Na era do Big Data, as empresas estão se esforçando em coletas e análises do maior número possível de fontes de dados. Com isso, elas buscam enriquecer a experiência do cliente e impulsionar as vendas. A melhor forma de atingir esse objetivo é integrando as ferramentas de BI e CRM.

O CRM fornece às organizações dados centrados nos clientes que se relacionam, diretamente, com as métricas de satisfação e engajamento. O BI, por sua vez, pode apresentar essas informações de forma significativa e acionável.

Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos as melhores dicas para que essa integração seja realizada eficientemente em sua empresa. Continue a leitura!

Entenda o que você está procurando

Antes de efetivar a integração, mapeie as respostas que você está tentando obter sobre a experiência do cliente e o negócio como um todo. Você certamente desenvolverá algumas ideias surpreendentes após iniciar o processo, todavia, o ideal é que elabore uma lista inicial de questões a serem resolvidas.

Previamente, aborde os problemas centrados nos clientes para, então, focar propriamente nas áreas de negócios.

Alimente o CRM com bons dados

Os dados movidos para o sistema de CRM podem influenciar o processo de tomada de decisões estratégicas quando fazem parte da plataforma de BI. Vários departamentos da sua empresa devem seguir práticas que assegurem a qualidade das informações inseridas, como a coleta uniforme e completa de dados de clientes.

Quanto mais estruturados forem os dados, melhores e mais relevantes serão os resultados produzidos e os insights obtidos junto à plataforma de BI.

Crie transferências em tempo real

O BI oferece às empresas benefícios quando os dados subjacentes são atualizados. Sua organização deve estabelecer conexões em tempo real entre as informações do CRM e o dashboard do BI, para que os padrões possam ser identificados e, também, atualizados.

Se, por exemplo, houver um aumento nas chamadas de serviço ao cliente ou em um determinado canal de atendimento, a análise de BI pode detectar o problema original e ajudar a empresa a voltar às operações normais.

Refine a segmentação de clientes

A integração entre CRM e BI resulta no aprofundamento de sua capacidade de compreensão de cada cliente. Isso vai além de saber quando ele realizou determinada ação e de conhecer suas preferências.

Se os dados de CRM social estiverem incluídos, segmente ainda mais sua base de clientes para que os esforços de marketing e vendas possam transmitir mensagens e ofertas personalizadas.

Aproveite os dados para realizar testes

Com a integração de todos os dados — estruturados ou não — do CRM e de outras fontes, as ferramentas de BI podem gerar insights sobre várias métricas. Trata-se de um verdadeiro estímulo à experimentação e ao teste de hipóteses, permitindo que você analise como suas estratégias afetam os números no “mundo real”.

Use o suporte

A elaboração de um planejamento estratégico que descreva metas claras e KPIs mensuráveis é fundamental para o sucesso da integração entre BI e CRM.

Dessa forma, ter acesso e utilizar o suporte de uma consultoria de tecnologia experiente e especializada em criar roteiros de integração pode garantir que você obtenha os benefícios mais tangíveis para a sua organização.

Gostou de conhecer os meios para uma integração eficiente entre BI e CRM? Então, entre em contato conosco e conheça as melhores soluções para a sua empresa!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.