As informações estratégicas de desempenho do seu negócio estão disponíveis em tempo real? Se não, então você precisa definir KPIs (“Key Performance Indicators” – Indicadores Chave de Desempenho) e gerenciá-los com uma ferramenta de Business Intelligence (Inteligência de Negócios).

Os KPIs em Business Intelligence servem para medir o alcance das metas relacionadas aos objetivos estratégicos da empresa. Nem sempre os dados necessários para apuração dos KPIs estão disponíveis de forma organizada e centralizada, geralmente estão dispersos em diversas planilhas e sistemas não integrados. Para ter informações que agregam valor, é necessário desenvolver uma metodologia de análise de dados com o uso de recursos de inteligência de negócios. Sem isso, os gestores não têm o exato panorama do que acontece em sua empresa.

O que é Business Intelligence?

É um programa de computador de alto nível, associado a um banco de dados (Data Warehouse), capaz de reunir dados dispersos em diversas fontes, tratá-los e combiná-los com base em regras de negócios específicas. Ele gera informações sobre o desempenho da empresa em relação às estratégias traçadas em seu planejamento anual. Seus conceitos básicos foram desenvolvidos nos anos 80 pelo Prof. Dr. Ralph Kimball, dos Estados Unidos da América, de forma pioneira.

Qual a importância dos KPIs em Business Inteligence?

Os KPIs possibilitam aos gestores avaliar o quanto a empresa está perto ou longe de alcançar os seus objetivos estratégicos e, desta forma, ter base para a tomada de decisões que poderão reverter tendências negativas e possibilitar bons resultados.

Qual a diferença entre métrica e KPI?

Uma métrica é uma medida isolada de um resultado. Um KPI informa o padrão de comportamento de uma métrica ao longo do tempo, demonstrando seu ritmo de mudança (taxa) e sua tendência, se crescente ou decrescente.

Como determinar os KPIs mais importantes para a organização?

Primeiramente é necessário determinar os objetivos estratégicos da empresa e suas metas. Em seguida, definir quais KPIs concorrerão para o alcance dos resultados esperados. Alguns KPIs são comuns à maioria dos negócios, tais como: ROI = Return on Investment (Retorno sobre Investimento), Taxa de Lucratividade e LTV = Life Time Value (Valor do Cliente no Tempo). Os demais KPIs variam de acordo com o ramo de atividade da empresa.

Como gerenciar os KPIs?

A melhor maneira de gerenciar os KPIs é aplicando recursos de Business Intelligence (BI). Um caso de sucesso no uso de BI é o da seleção Alemã de futebol, que obteve resultados incríveis melhorando significativamente seu desempenho.

Os gestores de empresas nem sempre percebem que têm à sua disposição um grande volume de informações dispostas de forma desconexa, dificultando seu entendimento e a tomada de decisões. Utilizar KPIs em Business Intelligence possibilita acesso a informações qualificadas, que podem melhorar muito o desempenho geral da empresa. Existem diversos softwares de BI disponíveis no mercado, entre eles destaca-se o Pentaho, que é uma ferramenta Open Source (código aberto) sem taxa de licenciamento e customizável.

Deixe o seu comentário sobre este post. Queremos interagir com você!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.