A implementação do Big Data na logística pode trazer grandes benefícios para os gestores, principalmente em relação à produção de informações valiosas. Isso se torna possível graças à quantidade elevada de dados gerados pelos fluxos de operações, informações e serviços em geral.

Muitos desses elementos não são devidamente utilizados pelas companhias, que deixam escapar uma grande oportunidade de gerar novas oportunidades de negócio. Pensando nisso, preparamos um post especial sobre o assunto. Acompanhe conosco!

O que é Big Data?
Big Data é um conceito utilizado para descrever volumes de dados, normalmente em grandes quantidades. Eles podem ser tanto estruturados como não estruturados e sobrecarregam diariamente as empresas. Assim, novas ferramentas têm surgido para transformá-los em conhecimento relevante para as empresas.

Contudo, o mais importante não é a quantidade de dados, mas o tratamento que as companhias destinam a eles. O Big Data é uma ferramenta dedicada a fornecer insights, otimizando os processos internos e possibilitando ações mais precisas e estratégicas dentro do negócio.

Quais são suas aplicações na logística?
1. Previsibilidade das demandas
Na logística, um dos principais objetivos é equilibrar as quantidades disponíveis com a demanda do mercado — e ainda manter os seus produtos em níveis adequados para garantir o atendimento de cada pedido.

Desse modo, o acompanhamento das informações por meio do Big Data possibilita o controle mais eficiente de fluxos mais críticos, como as reposições, as perdas de materiais e a indicação dos itens mais sazonais (aqueles que contam com maior procura em períodos específicos do ano).

Assim, é possível ter mais precisão para mensurar essas demandas sazonais e o armazenamento de quantidades maiores ou menores. Os centros de distribuição poderão programar-se melhor para atender aos aumentos de movimentação sem que haja prejuízo nas operações.

2. Melhoria na experiência do cliente
Garantir um atendimento de alta qualidade é um grande passo para a fidelização e conquista de novos clientes. Aplicar o Big Data na área de logística ajudará a antecipar falhas, conseguir mais precisão nos cálculos de fretes e agilizar o envio dos itens.

Isso porque uma das atribuições dessa ferramenta é analisar o histórico digital das operações financeiras da empresa e encontrar padrões. Dessa forma, é possível investigar mais facilmente o que agrada aos clientes em relação aos seus produtos e serviços para replicar esse comportamento com mais facilidade.

3. Redução de custos
O cruzamento de dados realizado pelo Big Data fornece aos gestores uma visualização mais completa do panorama de atividades. Ele passa a verificar e analisar os gargalos que precisam ser corrigidos, conhecer as oportunidades gerais de melhoria e ainda ganhar em eficiência.

Assim, ao se tornar mais informado sobre as mudanças que podem ser implementadas para otimizar o negócio, será possível tornar toda a operação de logística mais enxuta e cortar gastos operacionais supérfluos, que não eram suficientemente mapeados com as ferramentas utilizadas anteriormente.

4. Identificação de melhores focos de distribuição
Com base nas informações recolhidas sobre as entregas realizadas e localizações geográficas dos clientes, é possível descobrir quais regiões contam com um volume maior de negócios. Assim, suas estratégias podem ser personalizadas de acordo com cada área.

Além disso, os gestores ainda poderão desenvolver novas estratégias para áreas “não conquistadas”, desenvolvendo novas redes de distribuição.

Como a Know Solutions pode ajudar?
A empresa é referência em soluções de Big Data e Business Intelligence. Aliando boas práticas de governança corporativa a tecnologias de alto nível, a Know Solutions tem como um dos seus principais produtos o serviço de customização Pentaho.

Trata-se de uma ferramenta Open Source de Business Intelligence, de código aberto. Um dos seus grandes diferenciais é a capacidade de integração com tecnologias como CRMS, ERPs, softwares financeiros e até mesmo ser operada com o Excel.

Assim, não é preciso remodelar toda a sua infraestrutura do zero, já que a Know Solutions oferece meios de trabalhar com sistemas legados, por exemplo. Ela também oferece treinamentos e capacitações para que você invista em sua equipe interna. E, como pudemos ver no post, aplicar suas próprias ferramentas de Big Data na logística consiste em ganhos consideráveis para sua empresa.

Gostou do artigo e interessou-se pelos serviços da Know Solutions? Então, entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.