Algumas vezes, o clima pode estar ruim na empresa e isso vai se refletir diretamente na qualidade de vida no trabalho, seja de seus líderes, seja de seus colaboradores. Nesse cenário, a autoestima tende a ficar baixa, a produtividade começa a cair e as mudanças, geralmente negativas, passam a fazer parte da rotina.

Ninguém quer passar por isso, não é mesmo? Nem os líderes nem os colaboradores! Portanto, para evitar que momentos como esse façam com que a qualidade de vida no trabalho diminua, separamos 11 dicas essenciais na hora de melhorar o clima organizacional. Confira!

1. Defina metas e objetivos

Você precisa conhecer quais são as suas metas de trabalho e, a partir delas, levantar os seus objetivos. Parece a mesma coisa, mas, quando sabemos definir ambos, de forma clara, percebemos que cada um tem a sua importância. Por exemplo: se você quer atingir o topo do mercado, essa é sua meta, e seus objetivos podem ser ganhar mais dinheiro, reconhecimento, entre outros.

2. Evite conflitos desnecessários

Se há uma coisa que incomoda as pessoas e, consequentemente, baixa a estima delas é o conflito dentro do trabalho, principalmente quando ele é desnecessário. Alguém usou o “seu” copo de beber água e você faz uma tempestade por causa disso? Será que não é o momento de rever essas atitudes? Pense nisso!

3. Faça aquilo de que você gosta

O mais importante para se ter qualidade de vida no trabalho é se sentir bem com aquilo que você faz. Envolva-se com o que gosta e conseguirá resultados positivos em suas ações. Quando, por razões imprevisíveis, eles forem negativos, você terá motivação para mudar e fazer de novo — de outra maneira —, já que há maior motivação em fazer essa atividade.

4. Valorize o outro e a si mesmo

Saber trabalhar com outras pessoas é essencial para quem precisa delegar tarefas no trabalho. Dê valor às pessoas que estão ao seu redor e faça com que elas lhe enxerguem com esse mesmo potencial. Assim, todos saberão que podem contar uns com os outros sempre que precisarem.

5. Saiba dizer não

Porém, por mais que queiramos nos mostrar dispostos e disponíveis, não podemos deixar que as pessoas abusem dessa nossa condição. Uma hora vai ser preciso dizer não para alguém ou ouvir um não. Então, esteja preparado para isso. Não adianta querer abraçar o mundo todo. Por isso, (re)conheça suas reais possibilidades.

6. Tenha estratégias de trabalho

Você não precisa perder dias e noites com algo que poderia ser resolvido em uma tarde. Por isso, é tão necessário ter controle de suas ações cotidianas no trabalho. Para tal, existem diferentes ferramentas que podem otimizar seu tempo e lhe ajudar a organizar o dia a dia na empresa. Então, procure aquelas que realmente estão dentro das suas necessidades.

7. Separe o trabalho da vida pessoal

Quando o trabalho toma grande parte do tempo da pessoa, a tendência é a sua produtividade começar a cair. Isso acontece porque o ser humano deve ter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, de modo que ele precisa se distrair. Se dedicar a algum lazer específico ou passear com a família, por exemplo, ajudam a pessoa a recarregar as energias e manter-se produtivo por mais tempo no trabalho. Algumas pessoas inclusive chamam isso de boa procrastinação.

8. Evite fofocas

Fofocas nunca foram e jamais serão úteis em nenhum sentido. Infelizmente, existem muitas conversas nos corredores das empresas que nada agregam ao trabalho e, não obstante, apenas denigrem um colaborador ou até alguém de cargo mais elevado. Não é fácil e rápido criar um ambiente organizacional harmônico e positivo, mas torná-lo tóxico e negativo em virtude do mau hábito da fofoca pode levar pouquíssimo tempo.

9. Faça apenas o que você consegue

É impossível alguém saber tudo sobre a sua área de atuação. Direcionar o foco para uma atividade específica é melhor do que assumir várias tarefas e não corresponder à altura, gerando estresse e até mesmo desgaste na relação entre gestor e colaborador. Existem outros profissionais que podem desempenhar tais atividades com qualidade, contribuindo para o negócio crescer e se destacar dos concorrentes.

10. Não procrastine

Nosso corpo tende a querer trocar um prazer duradouro por uma satisfação momentânea. No entanto, quando se procrastina, aquele bem-estar é logo suprimido por um tempo menor para a execução das atividades, resultando, às vezes, em entregas de menor qualidade. Se a pessoa já tem o hábito de deixar os afazeres do trabalho para depois, a mudança não será fácil, mas é crucial que aconteça. Nesse sentido, o importante é ir aos poucos e realizar pequenas vitórias todos os dias.

Em outras palavras, sempre que o corpo quiser procrastinar, o ideal é procurar dizer não e continuar aquela atividade. Fazer isso repetidas vezes acostuma o nosso ser interior a considerar a satisfação de uma atividade realizada no tempo maior do que um prazer momentâneo, que lá na frente se transformará em estresse e pressa em concluir um trabalho.

11. Aprenda a trabalhar em equipe

Não é atoa que as empresas geralmente exigem dos candidatos o saber trabalhar em equipe. Independentemente de quão bom seja o colaborador, se ele não tem uma boa habilidade comunicativa e de relacionamento interpessoal, a tendência é ele não permanecer no emprego ou estacionar na sua carreira.

Falando de uma outra forma, estagnar na área de atuação é deixar de agregar valor ao negócio por não saber trabalhar em equipe. Pode ser que outro colaborador cubra essa lacuna ou não, mas a verdade é que isso abre um precedente para a companhia começar a perder em algum diferencial competitivo. Saber ouvir críticas construtivas dos colegas, por exemplo, ajuda bastante nesse sentido, além de compreender que o seu trabalho só será, de fato, eficiente, se souber colaborar com o time, mesmo sendo talentoso individualmente.

Dedicamos parte de nossas vidas ao trabalho e buscar por qualidade nesses momentos deve ser prioridade. Todos nós queremos voltar felizes e satisfeitos com nossas atuações, mas isso só é possível quando se tem satisfação profissional.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.