Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é importante que a gestão da empresa esteja alinhada completamente com a filosofia da organização.

Não basta oferecer um ótimo produto/serviço se a gerência da empresa não cuidar detalhadamente de todos os processos/etapas que envolvem o negócio. É preciso que o gestor esteja atento aos novos sistemas de gestão, se comunique de forma correta com seus colaboradores e saiba utilizar todas as informações que a empresa fornece a fim de otimizar os processos, internos e externos.

A seguir, separamos 5 dicas para você melhorar a gestão da empresa, trazendo mais resultados e lucro para sua organização. Veja só:

Melhore a comunicação empresarial

A comunicação empresarial é uma excelente ferramenta de gestão, e pode ser utilizada para melhorar a comunicação e aproximar todos os setores da empresa — o que causa grande impacto na vida da organização e no seu fluxo de informações.

Hoje, é possível melhorar a comunicação empresarial por meio das novas tecnologias, o que quebra as barreiras físicas e pessoais para transmitir informações. Dessa maneira, setores distintos podem se conectar e trocar informações importantes, agilizando processos e otimizando as operações.

Se adapte a novos sistemas de gestão

Um dos grandes problemas dos gestores mais tradicionais é não abrir a mente para novos modelos de gestão, mais eficientes e focados em estratégias distintas, com o intuito de otimizar os resultados de sua empresa.

É preciso se renovar e apostar em novos sistemas para se adaptar as novas necessidades do mercado, conhecer a nova geração de consumidores, etc. Métodos mais modernos como o Lean, Kanban e Scrum são mais indicados do que os modelos antigos e ultrapassados.

Busque sempre qualificação e aprendizado

O aprimoramento é uma das ferramentas mais poderosas na gestão, principalmente se o gestor estiver alinhado com os novos métodos do mercado e as ferramentas mais eficientes.

Como uma gestão eficiente é um processo contínuo e não um processo que será aplicado apenas uma vez, o gestor precisa se qualificar à medida que sua empresa necessite — ou seja, sempre.

Mantenha sua equipe motivada

Uma equipe motivada é uma equipe mais produtiva, e o impacto dessa produtividade tem uma quota considerável no sucesso da empresa (e da gestão da mesma).

É preciso criar um pacote de benefícios, realizar reuniões para ouvir a opinião dos colaboradores, e traçar metas remuneradas para aumentar a produtividade.

Utilize um software de BI

Possuir um programa de Business Intelligence é essencial para melhorar a gestão de sua empresa, pois, através do software, é possível trabalhar com informações reais e consolidadas de seu negócio. Isso facilita a tomada de decisões, que terá como fator principal uma base de dados e informações precisas extraídas de suas operações.

Então, se o objetivo é melhorar os processos e otimizar os resultados, a implementação de um software de Business Intelligence se torna indispensável na gestão do seu negócio.

E você, utiliza ou já utilizou alguma dessas dicas para melhorar a gestão da empresa? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.