A forma como o público encontra sua empresa e recebe seu produto é tão importante quanto sua qualidade. Mesmo que você tenha um serviço de alto padrão, ainda é possível perder várias oportunidades se você não investir na melhor experiência do cliente.

Atualmente, existem diversas ferramentas que contribuem com esse aspecto do negócio. Uma delas é o Business Intelligence, também chamado de BI. Se for aplicado corretamente, ele contribui não apenas com o funcionamento interno da sua empresa, mas também com a satisfação do seu público a longo prazo.

Acompanhe e entenda melhor como usar o BI para melhorar a experiência do cliente.

O que é Business Intelligence?

O BI é uma estratégia que visa coletar dados sobre sua empresa, seu público e seus concorrentes com objetivo de tomar decisões estratégicas. Assim, você tem uma base mais sólida a partir da qual fazer o seu planejamento e encontrar novas oportunidades de mercado.

Por que é importante investir na melhor experiência do cliente?

Em muitos casos, a decisão de compra do público não é baseada somente na qualidade da solução, mas na forma como ela é oferecida. Com o mercado cada vez mais competitivo, é importante que a experiência de compra seja o mais simples e eficiente possível, evitando pontos de atrito que impeçam a compra.

Como o BI contribui com a melhor experiência do cliente?

Muitas das tendências de Business Intelligence atuais são voltadas para melhorar o contato com o público. Basta saber como aproveitá-las corretamente.

Confira aqui algumas formas de aplicar o BI para aprimorar a experiência do cliente.

Identificar padrões de demanda

Um dos principais propósitos do BI é usar dados para encontrar padrões de comportamento no público. Assim, você entende melhor como ele responde a certas formas de atendimento e quais são suas demandas. Dependendo das suas descobertas, pode ser necessário mudar vários aspectos do seu negócio para obter melhores resultados de venda.

Prever cenários futuros

Para promover o crescimento do negócio, é importante considerar o cenário atual enquanto se prepara para o futuro. O mesmo se aplica à experiência do cliente. Se você consegue prever o aumento em uma demanda, pode ajustar seus processos para atender a essas expectativas e encontrar novas oportunidades de crescimento para sua empresa.

Personalizar o atendimento

É fundamental que sua empresa se destaque, incentivando a fidelização do público desde o começo. Uma forma de fazer isso é através da personalização do atendimento, mudando certos aspectos ou direcionando o cliente de forma mais eficiente até a solução desejada. Com o BI, você pode adotar diversos métodos para tornar esse contato mais eficiente, como o autoatendimento.

Prezar pela melhor experiência do cliente é essencial para aproveitar melhor as oportunidades de mercado. Com a ajuda da Know Solutions, você tem todos os recursos que precisa para aplicar o BI de forma mais eficiente, identificar pontos de melhoria e tomar decisões estratégicas para fidelizar seu público.

Quer aplicar o Business Intelligence de forma eficiente em seu negócio? Então entre em contato com a Know Solutions e conte com a nossa ajuda.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.