Suas decisões de negócios são ancoradas em fatos? Caso a resposta seja negativa, você pode estar dirigindo erroneamente a sua empresa sem ao menos se dar conta disso. Realizar uma análise de mercado pode ajudá-lo a criar um plano estratégico que o coloque no caminho do sucesso.
Quando você faz um estudo de mercado, pesquisa quais produtos e serviços trazem lucro e quais são incapazes de atender às demandas. É possível, ainda, aprender sobre clientes, concorrentes e ambiente de negócios no qual a sua organização está inserida.
Para ser eficiente, a sua análise de mercado não precisa ser difícil ou custar muito dinheiro. Ao longo deste artigo, abordamos alguns pontos que, se observados, podem ajudar você a realizar essa importante tarefa. Confira!
Defina claramente o propósito da sua pesquisa
Existem várias razões pelas quais você pode realizar pesquisas de mercado. Simplificando, os empresários fazem estudos e análises de mercado porque isso ajuda a reduzir problemas e a criar oportunidades. Trata-se de analisar certos pontos do passado para diminuir riscos futuros.
De modo semelhante, é possível, também, avaliar sucessos anteriores para estabelecer estratégias lucrativas.
Antes de iniciar a sua pesquisa, decida se a análise é para fins internos ou externos. Dependendo do propósito que você definir, é possível utilizar os resultados para alavancar as operações comerciais, rever processos, alinhar metas etc.
Determine o seu público-alvo
Obviamente, nem todos os consumidores serão seus clientes. Ao se concentrar em um segmento específico, é mais fácil obter clientes fiéis e incrementar a rentabilidade do seu negócio. Sendo assim, para realizar uma análise de mercado eficiente, você deve ter uma ideia clara do seu público-alvo.
Após identificar o seu público, pesquise a respeito de suas necessidades, interesses e dados demográficos de nichos específicos. Concentre-se, preferencialmente, no tamanho, tendências e possibilidade de crescimento do seu mercado potencial.
Selecione os dados relevantes para a sua análise de mercado
A informação é a sua maior aliada ao realizar uma análise de mercado. Quanto mais dados você reunir, mais úteis e aplicáveis serão os seus resultados.
O seu relatório deve ser imparcial, factual e relevante. Lembre-se de que a compreensão correta do ambiente de negócios permite que a empresa corra menos risco e tome decisões mais assertivas. Como, atualmente, há múltiplas fontes de dados, o desafio é saber separar as informações relevantes das demais.
Se você deseja, por exemplo, que a sua pesquisa aponte a viabilidade de aumentar a participação da sua empresa em determinado mercado, para não se perder em meio a tantos dados considere somente aqueles capazes de fornecer, para a sua análise, informações a respeito das tendências de comportamento do seu público-alvo.
Utilize os resultados para fundamentar ações práticas
Será preciso dedicar parcelas consideráveis de tempo e esforço na realização de uma análise de mercado para o seu negócio. Portanto, assegure-se de que, após completá-la, os resultados terão aplicação prática. Ao se reportar a sócios ou superiores, esteja preparado para demonstrar como você chegou às suas conclusões.
No mundo empresarial certamente há muitos percalços e centenas de “pedras no caminho”. No entanto, a realização de uma análise de mercado eficiente auxilia, você e a sua empresa, a identificar esses problemas e, em certa medida, até mesmo a se antecipar a eles.
Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe este post nas redes sociais e auxilie os seus contatos a realizarem análises de mercado mais eficientes!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]