Em linhas gerais, Big Data designa grandes volumes de dados que podem influenciar em operações e negócios. Esses dados são analisados e seus resultados são determinantes para tomadas de decisões.
Um estudo conduzido pela Edgell Knowledge Network a respeito da adoção de Big Data entre os varejistas dos Estados Unidos mostrou que três em cada dez lojistas já desenvolveu ou pretende desenvolver algum projeto de Big Data no e-commerce. O que denota que as soluções baseadas na tecnologia podem significar uma vantagem competitiva para o negócio.
Confira abaixo 7 maneiras de melhorar o seu negócio com Big Data.
1. Conheça seu consumidor
Um e-commerce pode fornecer uma série de informações, como palavras-chave e produtos que foram pesquisados ou acessados, compras efetivadas, carrinhos abandonados, entre outros. O Big Data permite combinar esses dados com as informações das interações sociais, que incluem postagens nas redes sociais e check-ins, responsáveis por mais de 80% dos dados presentes na web. Com esse material é possível entender seus clientes, aperfeiçoar as ações de marketing e de estreitar a relação com eles, o que se converte em mais vendas e maior lucratividade.
2. Conheça o mercado a fundo
A qualidade dos dados captados possibilita que o e-commerce conheça as nuances do mercado, seus concorrentes, preços, promoções e outras ações que facilitando o seu planejamento estratégico e demais atitudes que preencham os pontos fracos da concorrência.
3. Ofereça ofertas personalizadas
Pesquisa recentemente publicado pela INVESP Consulting, apontou que 45% dos consumidores on-line estão mais propensos a fazer compras em um e-commerce capaz de recomendar produtos de forma personalizada. Baseado nos padrões de navegação e características dos clientes, é possível dar prioridade a exibição de ofertas conforme as necessidades e preferências específicas daquele usuário.
4. Personalize as campanhas de marketing
Os consumidores online estão esperando por descontos e ofertas. Quanto mais adequadas às necessidades deles, mais fortes são as campanhas. Aí que está a magia do Big Data no e-commerce, pois quando se tem dados sobre as e preferências do seu público-alvo, é possível personalizar as campanhas de marketing, independente do canal.
5. Automatize seu negócio
A quantidade de informação disponível viabiliza e a automação de muitos processos dentro de um e-commerce. Entre as ações que podem ser adotadas estão o preenchimento de cadastro dos consumidores, envio de e-mail marketing, configuração de preços e etc. A automação diminui os esforços dos usuários durante o processo de compra, aumentando as vendas.
6. Melhore o controle do estoque
Com uma melhor visibilidade acerca os sinais de demanda, os gestores de e-commerce podem gerenciar melhor o estoque, tomar a decisões mais sensatas sobre a eliminação de itens de baixa rotatividade ou aumentar a oferta de itens com ciclo de venda mais rápido. O Big Data vai te ajudar na melhor utilização do estoque e na otimização de mercadorias.
7. Preveja o tráfego e impacto nos negócios
O tráfego de um site não é o mesmo durante todo o ano, e por isso o e-commerce deve estar sempre preparado para picos e quedas na vendas. Por exemplo, temporada de festas têm um impacto não só no tráfego do site, mas também sobre as vendas, gestão de estoque, logística e atendimento ao cliente. O Big Data vai ajuda tanto a prever o tráfego no e-commerce como a taxa de conversão.
Como visto, o Big Data no e-commerce representa o aumento das vendas e ajuda a melhorar a experiência do usuário, contudo é preciso usar os dados adequadamente e aperfeiçoar a estratégia de forma constante. Dessa é possível tirar o melhor proveito das informações fornecidas. Gostou do que leu? Compartilhe este artigo nas redes sociais!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]