O Business Intelligence é um componente indispensável para o melhor desempenho de toda empresa. Todos os seus setores podem se beneficiar com a análise de dados em tempo real. Porém, para aproveitar melhor estes recursos, é importante democratizar o acesso a essas ferramentas. Algo que é com o BI de autoatendimento.

Com o planejamento certo, sua equipe pode utilizar suas ferramentas de Business Intelligence de forma mais eficiente. Assim, é possível tomar mais decisões estratégicas no dia a dia.

Acompanhe e entenda melhor o BI de autoatendimento, seus principais benefícios e como você pode adotá-lo em seu negócio.

Como funciona o BI de autoatendimento?

Também chamado de SSBI (Self-service Business Intelligence), o BI de autoatendimento é um método de gestão de dados em que os próprios usuários têm acesso às informações e às ferramentas de análise. Ou seja, a equipe consegue usar os recursos de Business Intelligence por conta própria para tomar decisões, mesmo sem conhecimento aprofundado sobre banco de dados ou programação.

Quais são os principais benefícios dessa abordagem?

Essa abordagem oferece uma série de vantagens em relação aos métodos mais tradicionais de BI. Veja aqui alguns dos principais exemplos.

Tomada de decisões mais eficiente

Facilitar o acesso a dados pela equipe, além de otimizar sua análise no dia a dia, é fundamental para auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Com o BI de autoatendimento, seus colaboradores podem monitorar suas atividades com mais precisão e tomar decisões que melhoram seu desempenho.

Menor dependência do time de TI

Um dos desafios no uso de ferramentas de BI é sempre depender da equipe de TI para realizar qualquer avaliação. Porém, com o uso de interfaces visuais e ferramentas simplificadas, cada setor pode buscar as informações que precisa para definir seus próprios planos.

Facilidade na comunicação entre times

O BI de autoatendimento também contribui com a comunicação interna da empresa. Como o acesso a dados de diferentes áreas é mais eficiente, as informações geradas por um time podem ser acessadas facilmente pelos outros.

Como aplicar o BI de autoatendimento?

Para que esses recursos gerem o resultado desejado, é fundamental ter um bom planejamento. Veja aqui alguns pontos que você deve manter em mente.

Use boas ferramentas

Para implementar qualquer medida de Business Intelligence, é fundamental utilizar as ferramentas certas para coletar e processar dados. Ao mesmo tempo, suas plataformas precisam apresentar essas informações claramente, para que todos compreendam seus objetivos.

Invista em governança de dados

Garantir a segurança e integridade da informação também é responsabilidade da empresa. Estabelecer uma política de governança de dados, com controle de acesso, histórico de modificações, entre outras medidas, é fundamental para manter sua confiabilidade e facilitar a tomada de decisões estratégicas.

Prepare sua equipe

Mesmo com as ferramentas já implementadas, ainda depende da sua equipe aproveitá-las no dia a dia. Sendo assim, você deve investir em treinamentos para que seus colaboradores saibam como utilizar estes recursos.

Agora você conhece melhor o BI de autoatendimento e seus benefícios para a empresa. Com a assistência certa, você encontra as melhores ferramentas para organizar e visualizar dados corretamente em seu negócio.

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Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.