Atransformação digital fez com que as empresas adotassem soluções capazes de trazer maior eficiência das atividades e competitividade no mercado. Dentre elas, o Business Intelligence é uma das mais usadas, sendo que a companhia pode contratar um serviço de consultoria ou lançar mão do Self-Service BI, uma vez que este confere uma maior autonomia ao setor de negócios da empresa.

Ao longo deste artigo você entenderá que, embora o Self-Service BI tenha várias vantagens a proporcionar, quando a empresa contrata uma consultoria ela se beneficia mais. Para entender as diferenças entre essas duas maneiras de usar o Business Intelligence dentro da empresa, não deixe de acompanhar até o final a leitura deste artigo!

O que é Self-Service BI?

Conforme o nome sugere, consiste em uma forma de os colaboradores que não trabalham na TI lidar com os dados de forma autônoma. Em outras palavras, quem trabalha commarketing e vendas, por exemplo, pode consultar e extrair insights de uma base de dados sem ter conhecimento técnico e sem precisar recorrer a alguém do setor de TI. Um benefício imediato disso é que a equipe de suporte passa a se dedicar a atividades mais estratégicas do setor, uma vez que o Self-Service BI fornece autonomia aos outros colaboradores.

Como funciona o Self-Service BI?

O Power BI é a solução da Microsoft mais conhecida para o uso do Self-Service BI. Um de seus principais benefícios é a baixa curva de aprendizado, além de fornecer informações em tempo real, além de permitir compartilhamento dos relatórios e insights com outros setores da empresa. Vale também ressaltar que a solução é na nuvem e permite integração com outras aplicações como Excel, Power Point e Word.

Quais as diferenças entre uma consultoria de BI e o Self-Service BI?

Embora tenha vantagens relevantes, o Self-Service BI ainda não substitui o serviço de consultoria. Isso porque, quando a empresa faz a terceirização, ela passa a contar com uma equipe de profissionais capacitados e experientes, que vão dar todo o suporte de BI dentro da empresa. Portanto, a consultoria auxilia o negócio a usar os seus dados da melhor maneira possível, evitando problemas, por exemplo, degovernança, quando o profissional que não é de TI passa a lidar diretamente com os dados do negócio pelo Self-Service BI.

Por que a consultoria de BI é mais vantajosa para a empresa?

Além do que já foi falado, a consultoria de BI é extremamente vantajosa em relação à customização e integração dos sistemas da empresa. Dessa forma, os colaboradores passam a ser mais produtivos, uma vez que lidarão com uma aplicação enxuta e de fácil manuseio, em vez de trabalhar com um sistema padrão dotado de várias funcionalidades que ele não precisa ou não sabe direito utilizar. Contratar uma consultoria desde o início da implantação do BI faz com que o investimento tenha retorno rápido e elevado, fazendo a empresa se tornar mais eficiente e competitiva.

Embora o Self-Service BI dê uma maior autonomia ao colaborador, contratar uma consultoria ainda é mais vantajoso, visto que há o suporte no uso das ferramentas, além de realizar customizações e integrações. Dessa forma, o negócio passa a estar cada vez mais inserido na transformação digital, conquistando novos clientes e expandindo as suas margens de lucro.

Agora que você entendeu melhor as diferenças entre o Self-Service BI e a consultoria de BI, aproveite e baixe o nosso ebook agora mesmo e aumente os seus conhecimentos sobreo que é BI e a importância dele na sua empresa!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.