O Business Intelligence (BI) oferece o apoio para as decisões de forma inteligente, por meio de um processo de captação de dados. As informações são adquiridas de qualquer sistema e gravadas em um banco de dados modelado para o seu negócio.

Por oferecer apoio nas decisões de forma inteligente e por meio de um processo de captação de dados, o Business Intelligence (BI) permite que as informações sejam adquiridas de qualquer sistema e gravadas em um banco de dados modelado de acordo com o seu próprio negócio. Entender o que é business intelligence ajuda a entrar nesse universo.

Também conhecido como Inteligência Empresarial, o seu conceito começou a ganhar espaço a partir de 1958, após um artigo histórico sobre o assunto escrito pelo cientista da computação da IBM, Hans Peter Luhn.

Intitulado “A Business Intelligence System“, o artigo descrevia um sistema automático, desenvolvido para disseminar informações para as variadas seções de uma organização industrial, científica ou governamental.

De qualquer maneira, este conteúdo foi preparado para apresentar tudo o que você precisa saber sobre o que é Business Intelligence. A leitura é importante e merece toda a sua atenção. Continue aqui conosco e confira!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence pode ser descrito como um processo orientado pela tecnologia para analisar dados e apresentar informações acionáveis para ajudar executivos, gerentes e outros usuários finais corporativos a tomar decisões de negócios bem informadas.

Assim, o BI engloba uma ampla variedade de ferramentas, aplicativos e metodologias que possibilitam às organizações coletarem dados de sistemas internos e fontes externas, preparando-os para análise e desenvolvendo consultas em relação a eles.

As ferramentas de Business Intelligence são capazes de acessar e examinar conjuntos de dados apresentando seus resultados em relatórios analíticos, resumos, painéis gráficos e mapas, visando fornecer aos utilizadores informações detalhadas sobre o estado do negócio.

Tudo isso se dá por meio da integração entre diferentes sistemas da organização. Afinal de contas, o Business Intelligence concentra as informações em um único local, chamado Data Warehouse. Dessa forma, as métricas, mesmo vindo de diferentes fontes de dados, como sistemas ERPCRM, planilhas ou até mesmo arquivos de texto, podem ser visualizadas em grupo, ajudando na criação de indicadores empresariais muito mais eficientes.

Vale deixar claro que embora abordado enfaticamente em 1958 no artigo “A Business Intelligence System”, foi na década de 1970 que o Business Intelligence iniciou a sua trajetória prática de forma mais incisiva.

A época veio acompanhada do surgimento das tecnologias de armazenamento e de acesso aos dados, permitindo a estruturação tecnológica do BI. Entretanto, sua fase moderna iniciou-se apenas no final da década de 1980, quando Howard Dresner, analista da Gartner, trouxe a expressão “Business Intelligence” para o vernáculo comum.

Qual a importância dos dados para uma empresa?

Agora que você já tem uma noção sobre o que é business intelligence, vamos avançar para a importância dos dados em uma empresa.

transformação digital aumentou a competitividade entre as empresas, principalmente no ambiente online. Mais do que isso, o enorme volume de dados gerados diariamente na rede precisa ser coletado, armazenado e se converter em ativos valiosos ao negócio. Tão importante quanto a empresa ter um software que faça os procedimentos citados é permitir que os gestores tomem decisões acertadas e rápidas.

O BI permite que as empresas se antecipem e solucionem seus problemas de forma preventiva. Quando o BI não existia, era comum os gestores não conseguirem visualizar certas falhas e gargalos na operação, tendo de resolvê-los na maioria das vezes de maneira corretiva.

Além de ajudar na otimização de processos internos, o Business Intelligence ajuda a empresa a obter diferenciais competitivos, de modo a aumentar sua base de clientes por meio de um atendimento e uma logística de qualidade.

Como é o funcionamento do Business Intelligence?

Quanto ao funcionamento do Business Intelligence, a primeira observação é que ele não dirá aos gestores o que fazer ou o que acontecerá se eles seguirem um determinado curso, assim como também não se resume apenas a um gerador de relatórios.

Em vez disso, ele oferece uma maneira de examinar os dados para que seja possível entender as tendências e obter insights valiosos acerca do seu próprio mercado.

De acordo como Chris Hagans, vice-presidente de operações da WCI Consulting, uma consultoria focada em BI, as ferramentas de Business Intelligence simplificam o esforço que as pessoas precisam fazer para pesquisar, mesclar e consultar as informações que se fazem necessárias para uma boa tomada de decisões.

Então, uma empresa que deseja otimizar a gestão da sua cadeia de suprimentos precisará do BI para melhor determinar onde estão ocorrendo os erros, os problemas e as variabilidades dentro dos processos de remessa, por exemplo.

Essa mesma companhia também pode utilizar o Business Intelligence para descobrir quais produtos atrasam mais ou quais modos de transporte que estão envolvidos com os atrasos.

Ao captar os dados, as informações adquiridas serão gravadas em um banco de dados modelado especialmente para o seu negócio. Com essa modelagem, conhecida como “Modelagem Dimensional”, é possível trabalhar com uma grande massa de dados sem perda de performance.

Quais são os benefícios do Business Intelligence?

A aplicação do Business Intelligence possibilita que a organização faça uma gestão mais inteligente das suas informações. Entre os benefícios do BI, estão:

  • a identificação de custos sobressalentes;
  • a descoberta de oportunidades de negócios;
  • relatórios acessíveis de dados;
  • reações rápidas às demandas do mercado;
  • otimização de preços.

Junto à acessibilidade de dados, as ferramentas de Business Intelligence auxiliam a empresa a quantificar os relacionamentos com fornecedores e clientes. Outras vantagens são a percepção de insights e a melhoria dos processos por meio da análise dos indicadores.

As ferramentas de BI colaboram, ainda, na organização e na interpretação dos dados. Elas são customizadas para atender as necessidades da empresa, apresentando diferentes indicadores e dashboards de dados.

Para isso, a equipe da Know Solutions mantém contato direto com os clientes por meio de reuniões e entrevistas. Assim, conhece-se melhor o segmento em que ele atua. Esse conhecimento de mercado, por sua vez, auxilia na implantação e gerenciamento da ferramenta de BI, de modo que ela represente a realidade da empresa da melhor maneira possível.

A Know Solutions utiliza como ferramenta de Business Intelligence o Pentaho®, líder no mercado de BI Open Source. O software tem código aberto, ou seja, é permitido acessar o código-fonte para realizar modificações e adaptações nele. Portanto, o Pentaho® é totalmente customizável para atender às necessidades do cliente.

Como aplicar o Business Intelligence?

Dado que o Business Intelligence ajuda a extrair o máximo de conhecimento e insights dos dados do negócio, é possível aplicá-lo de diversas formas. Empresas dos mais variados portes e segmentos podem ser impactadas pelas ferramentas de BI, sendo que algumas das principais aplicações são:

  • vendas: o BI pode atuar, por exemplo, na segmentação de consumidores e na personalização de ofertas e promoções;
  • atendimento: assim como nas vendas, é possível usar o BI para oferecer uma experiência personalizada e ágil, tanto no pré-venda como no pós-venda;
  • marketing: campanhas de atração e retenção de clientes podem ser aprimoradas com o BI, aumentando, por exemplo, o ROI de uma determinada campanha.

O Business Intelligence é, sobretudo, um conjunto de ferramentas importantes para a empresa. Assim, para aplicar, é preciso cuidado com essas soluções e atenção maior.

Um primeiro ponto é ter uma visão clara dos objetivos no uso de dados. Assim, a empresa saberá como quer usar os dados, qual finalidade atenderá e poderá adaptar o uso dos dados a essa realidade. É possível buscar uma estrutura que satisfaça essas metas.

O objetivo vai dizer em quais setores a empresa pode começar com iniciativas de BI. É importante começar aos poucos e migrar para extensões, na medida em que o projeto de adaptação se torna mais consistente.

Em seguida, é preciso escolher as ferramentas que farão parte da plataforma de Business Intelligence. É necessário decidir entre soluções cloud ou on-premises (locais). Depois, é preciso implementar essas soluções e adaptar o dia a dia para o uso delas.

Assim que implantar o BI, a empresa pode monitorar seus próprios resultados para ajustar de forma inteligente. Então, deve expandir o uso para outros setores.

O BI existe apenas para captar a informação certa?

Quando as empresas começam a usar ferramentas ou metodologias que envolvem Business Intelligence, é comum que algumas delas cometam o erro de achar que encontrarão somente as informações corretas ou o que está funcionando plenamente na organização.

Na realidade, é justamente para detectar o contrário que o BI existe: é preciso encontrar o gargalo e o contraditório, ou seja, as informações que não batem.

Quando coletado algo que você já conhece, é sinal de que há algo de errado com a aplicação do método. É necessário pesquisar as possibilidades de aprimoramento, como:

  • um fluxo informacional truncado;
  • um processo interrompido;
  • uma análise que não bate;
  • entre outras.

Mediante ao cruzamento de informações de diferentes bases de dados, é possível obter os insights mais relevantes e então começar a de fato aplicar o Business Intelligence.

Como o BI apoia a gestão de risco?

Utilizar o Business Intelligence para conhecer e analisar os riscos é muito importante para as suas tomadas de decisão. Se você já conseguiu listar os principais, é hora de verificar qual a probabilidade de eles acontecerem e, se acontecerem, qual o impacto disso para o seu negócio. Isso é fazer a gestão de risco.

Nesse sentido, faça uma lista com os principais riscos relacionados à sua atividade, dividindo-os por grandes áreas, incluindo:

  • imagem da marca/mercado;
  • financeiro;
  • jurídico;
  • ocupacional.

Após essa classificação, procure entender não apenas as chances de eles ocorrerem, mas também qual a gravidade envolvida caso aconteçam.

Para ilustrar, imagine que você trabalha em um grande hospital. Aqui, o risco relacionado à área de imagem e mercado é considerável. A veiculação de informações falsas na mídia, problemas de infecção hospitalar e de mau atendimento poderiam resultar em um impacto gravíssimo para a instituição.

Então, considerando esses riscos, será preciso listar as ações preventivas e corretivas. Seja por meio de auditorias internas ou de treinamentos de equipe, o importante é criar soluções para minimizar as suas ocorrências e os seus efeitos.

Quem são os profissionais que trabalham com Business Intelligence?

É interessante saber que não existe um único perfil profissional apto para lidar com BI. A verdade é que existem vários, como:

O ponto a destacar, nesse caso, é que devido às diferentes características de aplicação dos dados, pode ser necessária uma equipe de profissionais com distintas expertises de mercado.

Assim, é importante mencionar que de nada adianta produzir uma imensa carga de informações se você não tiver ao seu lado alguém que possa coletá-las e analisá-las com propriedade.

Cabe salientar, ainda, a necessidade de estimulá-los a descobrir aquilo que os dados não mostram de forma óbvia. Quem trabalha com Business Intelligence deve estar treinado para enxergar além, pois é dessa maneira que nascem as melhores soluções.

Quais são os exemplos de como o BI pode ajudar uma empresa?

Pense agora que a sua empresa é do ramo de turismo. Ao longo do tempo, você percebeu que o seu carro-chefe são os pacotes especializados na América Latina.

Entretanto, por estar utilizando um software específico de Business Intelligence, somado ao portal de vendas, ao SAC por telefone e ao monitoramento das redes sociais, você nota que os pacotes para a Argentina (antes o seu principal destino) sofreram uma queda de 60% nos últimos quatro meses.

Diante disso, só há uma coisa a se fazer: agir com rapidez e inteligência para encontrar o porquê dessa queda. Com a análise detalhada das informações do período, foi possível detectar “uma nuvem de tags” das mídias sociais com as palavras “insegurança”, “assalto”, “risco” e “Buenos Aires”.

A área financeira também detectou que nessa época, o seguro viagem foi mais utilizado por causa das perdas de bagagem ou documentos. Em uma pesquisa rápida aos indicadores sociais de Buenos Aires, foi comprovado que houve um aumento de roubos e furtos nos bairros considerados pontos turísticos.

Informação detectada, queda explicada, hora da ação! Nessa circunstância, o que você faria? Independentemente da sua resposta, o correto seria pensar em destinos alternativos dentro da própria Argentina, até que a onda de violência da capital diminua.

Você poderia montar pacotes ligados à experiência gastronômica ou às principais vinícolas do país. Viagens relacionadas aos esportes de inverno e neve também deveriam ser incluídos. Como exemplo, Bariloche e a região da Patagônia: é nesse contexto que o Business Intelligence lhe ajudará a pensar e planejar.

Qual a relação entre BI e dashboards customizados?

Ao considerarmos a importância e o papel dos dados dentro de uma estratégia de Business Intelligence, fica fácil constatar como os dashboards são importantes e apoiam a visualização das informações relevantes para a empresa.

Entenda melhor os benefícios que esses painéis trazem.

Entender o padrão de consumo e o sucesso de campanhas

A partir da implementação de um dashboard flexível, que traga os indicadores de performance pertinentes, é possível entender a aceitação dos consumidores de acordo com cada região, além de avaliar o sucesso de novas campanhas de divulgação.

Também é possível fazer uma comparação com a concorrência, além de corrigir algumas estratégias e adotar novas abordagens, mais alinhadas aos resultados desejados.

Melhorar a comunicação interna

Embora seja um assunto cada vez mais recorrente nas empresas, nem todas estão habilitadas a realizarem uma gestão baseada em dados. Em partes, isso se deve a problemas na comunicação entre equipes, ou até mesmo entre os diferentes gestores.

A partir de um dashboard claro e eficiente, esse diálogo pode ser favorecido. Uma das alternativas é trabalhar o conceito de storytelling sobre esse cenário, ou criar peças dinâmicas e atraentes com os gráficos e números apresentados no documento.

Aumentar a segurança dos dados

Cada setor da empresa precisa do acesso a determinado grupo de informações. Até mesmo para reuniões entre diretores e CEOs, é interessante poder filtrar apenas os dados necessários para o assunto abordado, evitando um excesso de referências que pode atrapalhar a condução do encontro.

Um dashboard BI customizado permite elencar quais serão os gráficos utilizados para aquela finalidade específica. Além de otimizar a manipulação de informações, tal estratégia evita o vazamento de dados ou o acesso por grupos que não estão ligados diretamente àqueles números.

O que é BI Open Source?

O termo open source pode ser traduzido como “Código aberto”. Programas com essa característica possuem um código fonte adaptável, de acordo com a necessidade da organização.

Quando falamos desse conceito dentro do Business Intelligence, nos referimos a ferramentas com essa característica que podem ser usadas dentro de uma estratégia de BI na empresa. Entre elas, podemos citar:

  • Eclipse BIRT: muito flexível e usada principalmente em ambientes de relatórios;
  • Jasper SOFT: conta com um ambiente de gráficos e relatórios com infraestrutura completa, além de suportar imagens e referências cruzadas;
  • Palo: tem foco principalmente em OLAP, Excel, e interfaces Web, permitindo a criação de relatórios nesse ambiente e a fácil visualização pelos usuários.
  • Microsoft Power BI: Plataforma unificada, escalonável e fácil de usar. Ajuda colaboradores a obter insights aprofundados sobre os dados analisados;
  • Google Data Studio: ferramenta responsável por simplificar a análise de dashboards e relatórios.

Uma ferramenta open source aplicada em Business Intelligence traz a flexibilidade necessária para que os dados sejam trabalhados da melhor maneira possível, permitindo uma visão muito clara de acordo com as necessidades pontuais da organização, além da integração com outras ferramentas e ambientes.

Em quais setores as ferramentas de Business Intelligence podem ser usadas?

O BI é versátil e pode se adequar aos mais diversos setores da economia. Nas subseções a seguir falaremos um pouco sobre três deles: saúde, tecnologia da informação e educação.

Saúde

Assim como os clientes de uma empresa, os pacientes em um hospital ou clínica passam por uma jornada. Isso implica, portanto, que a empresa use o Business Intelligence para aprimorar seus processos e reduzir custos. O BI contribui também no aumento da agilidade durante toda a jornada do paciente, o que é crucial na área de saúde.

Tecnologia da Informação

O BI aplicado à Tecnologia da Informação contribui na integração e centralização de dados do negócio. Dessa forma, é possível os gestores obterem uma visão sistêmica das operações, de forma clara e com grande riqueza de detalhes. Outrora, a pouca ou nenhuma integração entre os sistemas e setores era um fator que prejudicava bastante a operação em uma empresa, impactando negativamente a retenção de clientes e, consequentemente, a sua receita.

Educação

Desde a alfabetização até o ensino superior, é possível o setor educacional se beneficiar bastante com o BI. Metodologias de ensino mais eficientes e agilidade em processos de matrícula em instituições são apenas dois exemplos da infinidade de melhorias que uma análise estruturada de dados pode proporcionar ao segmento.

Quais são as tendências para o futuro do Business Intelligence?

Antes de concluirmos, falaremos um pouco sobre as tendências para o futuro do Business Intelligence. Entre as principais estão:

Análises preditivas e prescritivas

A análise preditiva pode ser resumida à prática de extrair informações relevantes pensando em prever futuras probabilidades. Já na análise prescritiva, a previsão do futuro não é o suficiente, é preciso encontrar uma forma de construí-lo.

Inteligência artificial

Mesmo que para muitos ainda pareça um tema de ficção científica, a Inteligência Artificial (AI) vem forte para os próximos anos e será uma peça fundamental para o Business Intelligence.

O motivo? A melhora da qualidade dos processos que envolvem as tomadas de decisão das organizações. Simples assim.

Inteligência empresarial colaborativa

Inúmeras empresas ao redor do mundo já chegaram à conclusão de que para aumentar as chances de sucesso do negócio, é necessário adotar uma gestão colaborativa e que contribua para todos os colaboradores no que diz respeito à consecução dos resultados.

Segurança das informações

Por envolver a coleta e leitura de dados, é essencial que o Business Intelligence também seja direcionado à segurança e ao sigilo das informações obtidas. Essa questão deve ser parte do debate dos gestores.

Gestão de pessoas

Outra tendência se refere à gestão de pessoas, onde o BI pode ajudar a promover o conhecimento dos funcionários acerca dos seus processos. A ideia com isso é tornar as equipes mais conscientes sobre os erros, objetivos e metas pontuais.

Monitoramento da concorrência

Sem a menor sombra de dúvida, o monitoramento da concorrência é indispensável para todo e qualquer tipo de organização que queira sair na frente e estar mais alinhada às necessidades do público.

Nesse ponto, o Business Intelligence é fator imprescindível para o entendimento dos concorrentes: isso inclui o que eles andam fazendo e o que os clientes estão falando sobre eles.

Storytelling

Uma das inovações recentes é o uso de storytelling para comunicar insights e descobertas. A contação de histórias ajuda a compartilhar esses insights de uma forma mais engajante e emocionante, de modo a gerar foco no que é mais importante e ajudar os outros profissionais no uso correto dos dados.

É uma forma de compartilhar dados com recursos de fácil entendimento, que torna a experiência de conferir estatísticas divertida e empolgante. Assim, a tendência é democratizar o uso de dados como fonte para tomada de decisão.

O storytelling vai continuar ajudando na abstração de elementos técnicos do que os dados sugerem para tornar as mensagens mais simples e fáceis de compreender. Tanto para executivos e gestores quanto para o usuário final também.

BI self-service

Temos também o BI self-service. Trata-se de um BI disponível para todos, não somente as pessoas técnicas do time. As pessoas mais leigas conseguem extrair informações importantes e se servir de conclusões preciosas para seguir em seu trabalho. Desse modo, há uma democratização do acesso aos dados para liberar um pouco mais o time de TI.

Isso se dará por meio de dashboards cada vez mais gráficos e intuitivos, com filtros e relatórios fáceis de compreender. A revolução do BI self-service também está conectada com a do BI móvel, disponível em qualquer dispositivo móvel para acesso a qualquer momento.

Evidentemente, essa evolução para maior autonomia no uso dos dados não substitui a necessidade de uma consultoria, que fornece especialização e expertise.

Nuvem

A computação em nuvem surgiu no universo do BI para trazer solução a alguns desafios típicos. Um deles é a falta de escalabilidade dessas ferramentas, que precisam crescer para acompanhar o Big Data. A cloud resolve isso com maior flexibilidade e elasticidade para migrar entre pacotes de recursos.

Assim, a cloud continuará ajudando. A segurança também será reforçada com criptografia, backups, redundância de servidores e outros elementos. O BI na nuvem será mais estável, com o melhor desempenho possível, já que permitirá usar os recursos mais modernos existentes.

Colaboração entre setor público e privado

Outro ponto é a colaboração maior entre setores público e privado, com os dados públicos se tornando ainda mais importantes nas construções dos relatórios e nas análises. Será mais fácil acessar dados de governos e de estados para facilitar as análises e possibilitar estudos aprofundados nas ferramentas de BI.

Para concluir, vale ressaltar que contratar uma consultoria em BI é de extrema importância para a potencialização dos trabalhos e, consequentemente, o alcance de melhores resultados.

A Know Solutions oferece soluções em tecnologia para que você possa implementar o Business Intelligence na sua empresa, além de ferramentas que permitem a apresentação de dados de relações comerciais do Brasil com outros países, algo bem interessante se você lida com importação e exportação.

Com a ajuda da Know Solutions, você terá o apoio necessário para contar com o BI na sua empresa e tomar decisões estratégicas baseadas em dados confiáveis.

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