O termo Business Intelligence (BI) ou simplesmente inteligência de negócios está relacionado diretamente ao conjunto de técnicas que a gestão empresarial coloca em prática em busca de informação. Usar uma ferramenta de BI normalmente significa coletar, analisar e cruzar dados em busca de insights sobre o negócio.

Devido a essa atuação, o BI tem alguns benefícios cruciais para o sucesso da gestão empresarial. A seguir, conheça 5 benefícios do BI e entenda quais são s seus impactos na gestão!

Favorece a análise e visualização de dados

Visualizar os dados de análise do comportamento de cliente e encontrar relações entre conjuntos de informações nem sempre é fácil. Especialmente com o volume de informações adquiridos por uma empresa, fazer essa análise geralmente é uma tarefa desafiadora.

Nesse sentido, o BI é altamente vantajoso para a gestão empresarial porque seus relatórios e sua própria visualização de dados permitem que as análises sejam realizadas mais facilmente.

Auxilia no planejamento da gestão

A partir da análise de dados adequada, a gestão pode começar a tomar decisões, inclusive do ponto de vista do planejamento. Com esses dados, é mais fácil alinhar valores, expectativas e atuações de diversos setores, por exemplo.

Além disso, o BI oferece dados relevantes para responder dúvidas importantes do negócio, assim como permite reconhecer novas oportunidades de negócio em geral.

Diminui a chance de riscos e erros

As decisões tomadas baseadas no BI se apoiam em fatos concretos traduzidos em números, relações e análises. Com isso, a gestão se torna muito mais relevante e mais assertiva, já que usa mecanismos que aumentam as chances de sucesso de uma determinada atitude a ser implementada no negócio.

O resultado disso é que os processos baseados nessa abordagem colaboram para diminuir a chance de riscos e erros em geral.

Em vez de se basear somente no feeling empresarial, agora a gestão tem mais oportunidades de prever adequadamente o que pode acontecer, evitando investimentos e decisões que prejudiquem o negócio.

Economiza tempo e dinheiro

Embora não seja o principal benefício, uma das vantagens mais tangíveis do uso de BI é a economia de tempo e de dinheiro.

Isso acontece porque ao automatizar certas funções, a análise de dados fica menos trabalhosa e menos demorada, aumentando a eficiência e a produtividade.

Além disso, ao diminuir as chances de erro o uso dessa ferramenta também evita que o negócio aloque recursos de maneira incorreta e termine desperdiçando-os.

Oferece vantagem competitiva

No geral, todos esses benefícios colaboram para que a gestão empresarial torne o negócio mais competitivo. Ao tomar decisões melhores e ao evitar erros, o desperdício de recursos diminui e mais a gestão pode investir em melhorias.

O BI também é relevante para mapear e compreender quais são as necessidades do cliente e qual é o seu comportamento, o que permite que a gestão saia à frente dos concorrentes, especialmente os que não usam esse tipo de ferramenta.

O BI tem como papel principal apoiar a gestão empresarial e torná-la mais assertiva e mais eficiente. Com redução de custos e de desperdício e ganho de competitividade, o resultado é que essa abordagem faz com que a gestão empresarial seja cada vez mais estratégica para o negócio.

O que você pensa sobre o uso desse recurso e dos benefícios do BI? Conte nos comentários e participe do debate!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.