Quando trabalhamos com Data Warehouse é importante mantermos uma dimensão de datas, essa dimensão é vinculada na tabela fato através de um chave estrangeira String ou Integer (de preferência).

Muitas vezes precisamos converter a data do sistema de origem para um desses dois tipos utilizando o PDI (Kettle). Em geral, se usa o formato yyyyMMdd.

Para fazer isso, basta criar um Step Modified Java Script Value:

b2ap3_thumbnail_2014-04-01-01.14.35-pm.png

No código desse step digite:

1
var date_id = date2str(date_value, "yyyyMMdd");

A variável date_value deve ser substituída pelo nome do campo que você deseja converter.

Esse código converterá a data para String, caso deseje converter para Integer, substitua o tipo do campo no retorno das variáveis do mesmo Step:

b2ap3_thumbnail_2014-04-01-01.17.48-pm.png

 

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.