De acordo com a consultoria IDC, as empresas brasileiras têm se destacado na adoção de ferramentas de Analytics — soluções tecnológicas que ajudam a estruturar e interpretar dados para gerar informações de valor aos negócios —, sendo esta uma das tendências tecnológicas que irão contribuir para o crescimento do segmento de TI até o final de 2015. Logicamente, quando falamos em análise de dados não estamos falando apenas em ferramentas, mas também numa nova forma de gerar insights e tomar decisões a partir das informações valiosas geradas pela empresa, por seus stakeholders e pelo mercado em geral.
Acompanhe: neste artigo vamos conversar sobre como uma análise de dados bem feita pode ajudar a sua empresa a aumentar seus lucros e produtividade!
4 vantagens que a análise de dados pode proporcionar à sua empresa
Ao estruturar e estudar dados em recursos facilitadores da melhoria de processos ou para entender uma determinada situação, dentre outros fins que serão pontuados a seguir, estamos fazendo análise de dados. Saiba quais as vantagens que esta prática pode proporcionar ao seu negócio:
1 – Análise de dados ajuda a conhecer melhor os clientes
As informações armazenadas sobre os clientes nas ferramentas de CRM e até dados de redes sociais e outras interações com a empresa podem revelar padrões de comportamento, preferências e até anseios dos seus clientes.
Como o relacionamento que as pessoas têm com as marcas mudou muito nos últimos anos, estar um passo à frente, muitas vezes, significa conhecer o que os consumidores esperam, se antecipar a estes anseios e criar soluções para problemas que podem não ser verbalizados nos contatos comerciais.
2 – Controlar melhor a operação
Ao criar uma rotina de controle da operação por meio da análise de dados, é possível identificar processos que precisam ser ajustados, intensificar o que está dando certo e até fazer correções em tempo hábil.
Por exemplo, ao analisar os dados do departamento, a empresa consegue identificar em quais linhas de produtos está obtendo maior sucesso e em quais é preciso intensificar a força de vendas – ou melhorar as ações de marketing. Cruzando estes dados com o que se descobre analisando dados sobre a carteira de clientes, é possível identificar oportunidades e até ter insights para a criação de novos produtos ou serviços.
Isso pode ser aplicado a todas as esferas da operação, desde a gestão de pessoas para melhorar produtividade até o dimensionamento de compras, entre outros. Com dados estruturados e devidamente interpretados em relatórios inteligentes, a direção da empresa pode ter mais previsibilidade e tomar decisões mais assertadas em relação a sua operação.
3 – Gerar inteligência de negócio e tomar decisões melhores
Logicamente, é preciso partir de algumas perguntas que precisam ser respondidas. No meio do caminho, com a “mineração” das informações, podem até surgir insights novos, mas é preciso saber quais resposta se está procurando.
Ao utilizar um sistema de Business Intelligence, por exemplo, a alta hierarquia da empresa consegue cruzar dados de toda a operação com outros advindos do mercado para fazer estimativas e, assim, mover suas decisões estratégicas para um caminho mais seguro.
Cada vez mais, a análise de dados é feita em tempo real, com dashboards que apresentam aos decisores a movimentação de determinados fluxos de dados. Bancos e operadoras de cartões de crédito, por exemplo, costumam analisar padrões de abstinência e de gastos para evitar inadimplência; empresas de comércio eletrônico examinam os padrões de origem tráfego dos seus sites e até mesmo de navegação para determinar quais perfis de clientes são mais ou menos propensos a comprar um produto ou serviço com base em compras anteriores ou tendências de visualização.
4 – Promover a inovação
Com uma visão mais ampla do negócio, por meio da análise de dados, as empresas conseguem inovar mais. Isto porque elas conhecem melhor suas operações, sabem quais são seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado, conhecem melhor seus clientes, seus potenciais clientes e o mercado, e têm mais subsídios para a geração de ideias disruptivas.
Sua empresa já utiliza a análise de dados para potencializar resultados? Você tem mais alguma dúvida sobre este assunto? Deixe seu comentário que teremos prazer em ajudá-lo!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]