Claro que a seleção da Alemanha foi um sucesso em todos os sentidos na Copa do Mundo 2014. Porém, poucos sabem que além da competência, eles também possuíam apoio da tecnologia.

A Federação Alemã de Futebol desenvolveu uma solução que analisa uma enorme quantidade de dados de performance geradas durante as partidas, tanto dos jogadores da própria Alemanha quanto dos jogadores dos times adversários.

sapgermany_2971333c

Com a aquisição desses dados, as informações foram compiladas e apresentadas através de simulações e gráficos que podiam ser visualizadas através de Tablets e Smartphones. Essas informações foram utilizadas para preparar as estratégias e ajudar os jogadores a compreender os comportamentos dos seus adversários.

Para adquirir esses dados, foram utilizadas oito câmeras que rastreavam os movimentos de todos os jogadores, são milhões de pontos de dados por minuto, devidamente registrados e organizados para uma melhor compreensão dos envolvidos.

A mais notória melhoria que a seleção obteve utilizando essa solução foi a velocidade de passe do time. Quando a Alemanha chegou às semi-finais em 2010, os jogadores possuíam uma média de posse de 3.4 segundos, após o uso da ferramenta eles puderam reduzir esse tempo para 1.1 segundos, uma melhoria de quase 310%.

Outros dados também eram capturados como velocidade e distância percorrida dos jogadores, posicionamento e número de toques.

497275799MR00027_T_2971337c

Salvo as devidas proporções, isso é exatamente o que um ferramenta de Business Intelligence faz dentro de uma Organização: Recolhe milhares, milhões e até mesmo bilhões de dados gerados por diferentes sistemas e os organiza de uma forma de fácil compreensão para os gestores. Assim, é possível entender melhor os comportamentos tanto internos quanto externos, facilitando as tomadas de decisões e estratégias.

Há um ponto ainda mais importante a ressaltar: Os dados gerados por essas câmeras estavam disponíveis para todas as seleções, porém apenas a seleção Alemã utilizou uma solução para tratar essas informações. Isso também ocorre nas empresas, os dados estão lá, disponíveis. Basta alguém com um pensamento de campeão ter a iniciativa de organizar e compreendê-los.

Pense nisso.

Conheça um pouco mais o que nossa Consultoria em Business Intelligence pode fazer pela sua empresa no nosso site.

 

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.