A sua empresa mantém boas práticas de armazenamento de dados? Conforme a tecnologia se torna disseminada no ambiente corporativo, armazenar as informações corretamente é crucial para agregar competitividade aos seus serviços. Afinal, isso permite um maior aproveitamento dos dados no seu dia a dia.

Para te ajudar a entender como isso pode ser feito, preparamos o post a seguir. Continue a leitura e veja como armazenar dados em segurança!

Por que ter boas práticas de armazenamento de dados?
Dados corporativos ganharam um papel de destaque nos últimos anos para empresas que pretendem se modernizar. A exploração dessas informações auxilia no planejamento de médio e longo prazo, assim como em investimentos. Ao mesmo tempo, minimiza os riscos de falhas acontecerem, uma vez que toda a equipe terá maior conhecimento sobre os seus processos.

Mas para que os dados tenham alto valor agregado, é fundamental que a empresa adote boas práticas de armazenamento. Elas reduzem erros de segurança, melhoram a integridade dos registros e agilizam o acesso aos dados. Assim, todas as decisões orientadas por dados terão alta confiabilidade.

Quais as melhores práticas para armazenar dados?
Existem um conjunto de práticas que toda empresa deve seguir quando falamos de armazenamento e uso de dados. Elas reforçam a segurança dos registros, assim como a sua integridade. Confira!

1. Faça backup
O backup de dados pode ser feito localmente ou na nuvem. Com ele, a empresa consegue garantir o acesso a informações mesmo quando elas são apagadas sem querer. Assim, a continuidade dos serviços é mantida em tempo integral.

2. Elimine informações que não podem ser protegidas
Todos os dados estratégicos devem ser protegidos contra o acesso de terceiros. Quando isso não é possível, uma boa alternativa é eliminar as informações. Desse modo, a empresa pode manter o nível de confiabilidade da sua infraestrutura de TI em dia.

3. Tenha uma política de controle de acesso
O controle de acesso garante ao negócio que apenas as pessoas certas visualizarão, editarão ou compartilharão os seus arquivos internos. Ou seja, traz mais segurança e integridade para os dados da empresa. Por isso ele deve ser adotado em toda a companhia, considerando as demandas dos usuários e o seu perfil de trabalho.

4. Use ferramentas de segurança
Ferramentas de segurança como as de monitoramento, controle de acesso e criptografia reforçam o cuidado que o negócio consegue ter com os seus dados. Ao mesmo tempo, facilitam a gestão dos arquivos e minimizam o tempo gasto com a tarefa. Assim, toda a equipe de TI pode sempre manter-se conectada a atividades críticas.

Por que boas práticas de armazenamento de dados tornam o negócio mais competitivo?
A confiabilidade tornou-se um fator crítico para o sucesso de várias empresas. Quando o negócio consegue manter os dados de seus clientes bem protegidos, eles passam a criar laços mais profundos com a companhia. Afinal de contas, isso garante que a empresa conseguirá lidar com os seus dados sem problemas.

Por isso toda empresa deve investir em boas práticas de armazenamento de dados. Afinal de contas, elas são alguns dos passos básicos para obter, manter e utilizar informações estratégicas sem riscos de segurança e integridade. Assim, a empresa conseguirá sempre manter-se a frente da concorrência na hora de buscar novos clientes.

Quer saber mais sobre como usar os seus dados de modo estratégico? Confira o nosso post sobre o tema!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.