Big Data no marketing: você sabe quais são os benefícios dessa união? Independentemente da sua resposta, este artigo foi preparado para falar justamente sobre isso.

Para começar, é importante que você saiba o que de fato é o Big Data. Resumidamente, estamos nos referindo ao imenso volume de dados que existe em relação ao seu negócio, por exemplo.

A aplicação desse conceito só é possível por meio da tecnologia (softwares específicos). Ao utilizar uma solução adequada, você conseguirá coletar, armazenar, interpretar e combinar esses dados, obtendo, assim, os conhecimentos necessários para o bom entendimento do seu mercado como um todo.

Dito isso, mostraremos a seguir as 3 maiores vantagens do Big Data no marketing. Aproveite!

1. Adoção de melhores estratégias

Diversas são as abordagens a utilizar quando o assunto se refere às estratégias de marketing. O mesmo acontece em relação às suas áreas de atuação, que normalmente exigem diferentes formas de tratamento.

Conteúdos, relacionamento, patrocínios, propagandas, mecanismos de busca e ações promocionais, tanto para os meios físicos quanto para os digitais, enfim, essas variáveis servem como exemplo da abrangência desse campo.

Assim como na procura pela melhor distribuição dos orçamentos, as ações realizadas pelo marketing precisam ser otimizadas considerando o retorno sobre os investimentos e os esforços da equipe.

É nesse aspecto que o Big Data ganha o seu destaque, pois proporciona a oportunidade de analisar todos esses fatores, avaliando a performance dos trabalhos de modo a descobrir quais são as melhores estratégias a seguir.

2. Precificação mais eficiente de produtos e serviços

Um dos pontos mais relevantes quanto à competitividade entre as marcas é a capacidade de precificar corretamente os seus produtos e/ou serviços. Nos dias de hoje, é de fundamental importância basear essa tarefa nos dados de mercado, e não em “achismos” ou na mera equação dos custos + a taxa de lucro que se deseja.

Por permitir uma análise profunda do mercado, o Big Data no marketing contribui para uma precificação muito mais eficiente. Com a utilização das ferramentas adequadas, você terá à disposição informações que possibilitarão se ajustar da melhor maneira possível aos movimentos do momento: você saberá quais são os preços oferecidos dos pelos seus competidores, que promoções e descontos eles ofertam etc.

3. Experiência de compra personalizada

A experiência de compra é cada vez mais valorizada pelo público, especialmente quando ela for personalizada. Embora isso não seja mais nenhuma novidade, muitos ainda sabem o que fazer para customizá-la para cada cliente.

Por trazer o entendimento sobre as necessidades, desejos e preferências das pessoas, o uso do Big Data no marketing será de grande ajuda, pois ao cruzar os dados históricos, analisar as compras e as outras variáveis relacionadas, sua aplicação permitirá personalizar a experiência de consumo do comprador em questão.

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar que para alcançar um maior sucesso nesse contexto, é importante contratar uma empresa especializada em soluções de Business Intelligence (BI) para auxiliar com o Big Data no marketing.

Nós, da Know Solutions, podemos ajudá-lo a obter ótimos resultados. Para saber mais, acesse o nosso site e aproveite para conhecer os serviços que prestamos.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.