As ferramentas de Análise de Dados e Business Intelligence expandiram de maneira extraordinária o potencial de vendas de uma empresa. Diariamente, milhões de tweets, likes no Facebook e fotos no Instagram são compartilhados na internet. Ao unir, estruturar e classificar todas essas informações, a ciência de dados permitiu que companhias conseguissem traçar um perfil melhor de seus consumidores, com dados que até então eram difíceis de obter, como hábitos de leitura e preferências musicais.
Governos e fundações de pesquisa foram as primeiras a utilizarem esse tipo de tecnologia. Orçamentos bilionários, dados de trânsito e sobre setores de economia ficam fáceis de serem analisados. Essas informações são utilizadas para melhorar serviços públicos em todo o mundo, permitindo que prefeitos, governadores e presidentes possam definir políticas estratégicas focando em partes sensíveis da sociedade. Quando publicados, esses dados aumentam a transparência das nossas organizações públicas e melhoram o combate a abusos de poder.
As organizações privadas também passaram a investir em ciência de dados. Diversas aplicações foram criadas para estruturar informações de diversas fontes com rapidez e baixo custo. Assim, dados antes desconexos são cruzados e geram mapas estratégicos que guiam organizações na tomada de decisões importantes.
Encontrando agulhas em palheiros
Todos os dias são geradas na internet enormes quantidades de informações que possuem pouca utilidade se não forem bem estruturadas. Em um mundo com mais aparelhos conectados na internet do que humanos, os rastros deixados por internautas vão além de atividades em páginas de redes sociais. Comentários em notícias, hábitos de compra, fotos e e-mails são apenas algumas das fontes de conteúdo utilizadas por mecanismos de mineração de dados. Quem sabe utilizar a ciência de dados para ir além das estatísticas consegue se destacar no mundo dos negócios, seja criando campanhas de marketing mais focadas no público alvo ou identificando tendências de mercado.
A análise tradicional, feita por meio de perguntas bem formuladas deu lugar a uma ferramentas que lidam com bilhões de gigabytes de dados gerados dinamicamente. A ciência de dados permitiu que a simples análise estatística fosse melhorada com uma profunda exploração, análise e classificação de grandes quantidades de dados. Não só problemas são rastreados com mais eficiência, mas os desafios enfrentados na criação de um novo projeto ganham uma nova abordagem, menos intuitiva e mais precisa.
No momento da venda de um produto, o marketing passa a ser mais direcionado ao público alvo. Quando o departamento de marketing de uma companhia sabe para onde os recursos de publicidade devem ser direcionados, a penetração e o sucesso comercial de um novo produto passam a serem metas muito mais simples de serem conquistadas.
Na era do Big Data, companhias de todos os tamanhos utilizam ferramentas como o Pentaho para terem sucesso em mercados mais competitivos. Emissoras de televisão verificam redes sociais em tempo real para medirem a audiência de um programa e qual personagem faz mais sucesso em uma novela.
Empresas de médio porte conseguem criar facilmente relatórios informando quais impressões sobre os seus produtos são compartilhadas na internet. Equipes de futebol não fogem à regra. Ano passado, durante a Copa do Mundo, diversas seleções utilizaram a ciência de dados para definirem as suas estratégias dentro de campo de acordo com as movimentações dos seus jogadores durante a partida. Grandes companhias de tecnologia identificam quais são as características que um consumidor mais deseja em um produto antes de criarem um novo gadget.
Se você pretende começar a utilizar a análise de dados para melhorar o desempenho da sua empresa, talvez seja a hora de contratar umaempresa especializada. Ainda com dúvidas? Faça a sua pergunta na caixa de comentários!
[…] Mas, o que são esses conceitos e como se relacionam? Como podem ajudar a empresa a traçar caminhos mais sólidos e otimizar a tomada de decisões? […]
[…] Mas, o que são esses conceitos e como se relacionam? Como podem ajudar a empresa a traçar caminhos mais sólidos e otimiza atomada de decisões? […]
[…] principal objetivo é melhorar a tomada de decisões dentro da empresa, complementado a intuição e experiência dos gestores com informações […]
[…] preditiva utiliza as ferramentas de BD para as análises estatísticas que serão úteis para a tomada de decisões na sua empresa. Por meio do aprendizado de máquina, o sistema é capaz de analisar fatos atuais […]
[…] sejam, é importante ter em mente que as soluções e aplicações já existentes facilitam as tomadas de decisão, aumentando as suas chances de sucesso no […]
[…] a questão-chave é a análise estatística de determinados dados, que permite às escolas e/ou universidades preverem quem são os estudantes […]
[…] Independentemente do segmento em que atua, é importante saber que o uso da tecnologia já vem sendo adotado em processos de tomada de decisão. […]
Olá! Gostei do conteúdo do seu site, muita informação boa, vou recomendar.
A inflamação é eliminada e a amortização articular é normalizada; Extrato das folhas de confrei: com alantoína como substância ativa, este componente vai acelerar a recuperação dos tecidos, restaura a circulação sanguínea e fortalece os ossos, cartilagens e tendões; Glucosamina: presente em todos os tecidos e articulações, este composto é essencial para a recuperação das articulações ao mesmo tempo que estimula a produção de ácido hialurônico; Condroitina: mimetiza o componente natural que constitui os tecidos e cartilagem humana extraído de ossos e cartilagens de peixes e outros animais. parazity.info de parasitas Na fase inicial, dois cursos são suficientes, entre os quais uma pausa de 30 dias é feita. Mudanças degenerativas graves podem exigir até 6 cursos por ano. Composição Artrovex não contém componentes nocivos para o corpo, por isso o produto pode ser usado em uma base regular.
Muito oportuna a exposição da pobreza do plano de governo do Alckmin no que se refere à ciência, e muito útil o retrospecto das atitudes tomadas por ele nesse campo. Há um erro de digitação que talvez valha a pena corrigir: no primeiro parágrafo da seção “Dificuldade com a ciência, no lugar de “1916 deveria estar, obviamente, 2016. Cordialmente, Marcos
Acredito é dentre o mais importante informações para mim.
E sou feliz leitura seu artigo. Mas deve Declaração na
alguns básico coisas, o web site estilo é grande, os
artigos é realmente legal: m. apenas para a direita trabalho,
saúde
Magnífico local. Muitos úteis informação aqui. Eu sou enviá-lo para vários amigos ans adicionalmente partilha no delicioso.
E naturalmente, obrigado para seu esforço!
[…] priorizar e localizar com agilidade a informação que seu negócio precisa, é possível tomar decisões ágeis e determinantes. No longo prazo, isso significa crescimento e melhoria em seus processos e […]
[…] conteúdo fornecido serve de base para decisões, previsão de ações por indicadores de tendências de mercado e consumo e análise de […]
[…] possuindo diversas ferramentas que implementam seu conceito, ajudando várias empresas a tomarem decisões corretas e crescerem cada vez mais. O segundo, mais novo, ainda traz dúvidas e confusão sobre o […]
[…] O Business Intelligence permite aliar intuição com informações de qualidade. Ele disponibiliza informações precisas, que geram insights valiosos para os gestores empresariais. Com base nesta precisão, é possível validar hipóteses intuitivas e ter maior grau de sucesso na tomada de decisões. […]