Para garantir o crescimento de qualquer negócio, é essencial investir no melhor desempenho da sua equipe de vendas. Com as ferramentas certas, você pode aumentar consideravelmente a performance comercial da sua empresa. Especialmente com o uso do Business Intelligence como parte do seu planejamento.
O BI é uma das ferramentas mais importantes para as empresas. Com acesso a informações consistentes e recursos de análise, você pode tomar decisões estratégicas mais eficazes para otimizar suas vendas.
Acompanhe e veja aqui como o Business Intelligence pode melhorar a performance comercial da sua equipe.
Análise dos concorrentes
Uma das principais utilidades do BI no crescimento do negócio é a possibilidade de avaliar dados de múltiplas fontes. Isso inclui como seus concorrentes atuam no mercado. Assim, você tem um panorama melhor das práticas do seu setor, além de poder avaliar quais delas trazem melhores resultados para seu negócio.
Diagnóstico de desempenho
Com as ferramentas de Business Intelligence, você também tem mais facilidade para acompanhar o desempenho da sua equipe de vendas. Por exemplo, pode descobrir quais produtos são vendidos com mais facilidade, quais fatores influenciam na decisão de compra do cliente, entre outros dados. Muitos dos quais são essenciais para a tomada de decisões estratégicas.
Previsão de demandas
O uso de Predictive Analytics abre várias oportunidades para melhorar a performance comercial da sua equipe. Com esses dados, você pode identificar tendências de mercado e mudanças na demanda do público com antecedência. A partir disso, você pode adaptar seu planejamento para responder a essas mudanças e maximizar suas vendas.
Criar metas de vendas
Um dos métodos mais simples para melhorar o desempenho de vendas da equipe é estabelecer metas. Porém, é importante evitar expectativas irrealistas. Com o BI, você pode projetar com mais clareza seu potencial de vendas, levando em conta a capacidade atual da sua equipe, a demanda pelo seu produto e suas ferramentas disponíveis.
Integração com CRM
O Customer Relationship Management, ou CRM, é uma ferramenta essencial para melhorar a experiência do cliente e promover sua fidelização. Com ela, sua equipe consegue administrar o contato com a maior parte do seu público de forma eficiente. Isso evita que potenciais compradores fiquem sem o atendimento necessário ou que clientes de alto valor sejam perdidos para a concorrência.
Ofertas mais eficazes
A forma como você apresenta seus produtos influencia diretamente sua performance comercial. Para garantir mais vendas, é importante entender o que seu público busca e quais são suas expectativas. Assim, você pode fazer ofertas de vendas com melhor chance de aceitação. Para isso, é fundamental coletar dados sobre seus clientes e definir quais ofertas devem ser mais atrativas.
Com a aplicação correta, você também pode utilizar as ferramentas de Business Intelligence para melhorar a performance comercial da sua equipe. Para isso, vale a pena contar com assistência especializada na implementação desses recursos, tanto na parte técnica quanto na capacitação dos seus colaboradores.
Quer encontrar as ferramentas que precisa para otimizar seu negócio? Então, entre em contato com a Know Solutions e veja como podemos te auxiliar.
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?