Vivemos hoje uma era movida por dados. Com o avanço da tecnologia, as empresas podem mensurar todos os aspectos que interferem em seu desempenho. Mas, você sabe como exatamente usar essas referências para obter vantagem competitiva?

Tal conhecimento é importante não só para um uso consciente dessas referências, como para ter um entendimento mais aprofundado do negócio.

Se o assunto desperta o seu interesse, leia o post até o final!

Qual a importância da inteligência de mercado?
O uso de dados está intimamente ligado à inteligência de mercado, que nada mais é que o processo de coletar e monitorar dados, transformando-os em informações úteis para que a empresa consiga melhorar as próprias estratégias e alcançar resultados mais satisfatórios.

A aplicação da inteligência de mercado ajuda a antecipar tendências e riscos, preparando a organização para mudanças inevitáveis e evitando que ela se torne obsoleta.

Porém, para que os dados tragam realmente um diferencial, é preciso cuidado nas análises e uma aplicação prática de todo o conhecimento que proporcionam.

Como o uso de dados ajudam na vantagem competitiva?
Fazendo uma análise cuidadosa e utilizando as informações de maneira correta, a empresa pode sair na frente em diversos aspectos. Destacamos os mais importantes.

Melhora a tomada de decisões
Com as ferramentas avançadas que as organizações dispõem, é possível identificar ameaças externas e problemas internos de maneira muito clara. Os dados permitem análises mais aprofundadas e uma visão holística do negócio.

Toda essa transparência traz uma segurança muito maior à tomada de decisão. Os gestores não precisam mais definir os próximos passos sem saber exatamente as consequências. Eles já têm uma ideia mais definida sobre o que esperar e dos resultados positivos e negativos.

Identifica e corrige falhas
Gargalos na produção são comuns e muitas vezes passam despercebidos. A avaliação cuidadosa dos dados ajuda a identificar problemas nos processos internos e a promover correções e mudanças capazes de impulsionar os resultados, além de proporcionar um uso mais inteligente dos recursos.

Ou seja, com as ferramentas apropriadas, a empresa consegue fazer mais, em menos tempo e com menos dinheiro. Isso traz uma enorme vantagem competitiva e consegue deixar a organização pronta para aproveitar oportunidades e acompanhar atualizações, inevitáveis em qualquer nicho de atuação.

Melhora a relação com o cliente
Compreender os desafios e as necessidades dos clientes é condição básica para qualquer organização. Com um banco de dados atualizado, as referências sobre consumo e a preferências dos consumidores ficam bem nítidas.

A partir desse ponto, é possível criar novos produtos e soluções, melhorar o atendimento e estabelecer uma relação mais próxima, fidelizando o cliente e fortalecendo a marca.

Não limite a aplicação de dados apenas a essas três possibilidades que citamos aqui. Elas são alguns dos pilares para uma maior vantagem competitiva, mas também vale avaliar outras opções, de acordo com a realidade do seu negócio.

Se precisar de ajuda para avaliar os indicadores e saber como utilizar a inteligência de mercado a seu favor, entre em contato conosco! Podemos montar a estratégia ideal para a sua corporação!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.