Algumas vezes, o clima pode estar ruim na empresa e isso vai se refletir diretamente na qualidade de vida no trabalho, seja de seus líderes, seja de seus colaboradores. Nesse cenário, a estima tende a ficar baixa, a produtividade começa a cair e as mudanças, geralmente negativas, passam a fazer parte da rotina.
Ninguém quer passar por isso, não é mesmo? Nem os líderes nem os colaboradores! Portanto, para evitar que momentos como esse façam com que a qualidade de vida no trabalho diminua, separamos algumas dicas essenciais na hora de melhorar o clima organizacional. Confira!
1. Defina metas e objetivos
Você precisa conhecer quais são as suas metas de trabalho e, a partir delas, levantar os seus objetivos. Parece a mesma coisa, mas, quando sabemos definir ambos, de forma clara, percebemos que cada um tem a sua importância. Por exemplo: se você quer atingir o topo do mercado, essa é sua meta, e seus objetivos podem ser ganhar mais dinheiro, reconhecimento, entre outros.
2. Evite conflitos desnecessários
Se há uma coisa que incomoda as pessoas e, consequentemente, baixa a estima delas é o conflito dentro do trabalho, principalmente quando ele é desnecessário. Alguém usou o “seu” copo de beber água e você faz uma tempestade por causa disso? Será que não é o momento de rever essas atitudes? Pense nisso!
3. Faça aquilo de que você gosta
O mais importante para se ter qualidade de vida no trabalho é se sentir bem com aquilo que você faz. Envolva-se com o que gosta e conseguirá resultados positivos em suas ações. Quando, por razões imprevisíveis, eles forem negativos, você terá motivação para mudar e fazer de novo — de outra maneira —, já que há maior motivação em fazer essa atividade.
4. Valorize o outro e a si mesmo
Saber trabalhar com outras pessoas é essencial para quem precisa delegar tarefas no trabalho. Dê valor às pessoas que estão ao seu redor e faça com que elas lhe enxerguem com esse mesmo potencial. Assim, todos saberão que podem contar uns com os outros sempre que precisarem.
5. Saiba dizer não
Porém, por mais que queiramos nos mostrar dispostos e disponíveis, não podemos deixar que as pessoas abusem dessa nossa condição. Uma hora vai ser preciso dizer não para alguém ou ouvir um não. Então, esteja preparado para isso. Não adianta querer abraçar o mundo todo. Por isso, (re)conheça suas reais possibilidades.
6. Tenha estratégias de trabalho
Você não precisa perder dias e noites com algo que poderia ser resolvido em uma tarde. Por isso, é tão necessário ter controle de suas ações cotidianas no trabalho. Para tal, existem diferentes ferramentas que podem otimizar seu tempo e lhe ajudar a organizar o dia a dia na empresa. Então, procure aquelas que realmente estão dentro das suas necessidades.
Dedicamos parte de nossas vidas ao trabalho e buscar por qualidade nesses momentos deve ser prioridade. Todos nós queremos voltar felizes e satisfeitos com nossas atuações, mas isso só é possível quando se tem satisfação profissional.
Está em busca da qualidade de vida no trabalho? Conte mais para nós, aqui nos comentários!
Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.
Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.
Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
[…] é uma enorme vantagem competitiva que sua empresa não pode se dar ao luxo de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] souber usar as melhorias estruturais para realizar análises mais complexas terá um grande diferencial competitivo em […]
[…] antes de pensar nas eventuais utilizações e em como ele pode fazer diferença no seu trabalho, vamos entender o que é deep […]
[…] artigo de hoje, falaremos sobre ERP, BI e como a integração dos dois sistemas pode otimizar o seu negócio. […]