Afirmar sobre as rápidas mudanças que a tecnologia acarreta aos mais diversos setores já deixou de ser novidade há algum tempo. Considerando a velocidade com que essas alterações acontecem, o que é novo hoje, pode se tornar ultrapassado em poucos meses. Isso porque, a intenção é de que, com a tecnologia, sempre sejam criadas facilidades e benefícios para os diferentes ramos.

As formas de comunicar é uma dessas áreas que está em constante modificação. Se antes, o rádio, a televisão, o jornal impresso e a revista eram os meios para se obter informação, hoje, somos bombardeados por notícias o tempo todo. Sites, portais, redes sociais e aplicativos facilitam para que o envio e o recebimento de informações aconteçam de forma imediata e mais prática.

No entanto, não é apenas a forma de passar a notícia aos leitores, ouvintes e telespectadores que evoluiu ao longo destes anos, junto com a tecnologia. As mudanças também aconteceram com as formas de obter esta informação.

Um dos jeitos atuais que têm chamado a atenção nas novas mídias é a forma de obter e cruzar dados e informações para gerar conteúdo. Foi assim, fazendo a análise de dados, que o site FiveThirtyEight se destacou.

O criador da página, Nate Silver, costumava analisar dados para comentar sobre baseball. Porém, insatisfeito com a cobertura midiática das campanhas eleitorais dos Estados Unidos, passou a usar a mesma técnica para analisar o desempenho dos candidatos nas eleições. Combinando as pesquisas eleitorais com análises estatísticas, Nate Silver conseguiu acertar, em 2008, o resultado das urnas de 49 estados, em um total de 50, além dos 35 senadores eleitos. Quatro anos depois, na última corrida eleitoral, o site acertou o resultado de todos os estados.

O desempenho foi tão impressionante que, desbancando grandes nomes dos meios de comunicação, o FiveThirtyEight chegou a ganhar diversos prêmios, incluindo o de “Melhor Cobertura Política”. O então blog de Nate Silver, foi hospedado por uns tempos no site do New York Times e, atualmente, faz parte da ESPN, abordando temas como ciência e economia, além de política e esporte.

Todas as publicações do FiveThirtyEight são baseadas em técnicas avançadas de estatísticas e informações numéricas históricas para a análise de dados. Na mesma busca de criar um conteúdo que vai além do texto, situado com dados, históricos e gráficos que contextualizem o leitor, também está crescendo o site Vox Media.

Esses dois tipos sites de comunicação, além de, possivelmente, se tornarem uma tendência para os próximos anos na forma de fazer jornalismo, demonstram também a utilização prática de business intelligence e o quanto este tipo de tecnologia pode trazer benefícios não só às empresas, mas também a outros tipos de segmentos.

Está buscando por consultoria BI para implantar na sua empresa? Entre em contato com a Know Solutions e faça um orçamento.

 

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.