O Business Intelligence é um componente indispensável para o melhor desempenho de toda empresa. Todos os seus setores podem se beneficiar com a análise de dados em tempo real. Porém, para aproveitar melhor estes recursos, é importante democratizar o acesso a essas ferramentas. Algo que é com o BI de autoatendimento.
Com o planejamento certo, sua equipe pode utilizar suas ferramentas de Business Intelligence de forma mais eficiente. Assim, é possível tomar mais decisões estratégicas no dia a dia.
Acompanhe e entenda melhor o BI de autoatendimento, seus principais benefícios e como você pode adotá-lo em seu negócio.
Como funciona o BI de autoatendimento?
Também chamado de SSBI (Self-service Business Intelligence), o BI de autoatendimento é um método de gestão de dados em que os próprios usuários têm acesso às informações e às ferramentas de análise. Ou seja, a equipe consegue usar os recursos de Business Intelligence por conta própria para tomar decisões, mesmo sem conhecimento aprofundado sobre banco de dados ou programação.
Quais são os principais benefícios dessa abordagem?
Essa abordagem oferece uma série de vantagens em relação aos métodos mais tradicionais de BI. Veja aqui alguns dos principais exemplos.
Tomada de decisões mais eficiente
Facilitar o acesso a dados pela equipe, além de otimizar sua análise no dia a dia, é fundamental para auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Com o BI de autoatendimento, seus colaboradores podem monitorar suas atividades com mais precisão e tomar decisões que melhoram seu desempenho.
Menor dependência do time de TI
Um dos desafios no uso de ferramentas de BI é sempre depender da equipe de TI para realizar qualquer avaliação. Porém, com o uso de interfaces visuais e ferramentas simplificadas, cada setor pode buscar as informações que precisa para definir seus próprios planos.
Facilidade na comunicação entre times
O BI de autoatendimento também contribui com a comunicação interna da empresa. Como o acesso a dados de diferentes áreas é mais eficiente, as informações geradas por um time podem ser acessadas facilmente pelos outros.
Como aplicar o BI de autoatendimento?
Para que esses recursos gerem o resultado desejado, é fundamental ter um bom planejamento. Veja aqui alguns pontos que você deve manter em mente.
Use boas ferramentas
Para implementar qualquer medida de Business Intelligence, é fundamental utilizar as ferramentas certas para coletar e processar dados. Ao mesmo tempo, suas plataformas precisam apresentar essas informações claramente, para que todos compreendam seus objetivos.
Invista em governança de dados
Garantir a segurança e integridade da informação também é responsabilidade da empresa. Estabelecer uma política de governança de dados, com controle de acesso, histórico de modificações, entre outras medidas, é fundamental para manter sua confiabilidade e facilitar a tomada de decisões estratégicas.
Prepare sua equipe
Mesmo com as ferramentas já implementadas, ainda depende da sua equipe aproveitá-las no dia a dia. Sendo assim, você deve investir em treinamentos para que seus colaboradores saibam como utilizar estes recursos.
Agora você conhece melhor o BI de autoatendimento e seus benefícios para a empresa. Com a assistência certa, você encontra as melhores ferramentas para organizar e visualizar dados corretamente em seu negócio.
Quer continuar recebendo mais dicas para melhorar o autoatendimento em sua empresa? Então assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]