O grande volume de dados gerados por pessoas e empresas precisa ser tratado de forma adequada. Isso implica em usar meios capazes de transformar registros aparentemente disformes e sem correlação em informação e conhecimento útil aos negócios. É em meio a esse contexto que surge o data literacy.

Se o termo é novo para você, não se preocupe. Ao longo do texto você entenderá o que é o data literacy e a sua importância no mundo dos negócios. Falaremos também sobre os seus benefícios e como adotá-lo na empresa. Ficou interessado no tema! Então continue a leitura até o final!

O que é data literacy?

Também conhecido por alfabetização de dados, o data literacy consiste em ler, escrever e compartilhar esses dados. Na prática, é a capacidade de selecionar tudo aquilo que é útil ao negócio, em meio a uma imensidão de dados, tanto estruturados (tabelas e planilhas) como não-estruturados (oriundos, por exemplo, de interações dos usuários em redes sociais). Portanto, o data literacy atua em conjunto com o Big Data, extraindo o máximo possível de insights, conhecimento e valor para os negócios.

Qual a importância do data literacy no mundo dos negócios?

O data literacy trouxe uma visão diferenciada, de modo que a intuição agora deve dar lugar a decisões baseadas em dados. Em outras palavras, o mercado está mais dinâmico e propenso a rápidas mudanças, inclusive nas tendências de consumo. Acompanhe a seguir alguns dos principais benefícios da alfabetização de dados!

Amplia a visão sobre os resultados

Uma visão ampliada sobre os resultados significa maior especificidade. Quando o colaborador possui senso crítico e habilidades analíticas, é possível obter muito mais informações a partir de um incremento nas vendas da empresa, por exemplo. Detalhes que antes eram quase invisíveis hoje podem ser visualizados, agregando conhecimento e valor ao negócio.

Detecta notícias falsas

O data literacy não precisa se limitar a um software com grande poder de processar dados. Pessoas podem detectar notícias falsas e meias verdades pela filtragem, análise e interpretação de tudo o que chega aos seus olhos e ouvidos. Portanto, um profissional alfabetizado em dados estende essa habilidade para além da empresa.

Diferencia-se dos concorrentes

É inegável que a transformação digital aumentou consideravelmente a concorrência entre as empresas. No entanto, quando há profissionais alfabetizados em dados, a chance de obter diferenciais competitivos aumenta, indo desde um atendimento mais ágil até a concepção de produtos que mais ninguém no mercado possui, por exemplo.

Como implementar o data literacy nas empresas?

Implementar o data literacy pode ser algo desafiador para algumas empresas. Planejar é a primeira e mais importante etapa, de modo que os objetivos em relação à alfabetização de dados sejam traçados e possam ser mensurados posteriormente. Dentre as principais dicas de como adotar o data literacy no negócio podemos citar:

  • escolha áreas que são mais necessitadas de data literacy, como marketing e vendas;
  • disponibilize os dados, de modo que todos os departamentos possam conversar melhor entre si, na soma de esforços para que os objetivos traçados sejam atingidos;
  • insira a alfabetização de dados no planejamento de carreira dos profissionais.

O data literacy (ou alfabetização de dados) faz com que os muitos dados produzidos todos os dias se tornem úteis ao negócio. Nós da Know Solutions auxiliamos seu time a desenvolver a habilidade de ler, analisar e interpretar dados, de modo a transformá-los em insights valiosos e diferenciais competitivos.

Acesse o nosso site agora mesmo e conheça melhor as soluções que a Know Solutions tem para elevar o seu negócio a um novo patamar!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.