No último mês de fevereiro, o Presidente Barack Obama lançou um vídeo comentando sobre o novo cargo criado dentro do seu governo: O Cientista-Chefe de Dados.

Nesse vídeo, o presidente comenta sobre a abertura dos dados do governo para a população e que foi necessária a ajuda especializada sobre o assunto para que os ajudassem a entender a enorme quantidade de dados gerados.

Veja abaixo o vídeo e logo depois a tradução.

As organizações, em geral, possuem uma enorme quantidade de dados que estão sendo perdidos e ignorados. Caso essas informações fossem organizadas e avaliadas devidamente poderiam melhorar processos, reduzir custos e principalmente compreender melhor seus clientes.

“Olá a todos. Normalmente eu começaria essas observações com uma piada sobre Ciência de Dados, porém metade do que a minha equipe pensou, estava abaixo da média.
O que se sabe é que entender e inovar com dados tem o potencial de mudar para melhor a forma que fazemos quase qualquer coisa.
Essa é a razão porque minha administração abriu, pela primeira vez, uma quantidade massiva de dados do governo para o público, com mais de 235.000 de datasets disponíveis para download em data.gov.

Pense em aplicativos sobre clima e mapas que nós checamos todos os dias em nossos telefones, muitos nos quais são carregadas por dados abertos governamentais, em conjunto com inúmeras outras aplicações e serviços ou até mesmo novas iniciativas em medicina, no qual une Ciência de Dados e cuidados de saúde para acelerar os tratamentos de doenças.

Nós queremos que mais americanos sonhem e apliquem inovações como essas para resolver problemas, salvar vidas e criar novos empregos e oportunidades.
Essa é a razão porque eu estou tão satisfeito em dar as boas vindas ao Doutor Dee Jay Patel como o primeiro Cientista-Chefe de dados do governo federal.
A razão pelo qual estou lhe pedindo sua ajuda é, como DJ gosta de dizer, Ciência de Dados é um esporte de equipe.
Isso é porque, nós queremos que vocês, Cientistas de Dados americano, se juntem a nós em Setembro.

Nos ajude a construir serviços digitais melhores para o povo americano.
Nos ajude a liberar inovações em áreas como Saúde e mudança climática.
Nos ajude a mudar para melhor este país e este mundo.
Obrigado.”

Não parou por aí. Na sequência, o próprio Dee Jay Patel, fala sobre o que é a Ciência de Dados e como vai ajudar o governo dos Estados Unidos a se compreender melhor.

A Know Solutions também acredita que pode ajudar a transformar o país para melhor através da facilidade de acesso às informações. Por isso, em breve, teremos novidades nesse sentido.

 

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.