O Business Intelligence é um recurso cada vez mais importante em todas as empresas. Especialmente negócios que lidam com processos complexos, como a movimentação de produtos em larga escala. Com o direcionamento correto, o BI para logística pode fazer uma grande diferença na eficácia da sua gestão.
Com as ferramentas certas, você pode coletar dados mais confiáveis e usá-los para tomar decisões de forma mais eficiente. A longo prazo, incorporar esses recursos em sua gestão traz uma série de vantagens competitivas para seu negócio.
Acompanhe e entenda como o BI para logística pode revolucionar sua gestão!
Tomada de decisões estratégicas
Como mencionamos, a principal função do Business Intelligence é facilitar a coleta e o processamento de dados em sua empresa. Isso inclui acompanhar a movimentação de produtos em centros de distribuição e estoques.
Com isso, você consegue desenvolver estratégias mais eficazes para facilitar a gestão logística desses produtos, reduzindo seus custos e entregando um serviço de melhor qualidade para seus clientes.
Otimização a automação de processos
Uma das principais vantagens da tecnologia digital para as empresas é a possibilidade de automatizar processos administrativos. Por exemplo, manter um histórico atualizado com todos os produtos que são movimentados em seu negócio. Com o uso do BI para logística, você pode automatizar este e outros processos, diminuindo seu custo para a empresa e garantindo maior precisão em seus resultados.
Aprimoramento da experiência do cliente
Outro aspecto que as empresas devem sempre priorizar é a melhor experiência do cliente. Se o processo de compra ou o caminho até receber o produto for muito inconveniente, seu negócio pode perder diversas oportunidades de venda. Com o Business Intelligence, você tem acesso a mais dados sobre seu público, os quais podem ser usados para melhorar a qualidade do seu atendimento.
Previsão de demandas de mercado
O BI para logística está bastante associado a outras tecnologias, como machine learning. Com essas ferramentas, é possível usar os dados coletados pela empresa para analisar o comportamento do público, além de algumas tendências de mercado.
Dessa forma, é possível usar as informações ao seu alcance para projetar cenários futuros. Algo importante para acompanhar tendências, prever possíveis crises e aproveitar oportunidades de crescimento. Algo que influencia diretamente no sucesso do seu negócio a longo prazo.
Gestão eficiente de estoque
Acompanhar as tendências de Business Intelligence é essencial para manter seu negócio competitivo. Uma área em particular que ganha bastante com essas ferramentas é a gestão de estoque, que é um dos processos de logística mais complexos nas empresas.
Otimizar essa gestão envolve desde a alocação mais eficiente de produtos dentro do seu espaço disponível até o planejamento mais detalhado de suas movimentações. Algo mais fácil de alcançar com os recursos certos de BI à sua disposição.
Agora você entende melhor o potencial da BI para logística. Com a ajuda de uma empresa especializada, você também pode incorporar essas ferramentas em seu negócio e aumentar seu desempenho e rentabilidade.
Quer encontrar a assistência que precisa para aplicar o Business Intelligence em seu negócio? Então, entre em contato com a Know Solutions e confiram mais sobre nossos serviços.
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?