Vazamento de dados é um problema para qualquer negócio moderno. Eles prejudicam a imagem da sua marca e reduzem a confiabilidade dos clientes. Além disso, podem levar a processos judiciais e a multas com o governo.
Após a LGPD se tornar uma realidade, ter um bom cuidado nessa área passou a ser essencial. Afinal de contas, todo negócio que não estiver alinhado com este padrão pode ser multado. Portanto, o cuidado com a privacidade digital deve ser visto como estratégico.
Para te ajudar a evitar esse tipo de problema, preparamos o texto a seguir. Continue a leitura e veja quais práticas adotar para não ter vazamentos de dados na sua empresa!
1. Investir em ferramentas de segurança
Ferramentas de segurança como firewall e antivírus ajudam negócios a identificar, bloquear e eliminar ameaças automaticamente. Elas monitoram o ambiente de TI e, assim, podem travar qualquer comportamento suspeito. Por isso o investimento nesse tipo de sistema é tão importante.
2. Ter uma política de senhas robusta
Quebra de senhas é um dos principais métodos utilizados por invasores de sistemas. Essa prática se torna mais fácil se o negócio não tem uma política de senhas robusta. Afinal de contas, os malwares passam a ter menos dificuldade para identificar qual a maneira mais fácil de entrar em um sistema.
Por isso a empresa deve sempre ter uma política de senhas sólida. Ela reduz riscos e ajuda os profissionais a sempre utilizarem senhas mais adequadas. Isso passa por:
- exigir a troca regular das senhas;
- exigir que os profissionais usem senhas complexas (com letras, números, símbolos e variação entre letras maiúsculas e minúsculas);
- treinar as equipes para que elas não repitam as senhas.
3. Monitorar a equipe e a infraestrutura
O monitoramento dos times de TI e da infraestrutura é uma das melhores formas de evitar vulnerabilidades e garantir que elas sejam mitigadas rapidamente. Ele permite identificar contas invadidas, comportamentos suspeitos e sistemas maliciosos. Justamente por isso é utilizado por tantas empresas, afinal, garante ao time a habilidade de manter foco no que é importante enquanto a infraestrutura está protegida.
4. Ter profissionais bem treinados
O treinamento da equipe é fundamental para mitigar riscos. Muitos ataques ocorrem quando os times não estão preparados. Por isso as equipes precisam ser orientadas sobre as melhores práticas para mitigar riscos e identificar ataques quando eles ocorrerem.
Em todo o planeta a segurança de dados se tornou uma prioridade para o ambiente corporativo. Conforme informações ganharam um papel estratégico, elas também passaram a ser alvo de hackers. Nesse contexto, vazamentos são um problema que pode afetar toda a empresa.
A prevenção depende de vários passos. Evitar os erros mais comuns que levam ao vazamento de dados e qualificar as políticas de segurança são dois deles. Por isso nenhum gestor deve deixar isso de lado, e é fundamental garantir que a sua empresa está seguindo as melhores práticas existentes.
Um time de TI bem preparado é crucial para mitigar erros de segurança. Veja no blog quais são as melhores abordagens para atingir esse objetivo!
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?