Se a sua empresa precisa otimizar as suas rotinas, um bom ponto de partida são as ferramentas de BI. Voltadas para processos de planejamento alinhados com práticas de Business Intelligence, esse tipo de solução torna a análise de informações mais ágeis e precisa. Isso dá para gestores e analistas mais recursos para se planejarem e pensarem o negócio a médio e longo prazo.

Quer saber mais sobre o tema e como garantir que o negócio sempre invista em uma das melhores ferramentas de BI do mercado? Então confira o post a seguir!

O que são as ferramentas de BI?

As ferramentas de BI são soluções de software que podem ser utilizadas para coletar, armazenar e processar grandes quantidades de dados corporativos. Elas têm mecanismos para lidar com registros internos e externos da empresa, mesmo que eles não estejam estruturados. Ou seja, são capazes de manipular registro médicos, imagens, e-mails e tabelas para verificar tendências e pontos que mereçam a atenção do gestor.

Por que as ferramentas de BI podem ser utilizadas pela sua empresa?

O investimento em ferramentas de BI deve ser visto como estratégico por qualquer empresa. O mercado está exigindo negócios mais flexíveis e inovadores. Nesse contexto, a análise de informações pode ampliar a habilidade de profissionais avaliarem o que deve ser feito e quais são os caminhos necessários para se preparar para novas tendências.

Com o apoio do BI, a empresa pode agregar valor aos seus indicadores e verificar o que pode ser otimizado com precisão. Também há mais espaço para encontrar práticas que possam ser disseminadas em função do seu impacto positivo. Junto a isso, há a criação de relatórios personalizados, que facilita a eliminação de ruídos e torna a tomada de decisões muito mais robusta e confiável.

Quais são as principais soluções de BI do mercado?

Para começar a investir em ferramentas de Business Intelligence, o gestor deve saber quais são as mais tradicionais do mercado. Veja a lista a seguir!

Microsoft Power BI

Feita pela Microsoft, o Power BI utiliza a infraestrutura da Azure para entregar resultados. Pode ser acessado por desktops, tablets e smartphones. Além disso, é totalmente integrável à fontes de dados que utilizem arquivos feitos no pacote Office, como as planilhas de Excel.

Google Data Studio

Esta é uma das poucas ferramentas de BI gratuitas do mercado. O Google Data Studio tem como diferencial a possibilidade de utilizar fontes de dados que venham de outras soluções da empresa, como o Google Sheets e o AdWords. Além disso, relatórios podem ser criados facilmente combinando tais dados e compartilhados entre outros usuários com alguns cliques.

Pentaho Platform

Além de gratuito, o Pentaho Platform se destaca por ser uma solução de código-aberto. Como consequência, ela pode ser adaptada para vários ambientes corporativos. Basta que o usuário conheça a documentação e faça os ajustes ao seu ambiente.

O que considerar para escolher a solução ideal?

Para encontrar a solução de BI ideal para o seu empreendimento, é importante tomar alguns cuidados. Eles facilitam a escolha por uma ferramenta que tenha alto custo-benefício e consiga atrair grandes melhorias internas. Entre os passos que podem ser tomados, podemos apontar:

  • saiba das demandas da sua empresa;
  • verifique os objetivos de médio e longo prazo;
  • avalie o suporte do desenvolvedor;
  • considere quais são os pacotes de serviços existentes;
  • verifique os recursos de segurança e escalabilidade;
  • sempre prefira soluções de código-aberto.

A escolha das ferramentas de BI deve ser feita com foco em resultados. Sempre que possível, aliás, o gestor deve buscar as que forem mais personalizáveis e fáceis de serem integradas. Isso torna o investimento mais robusto e fácil de ser disseminado em diferentes setores.

Se necessário, a empresa pode contar com o apoio de um parceiro especializado, como a Know Solutions. Os nossos especialistas estão prontos para entenderem as suas demandas e indicar uma ferramenta de qualidade. Tudo isso seguindo os padrões do mercado.

Ficou curioso e quer saber mais? Então fala com a gente!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.