As ferramentas de Business Intelligence – BI (Inteligência de Negócios) tornaram-se grandes aliadas dos gestores de negócios, pois viabilizaram a consolidação de informações valiosas para suporte do processo decisório. Isso o tornou um processo mais consistente, por passar a se basear em fatos e não somente em intuição.

Quando o assunto é BI, o Pentaho é um dos softwares mais requisitados do mercado, por ser bastante robusto, versátil e funcionar em multiplataforma. Mas o que muitas pessoas desconhecem é que o Pentaho está disponível em duas versões – Enterprise e Community. Destacaremos aqui as principais diferenças entre essas duas versões, ambas de altíssima qualidade.

Diferenças comerciais

O Pentaho Community é um software livre, com código aberto (open source), criado pela Pentaho para ser distribuído gratuitamente no mercado. Suas atualizações são desenvolvidas e testadas, gratuitamente, por uma comunidade de profissionais de diversas especialidades da tecnologia da informação (TI) e seus usuários, que geram contribuições de grande valor e disponibilizam documentação e tutoriais muito bem elaborados.

Para adquiri-lo, a empresa investe somente na instalação, na customização, no treinamento e no suporte dos usuários, já que o software e as licenças de uso são inteiramente gratuitos. Recomenda-se a contratação de uma consultoria técnica especializada para realização da implantação dessa ferramenta.

O Pentaho Enterprise é um software proprietário, desenvolvido pela Pentaho e comercializado mediante assinatura anual, que garante acesso a funcionalidades avançadas, atualização de versões, SLA (Service Level Agreement – Acordo de Nível de Serviço) para suporte técnico e apoio consultivo e portal de conhecimento com documentação avançada.

Para adquiri-lo, é preciso investir na compra do software e das licenças de uso, na instalação, na customização, no treinamento e no suporte dos usuários.

Similaridades e diferenças técnicas do Pentaho Community e do Pentaho Enterprise

O Pentaho Community tem as mesmas funcionalidades do Pentaho Enterprise – funcionamento multiplataforma, integração com diversas bases de dados, geração de consultas e relatórios, data mining (mineração de dados) e criação de painéis de controle. Tudo isso com alto nível de qualidade, segurança e estabilidade – diferindo nas tecnologias e nas linguagens de programação suportadas.

Por exemplo, para fazer painéis de controle (dashboard) no Pentaho Community, existe o recurso dashboard framework, que permite utilizar as linguagens HTML, CSS e JavaScript. Para as consultas on-line, utiliza um servidor OLAP (Online Analytic Process – Processo Analítico On-line) com a tecnologia Jpivot.

Já a versão Pentaho Enterprise tem uma interface web, designada dashboard designer, que permite criar scorecards e painéis de controle Ad hoc, baseados em metadata ou em SQL Query. Nas consultas on-line, utiliza um servidor OLAP com a tecnologia Analyzer.

Qual deles utilizar?

As ferramentas de BI trazem consigo uma mudança de cultura no acompanhamento de indicadores de desempenho empresariais, o que requer um certo tempo (de médio a longo prazo) para customizações, treinamentos de usuários e consolidação dos resultados. Enquanto essa nova cultura se incorpora aos hábitos corriqueiros da empresa, vale a pena optar pela implantação da versão Community do Pentaho, que tem excelente custo-benefício e oferece uma gama de funcionalidades de alto nível, equiparadas às do Pentaho Enterprise.

Tem mais alguma dúvida sobre as versões disponíveis do Pentaho? Deixe seu comentário!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.