Business Intelligence é um termo genérico que combina arquiteturas, aplicativos e bancos de dados. Ele permite acesso interativo, análise e manipulação de informações em tempo real, e fornece um fácil acesso aos dados corporativos.

Apenas com esta definição, já seria possível perceber que praticamente todas as empresas pequenas, de médio ou grande porte devem apostar em projetos de Business Intelligence. Para reforçar ainda mais esta necessidade, veja 6 fortes motivos para adotá-lo em sua empresa. Confira!

1 – É uma grande ferramenta de marketing

Um departamento de marketing precisa encontrar novas maneiras de ajudar a empresa a crescer. É cada vez mais necessário ter a capacidade de analisar os retornos das campanhas, rendimentos, custos e outros detalhes que aumentem o ROI (Return Over Investiment).

A inteligência de negócios, com as suas capacidades analíticas, pode fornecer para a equipe de marketing os insights necessários para determinar onde cada moeda do departamento de marketing será mais bem gasta. Não só a equipe de marketing pode usar os projetos de BI para encontrar as campanhas e promoções mais eficazes, como também pode usá-los para encontrar onde são menos eficazes. A atuação será mais pontual e a operação terá uma eficiência bem maior.

2 – É uma grande ferramenta de vendas

A inteligência de negócios está intimamente ligada com o departamento comercial e a melhoria dos processos. O BI analisa os passos, período de tempo ou duração das transações de um grande número de clientes dentro do funil de vendas. Serão descobertas novas oportunidades para em seguida encontrar o melhor caminho e as melhores práticas comerciais. Sem um projeto de inteligência de negócios, os vendedores continuarão usando a técnica do “achismo” para fechar uma venda rapidamente ou até perdê-la. Com o BI, é possível ver a cada passo o que está funcionando melhor e o que não está, e assim redirecionar energia e dinheiro para as áreas com o melhor rendimento.

3 – É uma grande ferramenta de finanças e contabilidade

Talvez este motivo já englobe todos os outros, afinal os negócios dependem das finanças e seu correto gerenciamento. Não basta saber quanto dinheiro vai entrar, mas também quando ele vai entrar. Quanto antes e mais precisa for a previsão das entradas, melhor será o planejamento estratégico da empresa.

Usando os dados de Business Intelligence, o departamento pode coletar informações indispensáveis para prever o comportamento do fluxo de caixa. As planilhas Excel atuais já não tem capacidade de lidar com tantas variáveis, principalmente com a rapidez necessária. A melhoria de processos neste setor já seria motivo suficiente para entrar no mundo do BI.

4 – É muito útil nos Recursos Humanos

Recursos humanos é outro departamento que pode realmente se beneficiar de BI. Um software de business intelligence (analytics) pode ajudar o departamento de RH a gerenciar coisas, como a rotatividade de funcionários, dados de candidatos, perfis e inúmeras informações que estão espalhadas em banco de dados externos e internos. A análise destes dados passa a ser feita por um processo mais automático e menos subjetivo.

5 – É uma grande ferramenta de gerenciamento de estoque

Muitas empresas já utilizam alguma forma de BI para monitorar e ajustar automaticamente os níveis de estoques — um bom software de ERP, por exemplo, fornece importantes informações relativas a quantidade de produtos em estoque. Com o auxílio do BI, é possível ir além e conhecer os detalhes que permitirão um gerenciamento eficiente e otimizado da cadeia de abastecimento.

Talvez o maior motivo para usar um projeto de BI seja o fator de agregação entre os colaboradores. Compartilhar informações, que antes eram exclusividade de um setor, gera uma sinergia interdepartamental bastante sólida.

Como o BI fornece métricas objetivas e analíticas, todos podem visualizar os dados e buscar entender onde os problemas realmente estão — trabalhando em conjunto para resolver os problemas e melhorar os processos de negócios.

Quer outros motivos para apostar no BI? Tem algum comentário sobre o tema? Compartilhe com a gente!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.