A forma como o público encontra sua empresa e recebe seu produto é tão importante quanto sua qualidade. Mesmo que você tenha um serviço de alto padrão, ainda é possível perder várias oportunidades se você não investir na melhor experiência do cliente.
Atualmente, existem diversas ferramentas que contribuem com esse aspecto do negócio. Uma delas é o Business Intelligence, também chamado de BI. Se for aplicado corretamente, ele contribui não apenas com o funcionamento interno da sua empresa, mas também com a satisfação do seu público a longo prazo.
Acompanhe e entenda melhor como usar o BI para melhorar a experiência do cliente.
O que é Business Intelligence?
O BI é uma estratégia que visa coletar dados sobre sua empresa, seu público e seus concorrentes com objetivo de tomar decisões estratégicas. Assim, você tem uma base mais sólida a partir da qual fazer o seu planejamento e encontrar novas oportunidades de mercado.
Por que é importante investir na melhor experiência do cliente?
Em muitos casos, a decisão de compra do público não é baseada somente na qualidade da solução, mas na forma como ela é oferecida. Com o mercado cada vez mais competitivo, é importante que a experiência de compra seja o mais simples e eficiente possível, evitando pontos de atrito que impeçam a compra.
Como o BI contribui com a melhor experiência do cliente?
Muitas das tendências de Business Intelligence atuais são voltadas para melhorar o contato com o público. Basta saber como aproveitá-las corretamente.
Confira aqui algumas formas de aplicar o BI para aprimorar a experiência do cliente.
Identificar padrões de demanda
Um dos principais propósitos do BI é usar dados para encontrar padrões de comportamento no público. Assim, você entende melhor como ele responde a certas formas de atendimento e quais são suas demandas. Dependendo das suas descobertas, pode ser necessário mudar vários aspectos do seu negócio para obter melhores resultados de venda.
Prever cenários futuros
Para promover o crescimento do negócio, é importante considerar o cenário atual enquanto se prepara para o futuro. O mesmo se aplica à experiência do cliente. Se você consegue prever o aumento em uma demanda, pode ajustar seus processos para atender a essas expectativas e encontrar novas oportunidades de crescimento para sua empresa.
Personalizar o atendimento
É fundamental que sua empresa se destaque, incentivando a fidelização do público desde o começo. Uma forma de fazer isso é através da personalização do atendimento, mudando certos aspectos ou direcionando o cliente de forma mais eficiente até a solução desejada. Com o BI, você pode adotar diversos métodos para tornar esse contato mais eficiente, como o autoatendimento.
Prezar pela melhor experiência do cliente é essencial para aproveitar melhor as oportunidades de mercado. Com a ajuda da Know Solutions, você tem todos os recursos que precisa para aplicar o BI de forma mais eficiente, identificar pontos de melhoria e tomar decisões estratégicas para fidelizar seu público.
Quer aplicar o Business Intelligence de forma eficiente em seu negócio? Então entre em contato com a Know Solutions e conte com a nossa ajuda.
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?