Cada vez mais executivos estão despertando para as vantagens de utilizar Big Data para destacar seus negócios no mercado. A possibilidade de processar grandes volumes de dados e extrair análises avançadas — que auxiliam a tomada de decisões e decidem os rumos do negócio — vem transformando o mercado e as organizações.

A confiança no poder do Big Data é tamanha que líderes empresariais acreditam que ele revolucionará  as operações de negócios da mesma maneira que a internet fez.

Neste post você conhecerá 3 vantagens de utilizar o Big Data em sua empresa. Confira!

Melhores decisões de negócio e novos fluxos de receita

O Big Data é uma das formas mais eficazes de fundamentar decisões futuras do negócio, identificando tendências no mercado, que podem ser tanto de origem econômica quanto comportamental. Ter acesso a essas informações torna mais fácil estimar a aceitação de novos produtos antes mesmo que eles sejam desenvolvidos.

Através da organização e da análise de grandes volumes de dados, diversos insights podem ser gerados para ajudar na identificação de novas oportunidades de atuação e auxiliar a empresa a se manter inovadora no mercado e gerar novos fluxos de receita.

Outra grande vantagem do Big Data é referente à agilidade e à assertividade na tomada de decisões fornecida aos dirigentes da organização. Com informações confiáveis e estratégicas em mãos, os rumos do negócio podem ser decididos muito mais rapidamente, fazendo com que a empresa economize tempo e tenha vantagem sobre os concorrentes.

Estratégias de marketing mais eficientes

Uma ação de marketing segmentada e direcionada para um público específico consegue gerar muito mais valor, credibilidade e resultados do que campanhas direcionadas para as massas. Para que seja possível criar ações que gerem interesse no potencial cliente, é necessário conhecê-lo.

O Big Data permite analisar os dados de seu público e trazer informações-chave sobre comportamento, preferências, histórico e o perfil de compra de cada consumidor. Dessa forma, é possível criar ações personalizadas e específicas para cada perfil, trazendo mais retorno sobre o investimento em cada campanha.

Uma companhia de turismo, por exemplo, poderia utilizar o Big Data para descobrir os destinos preferidos de seus clientes, enviando sugestões personalizadas nos momentos em que a variação cambial estiver mais em conta. Os pacotes também poderiam ser oferecidos para família, casal ou solteiro, de acordo com a composição familiar do cliente.

Retenção e fidelização de clientes

Diversas empresas investem muitos recursos na prospecção de novos clientes, mas negligenciam a importância de fidelizar e reter os clientes atuais, o que pode ser muito custoso. Fidelizar os clientes, sem dúvidas, é mais econômico do que conquistar novos e o Big Data pode ser usado para otimizar esse processo.

Ter em mãos informações que possibilitam conhecer a razão pela qual seus clientes permanecem com você ou buscam outra solução no mercado permite que você se antecipe e se adapte para manter a satisfação.

Através de indicadores gerenciais que mostram índices de reclamações e nível de satisfação, entre outras métricas, sua equipe pode criar planos de ação para atualizar seus serviços, além de antecipar possíveis ameaças ao negócio.

E então? O que você achou das vantagens de utilizar Big Data? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.