Fazer a gestão de projetos hoje em dia é uma tarefa desafiadora: criar um produto para colocá-lo em um mercado cada vez mais competitivo requer um esforço coletivo de inovação e pesquisa. No entanto, a responsabilidade pelas escolhas muitas vezes cai sobre o gestor.

Uma das soluções para dar suporte na tomada de decisão é usar Business Intelligence na gestão de projetos, que pode prevenir decisões precipitadas e desinformadas.

No entanto, essa é apenas uma das várias maneiras que o BI pode contribuir para a sua gestão! Quer saber mais sobre como ele funciona? Acompanhe o post de hoje!

O que é Business Intelligence?

O BI é uma metodologia que tem como função primária coletar dados de diversas fontes dentro da empresa e organizá-los de forma que fiquem mais compreensíveis. Hoje em dia, isso é feito por diversas empresas por meio de sistemas informatizados. Sendo assim, é possível extrair mais informação mais rápido do que com uma simples tabela do Excel ou alguns gráficos.

Uma vez que o sistema de BI esteja sendo alimentado com uma variedade grande de informações, ele vai analisar e reconhecer padrões, que é o seu grande diferencial competitivo. Além disso, as soluções de Business Intelligence também têm a opção de emitir alertas quando os indicadores atingem níveis críticos, o que ajuda a prevenir surpresas desagradáveis.

Como o Business Intelligence contribui para gestão de projetos?

O BI pode ser usado em diversas áreas de uma empresa, desde o marketing até o setor financeiro. Mas é na gestão de projetos que ele pode fazer contribuições críticas.

BI reúne, organiza e distribui as informações

Em vez de ter os dados, coletados pela empresa, espalhados entre os diferentes setores, com o Business Intelligence é possível ter tudo unificado em uma mesma aplicação. Além disso, o BI é mais fácil de atualizar, dispondo os dados de forma dinâmica e de fácil compreensão.

A forma de distribuição também facilita o compartilhamento de informações entre os envolvidos no projeto e garante mais segurança da informação, uma vez que é possível ter controle sobre quem pode ter acesso a quais dados.

BI faz conexões entre os dados e ajuda na tomada de decisão

Uma vez que as informações estejam todas em um só lugar, fica muito mais fácil para o gestor de analisá-las em um conjunto nos momentos de tomada de decisão. Mas o que o Business Intelligence faz não é só tornar as informações acessíveis, como também ajudar a traçar essas conexões entre diferentes dados por meio de um software que identifica padrões e tendências de mercado.

Além disso, o BI faz o monitoramento dos indicadores com alertas automáticos para o gestor, o que dá mais controle sobre o projeto.

BI facilita o cumprimento do planejamento

Entre os envolvidos de um projeto, é possível compartilhar informações como os prazos, quais são as atividades realizadas e o estágio de cada uma dessas tarefas. Isso não só aumenta a integração da equipe, como também permite ter uma visão melhor sobre os pontos falhos do projeto e daquilo que se desviou do planejado.

Com a análise dos padrões, o BI pode conseguir até prever, por exemplo, quando haverá necessidade de mais recursos do que o planejado dentro de um projeto.

Quer saber mais sobre como o BI pode contribuir para o sucesso da sua empresa? Ficou interessado na atuação do Business Intelligence na gestão de projetos? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades em BI!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.