O tratamento dos dados de uma empresa é indispensável nos dias de hoje. Com o passar do tempo, aumentou a necessidade dos gestores de terem em mãos insights que auxiliem na tomada de decisões estratégicas. Além disso, é importante lançar mão de análises preditivas sobre o mercado, de modo que uma companhia tenha sempre os meios de conquistar mais clientes e se destacar da concorrência.

Felizmente, a tecnologia é uma grande aliada dos negócios. Nos últimos anos, um grande leque de soluções surgiu, no intuito de potencializar a produtividade e eficiência das atividades dentro de uma organização. É em meio a esse contexto que trouxemos para você este conteúdo. Nele, explicaremos o que é, como funciona e quais as vantagens do Power BI, que consiste em uma dessas soluções.

Quer descobrir como o Power BI pode ser útil na sua empresa? Continue a leitura!

O que é o Power BI?

Em poucas palavras, o Power BI pode ser entendido por um conjunto composto por diversas ferramentas que são responsáveis pelo fornecimento de informações úteis para um negócio. Desenvolvido pela Microsoft, é uma das mais conhecidas e robustas soluções de Business Intelligence.

Como funciona o Power BI?

Para entender melhor o funcionamento do Power BI, considere uma planilha do Excel com o volume de vendas de um comércio, por exemplo. Se um colaborador desejar obter informações mais específicas da planilha, terá de usar os vários filtros do programa, o que demanda tempo. Com o Power BI, no entanto, isso é feito com uma incrível rapidez, uma vez que este é dotado de inteligência artificial.

Quais as principais vantagens do Power BI?

Confira, nos tópicos a seguir, os motivos que levam o Power BI a ser uma solução tão requisitada por empresas dos mais variados portes e segmentos. Acompanhe!

Possibilidade de auto-atendimento

Dentre as funções do Power BI, existe uma que torna possível um colaborador lidar com dados de acordo com as necessidades do seu setor: o self service BI. Em termos práticos, o usuário do sistema pode criar análises personalizadas, sem precisar recorrer ao departamento de TI. Dessa forma, tanto o suporte como os demais colaboradores podem se deter em atividades mais estratégicas, o que contribui para o aumento da produtividade e eficiência.

Integração

Além de compatível com os programas da Microsoft, o Power BI também admite a integração com bancos de dados externos e com o Google Analytics, por exemplo. Para que a conexão seja feita, é preciso baixar, instalar e configurar um gateway, que funciona como uma espécie de ponte para o estabelecimento bem-sucedido de uma conexão.

Custo de aquisição baixo

É bastante comum que os gestores fiquem receosos com relação aos custos de uma solução. Nesse sentido, convém mencionar que, por meio de uma assinatura de dez dólares mensais por cada usuário, é possível usufruir da praticidade e precisão dos gráficos e relatórios do Power BI. Além disso, a Microsoft disponibiliza uma versão gratuita, que conta já com várias funcionalidades úteis em um negócio.

Para implantar essa solução, é válido frisar sobre a importância de contar com o serviço especializado de uma empresa. Nós da Know Solutions podemos ajudar você. Dentre os serviços que prestamos, estão a implantação do Business Intelligence, assim como o auxílio que damos aos nossos clientes na hora de identificar métricas que são mais relevantes em seus negócios.

Como foi visto, as vantagens do Power BI podem fornecer insights valiosos para as empresas tomarem decisões estratégicas e fazerem análises preditivas do mercado. Uma vez feito isso, maiores são as chances de um negócio se destacar da concorrência.

Esse texto foi importante para você? Então, lhe convidamos para conhecer nossas soluções e saber como podemos te ajudar.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.