BI, ou Business Intelligence (em português: inteligência de negócios) é o termo que se refere às tecnologias, aplicações e práticas para a coleta, análise e apresentação de informações comerciais. Seu objetivo é apoiar uma melhoria da tomada de decisões empresariais baseada em dados.
Os sistemas de Business Intelligence fornecem visões históricas, atuais e preditivas das operações comerciais usando dados que foram coletados em um armazém de dados ou operacionalmente.
Elementos de software suportam relatórios, análises interativas, visualização e mineração de dados para fins que incluem o gerenciamento do desempenho empresarial. As informações, por vezes, são sobre outras empresas da mesma indústria, em um processo conhecido como Benchmarking.
O BI é também uma solução para gerar vantagem competitiva nos negócios e, nos tópicos a seguir, você vai entender o porquê.
Saiba que BI acaba com a adivinhação
Muitas vezes, executar um negócio é quase como um jogo de azar, e não deve ser assim. Executivos têm a opção de fazer a melhor aposta ou ir com os seus instintos. Mas quando o futuro da sua empresa está em jogo nenhum desses métodos deve ser tomado como a forma correta de se chegar a uma estratégia.
Quando você executa seu negócio na sorte é porque não tem os dados comerciais certos para formar uma estrutura confiável que lhe permita tomar decisões informadas. O BI muda isso: com Business Intelligence, você recebe dados precisos, atualizações em tempo real e pode, até mesmo, prever cenários, removendo a necessidade de adivinhar ou estimar.
Se seus pares na indústria estão tomando decisões não informadas, BI é uma vantagem competitiva que colocará seu negócio na frente.
Obtenha métricas importantes quando e como você precisa
Com os softwares de Business Intelligence de hoje qualquer membro qualificado da organização pode obter acesso a dados importantes, como métricas de negócios, painéis e outros relatórios críticos pelo seu smartphone ou tablet.
Enquanto houver acesso à Internet, dados importantes da sua empresa podem ser vistos e utilizados por seus gerentes e decisores. Isso é uma vantagem pois leva as ferramentas de decisão para o trabalho de campo e permite que a sua empresa acerte, mesmo nos cenários mais improváveis.
Desenvolva eficiência com Business Intelligence
Inúmeras empresas por aí perdem tempo valioso buscando informações em diferentes fontes de dados quando precisam de ajuda para obter uma compreensão aprofundada de seus negócios. E, quando encontram essas informações pertinentes, se veem na situação de ter de convertê-las em algo inteligível.
Com um sistema de BI todos os dados necessários provêm de uma única fonte e podem ser acessados a partir de um painel ou convertidos em um relatório. Isso economiza tempo e energia, ao mesmo tempo que remove ineficiências do processo, tornando sua empresa mais competitiva.
Entenda o passado, presente e futuro de seu negócio
Um dos pontos fortes de Business Intelligence é informá-lo sobre as estatísticas de seu negócio ao longo de períodos de tempo. Essas informações podem ser a quantidade de estoque de um determinado produto, em que local eles se encontram ou há quanto tempo, por exemplo.
E estes dados podem ser utilizados para que uma vantagem sobre a competição seja desenvolvida. Afinal, uma visão completa do comportamento e experiência do cliente é possível com determinadas métricas e análises, o que, por sua vez, ajuda você a planejar melhor o futuro do negócio.
Agora que você já sabe o que faz do Business Intelligence um gerador de vantagem competitiva, vai adorar conhecer essa tecnologia a fundo no Post: O que é Business Intelligence (BI)!
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?