mais dispostos a fazer negócio com a empresa.

Como usar Big Data e Business Intelligence na sua empresa?

A primeira dica é identificar quais são os desafios do negócio. Para isso, é importante consultar cada departamento a fim de se ter uma ideia geral das adversidades encontradas em cada setor. Depois de listados, é preciso priorizar os problemas mais importantes. Isso certamente impactará diretamente nos resultados da estratégia.

Em seguida, você deve buscar fontes de pesquisa confiáveis, tais como:

  • tráfego em sites;
  • engajamento nas redes sociais;
  • relatórios;
  • pesquisas de mercado com clientes, colaboradores e fornecedores.

Como o Big Data é composto por um enorme volume de dados brutos, é de grande importância saber filtrar quais são as informações realmente relevantes, em função dos desafios e das prioridades definidas pela empresa. Assim, o que não for útil para a análise deve ser excluído.

A última dica é escolher um software robusto capaz de realizar todos esses procedimentos, que centralize as informações e as torne acessíveis para todos da organização.

A diferença entre Big Data e Business Intelligence está simplesmente no fato de que um vem depois do outro. O primeiro fornece uma massa de dados para que o segundo faça o devido tratamento das informações, levando em conta aquilo que a empresa deseja obter. Hoje temos ambas as ferramentas para facilitar a administração da grande quantidade de dados e informações e é por isso que a sua empresa deve investir sem dúvida nessas estratégias.

O que achou deste conteúdo? Ficou com dúvida no processo de implantação das ideias aqui sugeridas? Entre em contato com a nossa empresa para mais informações!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.