O grande volume de dados gerados por pessoas e empresas precisa ser tratado de forma adequada. Isso implica em usar meios capazes de transformar registros aparentemente disformes e sem correlação em informação e conhecimento útil aos negócios. É em meio a esse contexto que surge o data literacy.
Se o termo é novo para você, não se preocupe. Ao longo do texto você entenderá o que é o data literacy e a sua importância no mundo dos negócios. Falaremos também sobre os seus benefícios e como adotá-lo na empresa. Ficou interessado no tema! Então continue a leitura até o final!
O que é data literacy?
Também conhecido por alfabetização de dados, o data literacy consiste em ler, escrever e compartilhar esses dados. Na prática, é a capacidade de selecionar tudo aquilo que é útil ao negócio, em meio a uma imensidão de dados, tanto estruturados (tabelas e planilhas) como não-estruturados (oriundos, por exemplo, de interações dos usuários em redes sociais). Portanto, o data literacy atua em conjunto com o Big Data, extraindo o máximo possível de insights, conhecimento e valor para os negócios.
Qual a importância do data literacy no mundo dos negócios?
O data literacy trouxe uma visão diferenciada, de modo que a intuição agora deve dar lugar a decisões baseadas em dados. Em outras palavras, o mercado está mais dinâmico e propenso a rápidas mudanças, inclusive nas tendências de consumo. Acompanhe a seguir alguns dos principais benefícios da alfabetização de dados!
Amplia a visão sobre os resultados
Uma visão ampliada sobre os resultados significa maior especificidade. Quando o colaborador possui senso crítico e habilidades analíticas, é possível obter muito mais informações a partir de um incremento nas vendas da empresa, por exemplo. Detalhes que antes eram quase invisíveis hoje podem ser visualizados, agregando conhecimento e valor ao negócio.
Detecta notícias falsas
O data literacy não precisa se limitar a um software com grande poder de processar dados. Pessoas podem detectar notícias falsas e meias verdades pela filtragem, análise e interpretação de tudo o que chega aos seus olhos e ouvidos. Portanto, um profissional alfabetizado em dados estende essa habilidade para além da empresa.
Diferencia-se dos concorrentes
É inegável que a transformação digital aumentou consideravelmente a concorrência entre as empresas. No entanto, quando há profissionais alfabetizados em dados, a chance de obter diferenciais competitivos aumenta, indo desde um atendimento mais ágil até a concepção de produtos que mais ninguém no mercado possui, por exemplo.
Como implementar o data literacy nas empresas?
Implementar o data literacy pode ser algo desafiador para algumas empresas. Planejar é a primeira e mais importante etapa, de modo que os objetivos em relação à alfabetização de dados sejam traçados e possam ser mensurados posteriormente. Dentre as principais dicas de como adotar o data literacy no negócio podemos citar:
- escolha áreas que são mais necessitadas de data literacy, como marketing e vendas;
- disponibilize os dados, de modo que todos os departamentos possam conversar melhor entre si, na soma de esforços para que os objetivos traçados sejam atingidos;
- insira a alfabetização de dados no planejamento de carreira dos profissionais.
O data literacy (ou alfabetização de dados) faz com que os muitos dados produzidos todos os dias se tornem úteis ao negócio. Nós da Know Solutions auxiliamos seu time a desenvolver a habilidade de ler, analisar e interpretar dados, de modo a transformá-los em insights valiosos e diferenciais competitivos.
Acesse o nosso site agora mesmo e conheça melhor as soluções que a Know Solutions tem para elevar o seu negócio a um novo patamar!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]