Conquistar e fidelizar os consumidores é um desafio diário para toda empresa, independentemente do seu porte. A boa notícia é que existem soluções tecnológicas de ponta para satisfazer essa necessidade. Neste post, mostraremos como prospectar clientes com o Big Data.

A análise de dados tem sido bastante comentada no mundo dos negócios ultimamente. Porém, quais são as suas vantagens claras e como elas se relacionam com os consumidores? Pensando na resposta para esse questionamento, preparamos um conteúdo especial para não deixar mais dúvidas. Confira os benefícios do Big Data!

Análise de grande volume de dados

O uso de ferramentas de Big Data proporciona um meio eficiente de lidar com dados que pareceriam inúteis antes do desenvolvimento das tecnologias modernas. Isso porque ele produz conhecimento relevante a partir de fontes diversas: da análise do próprio histórico digital de vendas da companhia até o comportamento dos clientes nas redes sociais, por exemplo.

Dessa forma, uma ampla quantidade de dados é transformada em informação dedicada à satisfação dos clientes, com produtos cada vez mais personalizados e um relacionamento mais próximo com aquele consumidor.

Insights relevantes sobre os dados

O Big Data é, afinal, uma tecnologia desenvolvida especialmente para analisar dados e gerar insights. O conteúdo extraído vai proporcionar melhorias em todo o processo de tomada de decisão e garantir um maior nível de precisão nas estratégias comerciais desenvolvidas pela empresa.

Aqui, nós temos outra característica bastante interessante do uso de Big Data na prospecção de clientes: essa ferramenta proporciona a centralização das informações, desse modo, fica mais fácil para os gestores visualizarem o cenário da empresa e as oscilações do negócio como um todo.

Uma situação bastante recorrente nas companhias que não utilizam o Big Data é a concentração de dados unicamente no setor de TI da organização. Isso prejudica os demais setores, que precisam submeter suas requisições à área de tecnologia e aguardar que todas as informações sejam levantadas.

Porém, o uso de uma ferramenta de Big Data vai fazer com que todo o conhecimento gerado seja reunido em uma base de dados comum, facilitando a conferência por parte dos gestores. Com essas informações disponibilizadas para líderes competentes, será mais fácil gerar insights e ações certeiras de prospecção.

Conexão entre fatores de influência nos clientes

Ao utilizar o Big Data para identificar o comportamento e as tendências de consumo dos seus clientes, fica mais fácil proporcionar uma nova experiência de compra para esse consumidor. É possível separar as informações por determinados períodos e estações do ano, por exemplo, para determinar fatores de influência.

Além disso, essa análise vai informar os gestores sobre a necessidade de reforçar estoques em certos períodos do ano ou até mesmo orientar o desenvolvimento de produtos e serviços que supram uma lacuna no mercado. Isso vai ajudá-lo a entender os fatores que influenciam a decisão dos clientes em comprar certos produtos e fortalecer a reputação da sua marca em relação à inovação e empreendedorismo.

Avaliações geográficas

Certos produtos vendem bem em determinadas regiões do país, enquanto outros naufragam na mesma área geográfica. Do mesmo modo, os clientes de um estado podem priorizar o pagamento por meio de boletos, enquanto outros podem preferir o crédito.

O Big Data possibilita que você consiga segmentar essas informações e utilizá-las a seu favor na hora de negociar as formas de pagamento e no desenvolvimento de soluções para regiões específicas. Desse modo, sua empresa estreita os laços com os consumidores ao investir em suas preferências.

Percebeu como prospectar clientes se torna bem mais fácil com a introdução de ferramentas de Big Data em seu negócio? Não se trata apenas de aumentar o número de vendas, mas da própria satisfação dos consumidores ao lidarem com uma companhia que se interessa pelas suas necessidades e desenvolve soluções de acordo.

A prospecção de clientes é apenas um dos benefícios do Big Data. Aproveite a visita e leia agora mesmo o nosso post sobre as melhores formas de obter sucesso com a ferramenta!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.