ERP e BI juntos podem trazer uma receita duradoura e uma maior capacidade de a empresa competir ao se antecipar às tendências do mercado, bem como às mudanças nos hábitos dos consumidores. Mas por que essa integração é tão vantajosa e como realizá-la com eficiência?

Foi pensando nessas questões que preparamos este conteúdo. Nossa ideia é mostrar que um recurso complementa o outro em relação ao uso dos dados para a tomada de decisão e na transformação destes em conhecimento relevante. Siga em frente e confira!

Como ERP e BI se relacionam?

O ERP, ou Enterprise Resource Planning, é um software de gestão empresarial. Com ele, a empresa obtém de maneira bruta as informações dos mais variados setores. O sistema é composto tanto de módulos nativos quanto de funcionalidades que podem ser incorporadas com o tempo. Geralmente, o ERP já vem de fábrica com módulos como financeiro, contabilidade e vendas.

Já o BI é uma forma de transformar toda essa massa de informações geradas no ERP em conhecimento e inteligência de negócios. Assim, o gestor tem uma visão mais clara dos pontos da operação que precisam ser melhorados para, então, potencializar seus resultados com o tempo.

Por que essa integração é importante?

O ERP auxilia muito o gestor e o colaborador no dia a dia. Contudo, a integração com o BI ajuda a entender melhor a performance da empresa em uma perspectiva mais sistêmica. Na prática, o software de gestão é muito bom para gerar registros, mas mostrá-los de maneira estratégica não é sua especialidade.

Por sua vez, o BI coleta, analisa e visualiza dados de forma compreensível, transformando-os em insights acionáveis. Por exemplo, imagine que o ERP registra todas as vendas de um produto, mas o BI tem o poder de destacar as tendências dessas vendas, identificar padrões sazonais e sugerir estratégias de precificação.

Dito isso, o bom de ter o BI integrado ao ERP é que o negócio passa a ter meios de antecipar tendências de mercado. Além disso, tem mais anuidade na tomada de decisão estratégica, o que aumenta sua capacidade de se adaptar a eventuais mudanças e ser mais competitivo.

Como fazer essa integração?

Para integrar ERP e BI, é preciso considerar vários fatores. Um deles é a chamada modelagem, que consiste basicamente em saber se os dados do ERP estão bem estruturados, de modo a ser feita a análise pelo BI. Isso pode envolver, por exemplo, a construção de um data warehouse, um repositório que serve para armazenar os dados do ERP.

Outros pontos a serem considerados são:

  • avaliação de necessidades da empresa;
  • definição de objetivos;
  • garantia de segurança.

ERP e BI, como vimos ao longo do texto, podem trazer resultados expressivos para a empresa. Desde que se tenha clareza das melhorias das quais o negócio precisa, fazer essa integração aumenta muito as chances de o negócio melhorar continuamente suas vendas e sua eficiência operacional.

Percebeu como a integração ERP e BI pode ser decisiva no seu negócio? Aproveite a visita ao blog e curta nossa página no Facebook para acompanhar todas as atualizações. 

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.