O tratamento dos dados de uma empresa é indispensável nos dias de hoje. Com o passar do tempo, aumentou a necessidade dos gestores de terem em mãos insights que auxiliem na tomada de decisões estratégicas. Além disso, é importante lançar mão de análises preditivas sobre o mercado, de modo que uma companhia tenha sempre os meios de conquistar mais clientes e se destacar da concorrência.
Felizmente, a tecnologia é uma grande aliada dos negócios. Nos últimos anos, um grande leque de soluções surgiu, no intuito de potencializar a produtividade e eficiência das atividades dentro de uma organização. É em meio a esse contexto que trouxemos para você este conteúdo. Nele, explicaremos o que é, como funciona e quais as vantagens do Power BI, que consiste em uma dessas soluções.
Quer descobrir como o Power BI pode ser útil na sua empresa? Continue a leitura!
O que é o Power BI?
Em poucas palavras, o Power BI pode ser entendido por um conjunto composto por diversas ferramentas que são responsáveis pelo fornecimento de informações úteis para um negócio. Desenvolvido pela Microsoft, é uma das mais conhecidas e robustas soluções de Business Intelligence.
Como funciona o Power BI?
Para entender melhor o funcionamento do Power BI, considere uma planilha do Excel com o volume de vendas de um comércio, por exemplo. Se um colaborador desejar obter informações mais específicas da planilha, terá de usar os vários filtros do programa, o que demanda tempo. Com o Power BI, no entanto, isso é feito com uma incrível rapidez, uma vez que este é dotado de inteligência artificial.
Quais as principais vantagens do Power BI?
Confira, nos tópicos a seguir, os motivos que levam o Power BI a ser uma solução tão requisitada por empresas dos mais variados portes e segmentos. Acompanhe!
Possibilidade de auto-atendimento
Dentre as funções do Power BI, existe uma que torna possível um colaborador lidar com dados de acordo com as necessidades do seu setor: o self service BI. Em termos práticos, o usuário do sistema pode criar análises personalizadas, sem precisar recorrer ao departamento de TI. Dessa forma, tanto o suporte como os demais colaboradores podem se deter em atividades mais estratégicas, o que contribui para o aumento da produtividade e eficiência.
Integração
Além de compatível com os programas da Microsoft, o Power BI também admite a integração com bancos de dados externos e com o Google Analytics, por exemplo. Para que a conexão seja feita, é preciso baixar, instalar e configurar um gateway, que funciona como uma espécie de ponte para o estabelecimento bem-sucedido de uma conexão.
Custo de aquisição baixo
É bastante comum que os gestores fiquem receosos com relação aos custos de uma solução. Nesse sentido, convém mencionar que, por meio de uma assinatura de dez dólares mensais por cada usuário, é possível usufruir da praticidade e precisão dos gráficos e relatórios do Power BI. Além disso, a Microsoft disponibiliza uma versão gratuita, que conta já com várias funcionalidades úteis em um negócio.
Para implantar essa solução, é válido frisar sobre a importância de contar com o serviço especializado de uma empresa. Nós da Know Solutions podemos ajudar você. Dentre os serviços que prestamos, estão a implantação do Business Intelligence, assim como o auxílio que damos aos nossos clientes na hora de identificar métricas que são mais relevantes em seus negócios.
Como foi visto, as vantagens do Power BI podem fornecer insights valiosos para as empresas tomarem decisões estratégicas e fazerem análises preditivas do mercado. Uma vez feito isso, maiores são as chances de um negócio se destacar da concorrência.
Esse texto foi importante para você? Então, lhe convidamos para conhecer nossas soluções e saber como podemos te ajudar.
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.