Primeiramente, queremos saber. Você já utiliza o Power BI a favor de seus negócios? Se sua resposta for afirmativa, você sabe a diferença entre o Desktop Power BI e o serviço de Power BI? Agora, se sua resposta for negativa, saiba que muitos empreendedores também não sabem qual a diferença de um para o outro.

O fato é que quando a empresa implementa uma tecnologia ou aperfeiçoa o que já é utilizado nos processos e operações, independentemente do setor ou porte, é fundamental entendermos, além das funcionalidades, os termos que envolvem a ferramenta contratada.

Para te ajudar a entender mais sobre as diferenças entre Desktop Power BI e o serviço Power BI, preparamos este material para aprimorar o seu conhecimento. Boa leitura.

O que é Power BI?

O Power BI é uma ferramenta que revolucionou o setor de Business Intelligence e a maneira como as empresas se posicionam e desenvolvem suas estratégias. Por isso, ter um domínio dessa ferramenta é imprescindível, tanto quanto o Excel e outras aplicações corporativas.

Com o Power BI, é possível analisar dados, gerar relatórios, criar dashboards e compartilhar os insights com os diferentes setores da empresa, visando ter uma tomada rápida e inteligente de decisões, assim como reunir o volume de dados proveniente de diferentes fontes para desenvolver as métricas e indicadores coerentes à realidade da empresa.

Qual a definição de Desktop Power BI?

Agora, quando falamos de Desktop Power BI, nos referimos ao aplicativo baixado e instalado de maneira gratuita em um computador. Por esse motivo, essa ferramenta é essencial no cenário corporativo por analisar as informações e gerar relatórios que vão transformar, conectar e dinamizar a maneira como a empresa realiza seus negócios.

Para isso, o Desktop Power BI conta com um Editor de Consultas que combina e extrai informações de diferentes lugares para desenvolver um modelo de dados que chamamos de modelagem. Dessa forma, é possível compartilhar o que foi criado com outras pessoas da empresa por meio do Power BI.

Qual a diferença entre o Desktop Power Bi e o serviço Power Bi?

Ao passo que o conceito e definição de ambos ficou claro, vamos reforçar as funções desempenhadas por cada um para que suas diferenças fiquem bem claras. Confira:

  • Power BI — traz algumas fontes de dados, permitindo a criação de Dashboards e Workspaces. Além disso, proporciona o compartilhamento e fluxo de dados para a criação de relatórios paginados, gerenciamento de RLS e conexões por meio de gateways;
  • Power BI Desktop — aglutina várias fontes de dados. Em seguida, molda essas informações em colunas calculadas e métricas. Após isso, utilizando uma linguagem de computador de alto nível (Python) permite que o usuário crie temas e RLS;
  • ambos — trabalhando em cooperação geram relatórios com alto refino visual, oferecem a possibilidade de aplicação de filtros e indicadores.

Em síntese, as duas ferramentas trabalham em constante comunicação e sinergia para proporcionar às empresas não só tomadas de decisões inteligentes, mas também maior agilidade e performance em todos os processos corporativos. Vale lembrar que cada um possui sua licença individual para maior segurança empresarial, uma vez que o fluxo de dados é alto e todo cuidado é pouco.

Ficou claro para você as diferenças entre o Desktop Power BI e o serviço de Power BI? Caso tenha restado alguma dúvida, deixe seu comentário.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.